O estudante de 15 anos detido nesta quinta-feira (18) por promover um ataque na Escola Municipal Bernardo Franco Baís, onde estudou até o ano passado, em Campo Grande, foi objetivo de uma ata disciplinar da Rede Estadual de Ensino, onde está matriculado atualmente.
É que o garoto foi flagrado no mês de março desenhando suásticas na carteira, fato que chamou a atenção de professores, que posteriormente solicitaram acompanhamento psicológico ao rapaz.
Nesta quinta-feira (18), o estudante de 15 anos feriu com uma facada na lombar a mãe de um estudante da Escola Municipal Bernardo Franco Baís, por volta das 13h, quando se iniciava o turno da tarde. O ataque só não foi pior, porque ele foi contido por um dos educadores do local, e depois detido por guardas municipais e policiais militares.
Ele teria planejado um ataque, acreditam os policiais e educadores, devidos às evidências do local do crime. Pudera: quando foi apreendido, ele portava quatro facas (inclusive a que usou para ferir a mãe do aluno) e uma marreta.
O grande problema, conforme apurou o Correio do Estado com uma fonte que teve acesso aos procedimentos disciplinares do rapaz, é que a família dele não levou a sério as orientações da Secretaria de Estado de Educação (SED), de encaminhá-lo para atendimento psicológico.
“Talvez, se de lá para cá ele tivesse o atendimento recomendado, não teria cometido os ataques”, disse o interlocutor, que terá seu nome mantido em sigilo.
Também há a informação, que partiu de uma professora que também pede aninimato, de que ele já foi flagado com uma faca em uma outra ocasião.
“Esse menino foi meu aluno no ano passado, no 9º ano. Sempre teve conduta agressiva. Teve episódio de briga (agressão física) em sala de aula e também na minha aula, chamei a orientação escolar porque ele estava com uma faca na mochila (foi encaminhado para a direção da escola e chamamos a polícia e a mãe e o padrasto também)”.
A pessoa que fez o relato acima em uma rede social também garante que o caso foi registrado em ata da escola e que esse documento teve assinatura dela e de outras pessoas.
Mesmo assim, o secretário de educação, Lucas Bitencourt, negou ontem e reafirmou na manhã desta sexta-feira que houvesse algum registro de anormalidade sobre o comportamento do ex-aluno na escola.
“Nas atas levantadas não tem nada. O que estamos fazendo agora é a inteligência da Guarda Municipal levantando esse histórico”.
O estudante que atacou a mãe de aluno, e - ao que as testemunhas indicam - pretendia atacar outros ex-colegas na Escola Bernardo Franco Baís, está detido na Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (Deaij), instituição dedicada às ocorrências envolvendo menores infratores.
Símbolo nazista
A suástica é um dos símbolos do Partido Nacional Socialista (Nazi, na sigla em alemão), cuja principal liderança foi o ditador Adolf Hitler. Foi sob o governo de Hitler e do regime nazista que a Alemanha envolveu-se na 2ª Guerra Mundial, um dos conflitos mais sangrentos da história da humanidade.
Dentre os crimes contra a humanidade cometidos pelo regime nazista comandado por Hitler, cuja suástica era o maior símbolo, o episódio mais trágico foi o holocausto, massacre que resultou em aproximadamente 7 milhões de mortos, conforme o Museu Norte-Americano do Holocausto.