Cidades

cenário crítico

Bonito vai decretar situação de emergência por causa das chuvas

As fortes chuvas registradas no município e na região nos últimos dias prejudicam a produção agropecuária e o setor turístico na bacia do Rio Miranda, que já conta com cancelamentos de passeios

Continue lendo...

Enchentes nos rios Miranda e Formoso causadas pelas chuvas que atingiram o município de Bonito na sexta-feira resultaram em diversos estragos na cidade, que deve decretar situação de emergência nesta semana. 

Segundo o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB), a cidade registrou entre 150 mm e 180 mm de chuva em pouco mais de seis horas na sexta-feira, e os danos causados pela chuva prejudicam o transporte de estudantes, o turismo e a colheita da produção agrícola. 

“A situação em Bonito é crítica, para nós o grande problema agora são as estradas. Estamos em período de colheita e, quando o tempo secar, os produtores vão começar a colher todos juntos e teremos uma demanda imensa de caminhões nas estradas, isso sem falar no transporte escolar, que na sexta-feira já não rodou e agora vamos ver o que fazer para começar a semana”, detalhou o prefeito ao Correio do Estado.

“Estou tratando este assunto com cautela, preciso ver como ficarão os estragos depois que o nível do rio baixar. Além de Bonito, acredito que mais oito municípios da região também devem decretar situação de emergência”, complementou Rodrigues.

Ainda sem detalhes do total de perdas financeiras no turismo da cidade por conta dos alagamentos em Bonito, o prefeito afirmou que o setor foi um dos mais prejudicados.

“Depois das enchentes, vários passeios programados para acontecer na cidade foram cancelados por conta da cheia nos rios Formoso, do Peixe e Mimoso. Algumas reservas foram prorrogadas no setor do turismo”, declarou.

Com relação aos danos materiais, Josmail relatou que deques e passarelas de passeios dos balneários e de pousadas em Bonito foram danificados com a força das enchentes.

O governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), propôs para a prefeitura de Bonito um financiamento para o turismo. Entre as restaurações aos danos causados pela chuva está a reconstrução de deques.

ALAGAMENTOS

Há uma preocupação por parte da prefeitura de Bonito com relação a possíveis desabamentos de pontes que interligam estradas acima dos rios que passam pelo município.

“Temos cerca de 50 pontes em Bonito, nenhuma chegou a cair aqui, tivemos danos apenas nas cabeceiras das pontes. Mas a água da enchente está descendo pelo Rio Miranda e deve chegar até os afluentes de outros rios, colocando em risco a queda de pontes”, informou Josmail.

Os alagamentos pela cidade, causados pelos rios transbordados, deixaram famílias desabrigadas na região. Funcionários da prefeitura estão operando máquinas de patrola no Distrito Águas do Rio Miranda, onde pelo menos 10 famílias estão desabrigadas por conta do temporal.

A Defesa Civil de Bonito chegou a emitir alerta sobre as chuvas torrenciais, que causaram pontos de alagamento pela cidade, principalmente em ruas próximas aos córregos urbanos. 

Conforme informação da Defesa Civil, os pontos de alagamento foram registrados na MS-382, sentido Guia Lopes-Bonito, passando pela ponte do Rio Miranda.

A orientação feita pela Defesa Civil de Bonito para os moradores da cidade é se proteger da enxurrada e não atravessar pontes e áreas de enxurrada pesada.

SITUAÇÃO EMERGENCIAL

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), junto com os secretários Eduardo Rocha, da Casa Civil, Hélio Peluffo Filho, de Infraestrutura e Logística (Selog), e Jaime Verruck, do Meio Ambiente Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, sobrevoaram ontem as regiões de Bonito afetadas pelas chuvas.

Nas redes sociais, o governador informou que está acompanhando toda a situação das chuvas e de seus estragos nas regiões sudoeste e sul do Estado.

Eduardo Riedel se reuniu na cidade com oito prefeitos de municípios próximos (Miranda, Porto Murtinho, Bela Vista, Bodoquena, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Jardim e Bonito) que também tiveram problemas causados pelas chuvas.

A prioridade apresentada pelo grupo é a manutenção das estradas, levando em consideração o período de escoamento da safra e o retorno das aulas, bem como apoio aos desabrigados.

O governo se comprometeu a ajudar os municípios com a reconstrução de estradas afetadas pelas chuvas.

“O Estado estará presente ajudando prontamente na recuperação das estradas estaduais e municipais, com insumos e com equipamentos”, declarou o governador Eduardo Riedel.

Um dos assuntos abordados pelo governador na reunião com os prefeitos foi a prestação de ajuda às famílias desabrigadas em decorrência das enchentes. “Vamos dar apoio social com cestas, colchões, roupas, o que precisarem. Estaremos atentos apoiando as prefeituras nesse sentido”, disse Eduardo Riedel.

O prefeito de Bela Vista, Reinaldo Piti, afirmou durante a reunião com o governo do Estado que a preocupação maior no município tem sido com as famílias desabrigadas. 

