Cidades

PONTO TURÍSTICO

Bioparque Pantanal funciona em horário especial na Semana Santa; confira

Visita é gratuita e interessados devem realizar agendamento pelo site

Continue lendo...

Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, funcionará em horário especial neste feriadão de Semana Santa.

Na quinta-feira Santa (17), sexta-feira Santa (18) e sábado de Aleluia (19), o complexo estará aberto ao público das 8h30 às 14h30, sendo que a última entrada para visitação é até 13h30. No domingo (20) e segunda-feira (21), o local estará fechado.

A visita é gratuita. Interessados devem realizar o agendamento da visita neste site. Crianças menores de dois anos não precisam realizar agendamento. Vagas prioritárias e preferenciais também são disponibilizadas.

Em dias normais, o local abre de terça-feira a sábado das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min. Domingos e segundas são fechados para manutenção interna. Aos feriados, abre das 8h30min às 14h30min.

BIOPARQUE PANTANAL

O Bioparque Pantanal está localizado nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

É, atualmente, o maior aquário de água doce do mundo; maior aquário público do Brasil; maior laboratório de pesquisa da ictiofauna neotropical do mundo e o único aquário do Brasil com controle de acessos e gerenciamento de sistemas automatizado.

Recentemente, completou três anos de inauguração

O complexo tem 19 mil m² de área construída, cinco milhões de litros de água, 42 mil animais, 458 espécies e 239 tanques. As despesas do Bioparque somam R$ 1,2 milhão mensais.

O local começou a ser construído em maio de 2011, na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB) e foi inaugurado em 28 de março de 2022, no mandato do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Foram 11 anos, 13 licitações e três mandatos de governo até conclusão da obra. O valor total investido foi de R$ 230 milhões, de acordo com Azambuja.

O aquário, além de ser um atrativo turístico, também é um complexo de pesquisa, ciência, conhecimento e estudos.

O governo de Mato Grosso do Sul é quem administra o Bioparque atualmente.

Cidades

Onça que matou caseiro está com saúde comprometida, diz boletim

O animal apresenta desidratação, problemas renais, gastrointestinais e aguarda por resultados de exames

25/04/2025 12h00

Onça que matou caseiro está com saúde comprometida, diz boletim

Onça que matou caseiro está com saúde comprometida, diz boletim Sejusp

Continue Lendo...

Onça que matou caseiro e foi capturada na última quinta-feira (24), está em atendimento veterinário no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) e segue debilitada, precisando de cuidados em razão da situação na qual foi encontrada.

De acordo com o boletim, a onça apresenta desidratação, alterações hepáticas, renais e gastrointestinais. Para concluir o diagnóstico do estado de saúde, os veterinários aguardam laudos e resultados de exames complementares – de raio-x, ultrassom e hemograma.

O animal é uma onça macho de aproximadamente 9 anos e com 94 quilos - valor significativamente abaixo do peso. O felino, após retornar da anestesia, está consciente, e não apresentou novos problemas de saúde como vômito e regurgitação – na primeira noite no CRAS, de modo geral apresenta comportamento dentro da normalidade. 

A onça está em um recinto com grades, e seguro para receber o animal e para o adequado manejo realizado pelos veterinários.

A equipe da PMA realizou a captura do felino com o uso de armadilhas, montadas na mesma área onde o animal esteve na noite de terça-feira (23), quando invadiu o local onde Jorginho trabalhava, para ter maior certeza. 

Ceva foi motivo de ataque

Em entrevista coletiva realizada no dia 23, o secretário adjunto da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Educação), Arthur Falcette confirmou que o caseiro Jorge Ávalo, o Jorginho, de 60 anos, alimentava a onça pintada que o matou em Aquidauana.

O ataque fatal de onça pintada ao caseiro ocorreu no fim de semana, entre os dias 20 e 21 de abril. O corpo do caseiro foi encontrado, com sinais de esquartejamento pelo animal, na terça-feira, 22. 

O que é ceva?

A prática da ceva de animais é uma técnica utilizada principalmente por pesquisadores e fotógrafos da vida selvagem com o objetivo de atrair animais para observação, monitoramento, registro ou estudo científico. A palavra "ceva" vem do meio rural e significa basicamente "isca" ou "alimentação oferecida" com a intenção de atrair determinados bichos a um local específico.

Na prática, a ceva consiste em deixar alimentos ou substâncias atrativas em um determinado ponto da mata ou do cerrado, por exemplo. O objetivo é induzir o animal a visitar aquele local com certa frequência. Essa técnica pode ser feita com carnes, frutas ou até perfumes e odores que imitam feromônios naturais.

Ceva de onças-pintadas

No caso das onças-pintadas, a ceva geralmente é feita com pedaços de carne ou carcaças de animais mortos (como bois, porcos ou outros animais de médio porte). A prática é utilizada especialmente em projetos de pesquisa e documentação fotográfica.

Nos últimos anos, alguns pesqueiros no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul passaram a fazer uso da ceva para atrair turistas. A prática da ceva é condenada por ambientalistas.

Assine o Correio do Estado
 

Cidades

Em duas ocorrências, PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína em MS

Em um dos casos, droga estava identificada com os dizeres "Fifa", enquanto outra apreensão tinha etiquetas variadas

25/04/2025 11h30

Em Maracaju, foram apreendidos 360 quilos de cocaína

Em Maracaju, foram apreendidos 360 quilos de cocaína Foto: Divulgação / PRF

Continue Lendo...

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou duas apreensões e cocaína nessa quinta-feira, em Mato Grosso do Sul, que totalizaram mais de meia tonelada da droga.

O primeiro caso foi no período da manhã, em Maracaju, onde foram apreendidos 360 quilos da droga. Os policiais faziam fiscalização de rotina, quando suspeitaram de um caminhão que entrou em um posto de gasolina e saiu rapidamente a presença da PRF.

Buscas foram feitas e o veículo foi localizado no perímetro urbano do município.

O motorista foi abordado e, questionado, disse que deixou o veículo com um desconhecido em Ponta Porã e depois pegou de volta para seguir viagem, mas que não transportava nada.

Diante das suspeitas, os policiais realizaram uma busca minuciosa e encontraram um compartimento oculto no reboque. Foi solicitado apoio do Corpo de Bombeiros para abrir o compartimento, onde foram encontrados vários tabletes de cocaína.

O motorista não deu informações sobre o destino da droga e foi preso e encaminhado, junto com a cocaína, para a Polícia Federal em Dourados.

Outro caso

A segunda apreensão foi no período da noite, com a retenção de 109 quilos de cocaína na BR-262, em Miranda.

Durante fiscalização na rodovia, os policiais deram ordem de parada a um Gol, mas o condutor não obedeceu e iniciou fuga.

Foi realizado o acompanhamento tático até que o motorista abandonou o veículo e fugiu a pé, não sendo localizado. 

Dentro do carro, havia vários tabletes de cocaína, que estavam etiquetadas com a marca "Fifa". Droga e o veículo foram encaminhados à Polícia Civil em Miranda.

 

Em Maracaju, foram apreendidos 360 quilos de cocaína Droga estava etiquetada com os dizeres "Fifa"

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).