Campo Grande deve ganhar um novo viaduto no acesso à cidade pela BR-163, próximo à Uniderp Agrárias, em uma das entradas do Bairro Jardim Veraneio.
A intervenção é resultado de uma ação mitigadora, em razão de um novo empreendimento na Capital, e deve contribuir para facilitar o acesso à região da Chácara dos Poderes.
Conforme o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Rudi Fiorese, a intervenção viária trará alívio aos condutores que trafegam diariamente no local, além de facilitar o acesso para os moradores e estudantes da região.
“Uma construtora [Plaenge] está realizando um empreendimento na região e tem interesse em construir um novo viaduto para a Capital. A região da intervenção tem crescido bastante e conta com diversos moradores e estudantes, com isso, todos serão beneficiados com essa obra”, apontou o titular da Sisep.
Como exemplo, o estudante de Medicina Veterinária Jonathan Mendonça, 25 anos, frequenta o local para chegar à universidade, contudo, em virtude do fluxo intenso do trânsito na região, sempre procura outros meios para evitar congestionamento.
“Dependendo do horário, é impossível transitar na região, por ser bem próximo à BR, no local passam carros, carretas em alta velocidade, fiquei empolgado com o novo viaduto, ele vem para facilitar o fluxo de trânsito, todos saem ganhando", relatou.
"Sempre busco rotas alternativas para ir trabalhar e chegar até a faculdade, tomara que com essa obra melhore o fluxo de circulação para os moradores”, completou.
Conforme o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Luís Eduardo Costa, o projeto está sendo avaliado pela Prefeitura de Campo Grande.
“O processo está sendo avaliado, são diversas etapas e estudos realizados para a implementação dessa intervenção na cidade”, destacou.
Fiorese pontuou que o projeto está em discussão final e deve ser aprovado em agosto.
Segundo informações da empresa responsável pelo empreendimento, desde que o projeto foi lançado, a proposta já contava com a construção de um novo viaduto para facilitar o acesso dos moradores da região.
Conforme apurado pelo Correio do Estado, além da construção do novo viaduto, obras de pavimentação e drenagem foram realizadas na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo e na Avenida Cruz de Lorena, sendo vias de acesso à Universidade Uniderp Agrárias.
Também foi implantado 1,7 km de ciclovia na região, entre as ações que facilitarão o acesso ao empreendimento e melhorarão o fluxo de circulação dos moradores da região.
Últimas notícias
IMPACTOS
As intervenções realizadas são resultados de medidas mitigadoras, ou seja, ações que visam à redução ou à eliminação dos impactos causados pela implantação, operação, manutenção ou até mesmo pela desativação de determinado empreendimento.
Para o arquiteto e urbanista Bruno Almeida, a medida é resultante dos estudos e avaliações ambientais da área e do grau de interferência que tal ação terá sobre a região.
“A medida mitigadora é essencial para o bom funcionamento do espaço, tendo como objetivo diminuir os prejuízos ao meio natural. Esse tipo de ação procura anteceder o impacto negativo que a obra possa causar no local", explicou.
"Quando se tem algum empreendimento que interfere no fluxo e no bom funcionamento da sociedade, é necessário encaminhar projetos para minimizar os impactos, ou até mesmo, se for positivo, otimizar e maximizar a ação” completou.
Uma ação semelhante ocorreu em Campo Grande, na BR-163, quando foi implantado um viaduto de acesso à Rua Marquês de Pombal, no Bairro Tiradentes, próximo ao condomínio residencial Damha.
EMPREENDIMENTO
Conforme a empresa responsável pelo empreendimento, o Riviera Home Club será um condomínio horizontal.
A previsão de entrega é janeiro de 2023. Ao todo, serão 249 lotes em condomínio fechado, localizado na região leste da cidade, no Jardim Veraneio, próximo ao Parque dos Poderes.


Carros de luxo foram encontrados na Operação
Embalagens com resquícios de droga também estavam no local


