Cerca de 2 mil alunos compareceram na tarde deste sábado (27) no Centro de Exposições Albano Franco, no Carandá Bosque, região leste de Campo Grande, para realizarem gratuitamente o 'Aulão de Véspera do Enem', que visa preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece nos dias 4 e 11 de novembro.
Além de dicas e ensinamentos sobre o exame, foram exibidos aos alunos as vagas de estágio disponíveis para estudantes do Ensino Médio, além de poder se cadastrar no banco de dados, o que significa que, quando surge uma vaga no mercado de trabalho que se encaixa com o perfil do cadastro, é enviada uma mensagem para que o aluno possa manifestar o interesse na oportunidade e ser encaminhado para uma entrevista. O superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, conversou com os alunos que passaram pelo stand e falou sobre carreira, competências e habilidades que as empresas esperam do profissional.
“O IEL existe para fazer esta ponte entre as oportunidades de emprego e os estudantes que buscam, por meio do estágio, uma primeira oportunidade no mercado de trabalho. Se por um lado auxiliamos as empresas a selecionar estudantes com perfis inovadores e que ofereçam competências específicas, por outro aproximamos estes jovens alunos da chance de iniciar uma carreira profissional”, destacou.
O Senai despertou a atenção dos estudantes com o sorteio de seis cursos de piloto de drone e diversos brindes, além de apresentar o portfólio de cursos técnicos de nível médio e superior (graduação e pós-graduação), além dos simuladores da área de mecânica. “O Senai pode ajudar na orientação sobre o futuro profissional, tanto para aqueles que já decidiram qual profissão seguir e querem aperfeiçoar o conhecimento, quanto para o jovem que ainda não escolheu um caminho e pode ingressar em um curso técnico ou na nossa faculdade”, disse o diretor-regional Rodolpho Mangialardo.
Para os alunos que conheceram o IEL e o Senai durante o “aulão”, a expectativa é de que venham novas oportunidades. “Gosto muito de fotografia e achei fantástico descobrir que o Senai oferece um curso de piloto de drone porque é uma tecnologia que oferece muitos recursos e possibilidades para captação de imagens. Vou buscar fazer o curso e pesquisar mais sobre a questão das profissões que são consideradas o ‘futuro’ e usam o drone como ferramenta”, disse a estudante Yasmin Hadid, de 15 anos.
A estudante Mariana da Silva Batista, 18 anos, visitou o stand do IEL visando oportunidades de estágio. “Vou concluir o Ensino Médio esse ano e espero passar no Enem para cursar Psicologia. Já estou pensando nas chances que um estágio pode me trazer, porque abre muitas portas”, disse ela, que se cadastrou no banco de estágios do Instituto.
O estudante Marlos Guimarães, 19, gosta da área de mecânica e, depois de conhecer um dos simuladores de motores no stand do Senai, passou a considerar fazer um curso técnico. “Vou fazer o Enem buscando um curso de mecatrônica e foi bom ter conhecido o Senai porque tem muitas opções de cursos nesta área”, destacou.


