Cidades

Campo Grande

Criminosos são detidos após espancamento brutal de idosos durante assalto

O assalto ocorreu em junho deste ano em Campo Grande, quando um casal de idosos foi espancado com extrema violência. Dos três assaltantes, dois foram presos e um deles morreu durante uma captura.

Continue lendo...

A Delegacia Especializada em Repressão a Roubos e Furtos (DERF) apresentou nesta semana um complexo caso de latrocínio com tentativa de homicídio contra um casal de idosos. Eles foram espancados com extrema violência após terem dinheiro e seu veículo roubado em junho deste ano, no bairro Iracy Coelho, em Campo Grande. Durante a ação policial, dois criminosos envolvidos foram presos, enquanto um terceiro morreu durante uma perseguição.

Um dos idosos, de 72 anos, foi atingido por um tiro na cabeça e no tórax enquanto tentava proteger a esposa, precisando ficar internado por mais de um mês na Santa Casa de Campo Grande.

Segundo as investigações, os três criminosos que participaram do assalto receberam informações de que havia dinheiro e carros de alto valor no imóvel.

Durante a ação, um dos criminosos atirou no rosto e no tórax do idoso de 72 anos, após a vítima tentar reagir ao assalto para proteger a esposa. O idoso ficou gravemente ferido, passando sete dias internado e necessitando de mais de um mês de tratamento na Santa Casa de Campo Grande.

As investigações conduzidas pelos policiais da DERF revelaram que o crime foi meticulosamente planejado por um dos criminosos. A residência de um dos assaltantes foi utilizada para armazenar as armas, o veículo e os entorpecentes.

Ainda segundo a Polícia Civil, uma mulher de 25 anos participou diretamente do crime e é suspeita de envolvimento em diversos delitos relacionados a uma facção criminosa.

Os homens envolvidos no crime, com idades de 22, 26 e 27 anos, que invadiram uma residência e agiram com extrema violência contra os idosos, foram presos por sua participação. Além de espancarem os idosos com cetetes, os crimes levaram dinheiro das vítimas.


Prisões 

Divulgação/ Polícia Civil

De acordo com as investigações da Polícia Civil, o homem de 26 anos foi preso em junho deste ano em Ribas do Rio Pardo. Um jovem de 26 anos foi detida dias depois por envolvimento no tráfico de drogas, mas foi liberado em audiência de custódia. Outro envolvido, de 27 anos, apresentou-se à polícia em julho deste ano com seu advogado e foi indiciado, mas acabou sendo liberado em seguida. O rapaz de 22 anos permanece foragido.

Diante das provas da investigação, o Poder Judiciário emitiu o pedido de prisão dos envolvidos no crime. Em novas diligências realizadas no dia 27 de setembro, a polícia conseguiu prender um jovem de 26 anos em um condomínio no bairro da Tijuca. O outro envolvido, de 27 anos, foi detido em sua residência no Parque Lageado. O homem de 26 anos foi preso no dia 30 de setembro e também cumpre pena no presídio de segurança máxima de Campo Grande.

Desfecho das investigações 

Conforme o estágio desta complexa investigação, o último membro, um criminoso de 22 anos, foi encontrado na cidade de Aparecida do Taboado, onde foi escondia da Justiça de São Paulo devido a um mandado de prisão por crimes de roubo qualificados.

Durante uma captura, os criminosos tentaram reagir de forma violenta, jogando uma motocicleta contra os policiais e oferecendo resistência armada. Os policiais civis reagiram e dispararam contra ele. O crime foi socorrido e direcionado ao hospital, mas acabou falecendo na unidade de saúde.
  
O jovem tinha uma extensa história criminosa, com passagens por tráfico de drogas e envolvimento em ações criminosas ordenadas dentro das cadeias. Além de cometer crimes em São Paulo e Três Lagoas, ele já havia realizado dois roubos em Campo Grande, sendo o último, que culminou na tentativa de latrocínio, o mais grave.

 

Assine o Correio do Estado

 

Treinamento

Assomassul capacita servidores públicos para atuarem na administração municipal

A primeira aula é sobre compras e licitações e segue até as 17h de hoje; Demais aulas seguem até o dia 11 de abril

08/04/2025 15h09

Assomasul

Assomasul

Continue Lendo...

Acontece hoje (8), realizado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomassul), a Mentoria Assomassul, um programa de capacitação gratuito voltado aos servidores públicos da cidade. O evento teve início às 7h, com credenciamento e a abertura às 8h, seguido da primeira aula presencial, no auditório da entidade e segue até às 17h.