“Em Bela Vista, o nível do Rio Apa está ameaçando um bairro inteiro. Por enquanto estamos conseguindo abrigar algumas famílias, mas precisamos de apoio com alimentação, colchões e, se for o caso, retirada dos moradores das áreas de risco”, disse Piti.

Já o prefeito de Miranda, Fábio Florença, enfatizou sua preocupação com a água que ainda descerá dos municípios, chegando à cidade.

“Já realocamos algumas famílias para abrigos e estamos monitorando a situação de outras. Todo apoio do Estado neste momento será essencial, principalmente com alimentação e também combustível para os maquinários, para que possamos começar alguns reparos”. 

Florença informou à reportagem que, em Miranda, em torno de 130 famílias serão realocadas para o parque de exposições da cidade.

Assine o Correio do Estado

Educação e ensino

UFGD divulga gabarito preliminar do vestibular 2026; confira

Convocação para as matrículas da primeira chamada está prevista para 14 de janeiro de 2026

17/12/2025 18h18

Divulgação/ UFGD

Continue Lendo...

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) divulgou nesta quarta-feira (17) o resultado preliminar do Vestibular 2026, etapa do processo seletivo aguardada pelos mais de 6,8 mil candidatos que realizaram a prova em 19 de outubro. O resultado final do vestibular e a convocação para as matrículas da primeira chamada estão previstos para 14 de janeiro próximo. 

O cronograma previsto também inclui o período para recursos, que poderá ser acessado nos dias 18 e 19 de dezembro. O Boletim de Desempenho Individual, com a pontuação da redação e o total de acertos, ficará liberado ao candidato durante todo o processo.

No último dia 12 de novembro, o Centro de Seleção divulgou o gabarito definitivo e as respostas aos recursos sobre o gabarito preliminar.

As matrículas serão realizadas pela Pró-reitoria de ensino e graduação (Prograd), com editais e cronogramas próprios, seguindo a ordem de desempenho e o número de vagas disponíveis em ampla concorrência e cotas sociais.

Inicialmente, serão chamados os candidatos que escolheram o curso como 1ª opção, e aqueles que selecionaram como 2ª opção serão convocados apenas se restarem vagas. A lista de documentos pode ser consultada em edital.  

O Vestibular 2026 oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais e gratuitos, com provas aplicadas nas cidades de Amambai, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

Confira a lista preliminar da 1ª opção de curso aqui!

Confira a lista preliminar da 2ª opção de curso aqui!

Assine o Correio do Estado

Cidades

Tribunal de Justiça aprova projeto com 300 cargos para assessores de confiança

Aprovado na LOA para 2026, TJMS terá orçamento avaliado em mais de R$ 1,4 bilhão, o que equivale a um aumento de 7,3% em relação ao valor atual

17/12/2025 17h30

Fachada do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul

Fachada do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul Foto: Divulgação / TJMS

Continue Lendo...

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul aprovou, nesta quarta-feira (17), projeto que cria novos cargos em comissão de assessoria. De acordo com o órgão público, a medida busca enfrentar o aumento da demanda processual, reduzir atrasos e garantir melhores condições de trabalho às unidades judiciais, especialmente aquelas com maior acúmulo de processos.

Ao todo, o projeto prevê a criação de 300 cargos para assessores comissionados, sendo 50 vagas para assessor de desembargador e 250 para assessoria vinculados a juizes de primeiro grau, divididos em 150 para a entrância especial, 75 para a segunda entrância e 25 para a primeira entrância, além de cargos de assessoramento jurídico-administrativo. 

Durante a discussão na sessão administrativa do Órgão Especial, foi destacado que o Judiciário estadual enfrenta dificuldades decorrentes da vacância de cargos e da elevada carga de trabalho em determinadas varas. Como alternativa, a administração propôs a ampliação do número de assessores, priorizando juízos mais sobrecarregados, de forma gradual e conforme a disponibilidade orçamentária.

A iniciativa da presidência do TJMS, sob o comando do desembargador Dorival Renato Pavan, será submetida à apreciação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, após os trâmites necessários, poderá ser implementada conforme as possibilidades financeiras do Tribunal.

Aumento na gastança

Em meio ao cenário de corte de gastos por conta da queda na arrecadação de tributos, o Governo do Estado publicou, na terça-feira (16), no Diário Oficial, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que prevê aumento de gastos nos Poderes.

Enquanto os orçamentos dos respectivos setores aumentaram em 7,9%, a estimativa de crescimento geral de receitas do Executivo, responsável pelos repasses a estes órgãos públicos, teve acréscimo de apenas 2,9%. 

O Tribunal de Justiça, que terá mais 300 salários de assessores para pagar caso seja implementado o projeto, simplesmente acrescentou R$ 100 milhões ao orçamento de 2026, passando dos atuais R$ 1.364.912.200,00 para R$ 1.464.780.100,00, o que equivale a um acréscimo de 7,3%.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).