Segundo a assessoria, a mentoria busca fortalecer a atuação técnica das equipes municipais em três eixos temáticos fundamentais da gestão pública:

  • Finanças e Contabilidade;
  • Compras e Licitação; e
  • Recursos Humanos.

O programa tem como objetivo promover mais eficiência em procedimentos administrativos, a segurança nas decisões e alinhamento com as exigências legais e de controle externo. No programa, também é oferecido treinamento prático no novo sistema do TCE-MS, o e-Sfinge. 

Compras e Licitação - Aula 1

Logo após a abertura oficial, os participantes iniciaram as atividades do primeiro tema: Compras e Licitação, conduzida pelas especialistas Renata Rios e Luciana Palhano. A aula pretende preparar os técnicos para realizar processos licitatórios de forma ágil e eficiente, atendendo demandas administrativas da cidade e aprendendo a solucionar questões práticas diárias. 

Os temas do conteúdo são: 

I – Instrumentos de Planejamento (Lei nº 14.133/2021):

  • DFD – Documento de Formalização de Demanda
  • ETP – Estudo Técnico Preliminar
  • TR – Termo de Referência
  • PCA – Plano de Contratação Anual


II – Pesquisa de Preços

III – Regulamentação, Formalização e Análise Crítica

IV – Contratação Direta

  • Processo de contratação direta
  • Inexigibilidade de licitação
  • Dispensa de licitação

V – Modalidades de Licitação

  • O pregão e a concorrência – formalização dos processos
  • Pregão – fases e formas
  • Concorrência

VI – Procedimentos Auxiliares

  • Sistema de Registro de Preços
  • Credenciamento

VII – Contratos Administrativos

  • Gestão e fiscalização contratual

VIII – Treinamento no sistema e-Sfinge, com foco no módulo de Atos Jurídicos

Além das aulas de hoje (8), o cronograma segue com atividades presenciais até o dia 11 de abril. Os próximos encontros serão nos meses de maio e junho, além do atendimento técnic online garantido aos participando por 90 dias, também organizado por eixo temático, com consultorias especializadas, modelos de documentos e respostas a consultas técnicas. 

Sistema e-Sfinge

Todos os eixos temáticos contarão com treinamento no sistema e-Sfinge, lançado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) e terá foco nos seguintes módulos:

  • Planejamento
  • Atos jurídicos
  • Execução Orçamentária
  • Registros Contábeis
  • Gestão Fiscal
     

Acidente

Mecânico que matou 4 da mesma família em acidente na BR 060 tem prisão preventiva decretada

A decisão foi assinada nesta terça-feira (8) após constar o uso de bebidas e entorpecentes pelo motorista.

08/04/2025 14h31

David Lopes Queiroz continua internado sob escolta policial

David Lopes Queiroz continua internado sob escolta policial Reprodução

Continue Lendo...

Foi decretada nesta terça-feira (8) a prisão preventiva do mecânico David Lopes Queiroz envolvido no acidente fatal na BR-060, entre Sidrolândia e Campo Grande, que resultou na morte de 4 pessoas no último domingo (6). 

A decisão se deu após verificar-se especialmente pelo estado do motorista em flagrante, tendo indícios de que o mecânico dirigia sob efeito de álcool e, possivelmente, sob influência de cocaína. 

“Tal circunstância, embora ainda dependa de apuração mais aprofundada no decorrer da instrução criminal, soma-se à gravidade concreta do fato, notadamente pelas consequências da conduta, que teria resultado em duas ou mais vítimas fatais, conforme consta nos autos. Diante disso, entendo necessária e adequada a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva a, com fundamento no art. 312 do Código de Processo Penal, para garantia da ordem pública e da aplicação da lei penal”, diz o documento assinado pelo juiz Francisco Vieira de Andrade Neto. 

David já havia tido sua prisão preventiva pedida pela Polícia Civil ao dar entrada no hospital com nome falso e apresentando sinais de embriaguez como “hálito etílico e fala arrastada com palavras com baixo calão, não colaborativo e com períodos de sonolência”, conforme consta na ocorrência registrada pela polícia. David permanece internado e com escolta policial e, após a alta médica, será encaminhado para a AGEPEN. 

Segundo a ocorrência, policiais se dirigiram até o endereço do mecânico e conversaram com o irmão de David, Diego Lopes, que confirmou que ele havia feito uso de cocaína. 

As vítimas do acidente foram Drielle Leite Lopes e seus três filhos: Helena de Leite Saraiva, de 10 anos, João Lúcio Leite Saraiva, de 2 anos, e José Augusto Saraiva, de apenas 3 meses. O filho mais velho de 12 anos, Otavio, que continua internado na Santa Casa de Campo Grande e o pai, Oldiney Centurion Saraiva foram socorridos com vida. 
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).