Cidades

Carnaval de Campo Grande

Camarote do Detran reforça levantamentos de que jovens bebem cada vez menos

No Brasil, um estudo de 2021 mostrou que o consumo abusivo entre jovens de 18 a 24 anos chegou a 19,3%, menor índice desde 2015

Continue lendo...

Aparentemente, os jovens estão consumindo cada vez menos bebidas alcoólicas. Pelo menos é o que reforça um balanço parcial da idade de pessoas que passaram pelo Camarote do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no Carnaval de rua da Capital. 

A equipe de coordenação do projeto destacou uma surpresa: muitas pessoas jovens, entre os 20 e 37 anos, passaram pelo camarote. Isso conforme os dados dos primeiros dois dias de Carnaval. Os dados completos ainda serão divulgados. 

Segundo o órgão, a iniciativa foi mais bem sucedida do que o aguardado. Isso porque esperava-se que mais crianças e idosos comparecessem ao local, considerando o padrão de consumo de álcool de adultos jovens, que há anos é relativamente alto. 

O ocorrido reforça os dados coletados em pesquisas do perfil de pessoas que consomem álcool. 

No Brasil, uma análise do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), com base nos dados do Vigitel (2021) – Sistema de Vigilância de Fatores de Risco para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – mostrou que o consumo abusivo entre jovens de 18 a 24 anos chegou a 19,3%, menor índice desde 2015.

Entre os homens, o consumo foi de 22,1%, menor incidência desde 2006; já entre as mulheres, a incidência foi de 16,1%, uma das menores em todo o período do levantamento (2006-2021). 

Contudo, o CISA reforça que, por se tratar de um levantamento realizado durante o período da pandemia, ainda não é possível afirmar se essa diminuição de consumo é uma mudança de comportamento ou um evento temporário causado pela pandemia (devido a diminuição de socialização). 

Mesmo assim, os estudos recentes têm reforçado esse novo padrão de consumo, principalmente na geração Z. 

Um estudo realizado no Reino Unido apontou que, em 2019,  a geração com 16 a 25 anos de idade era a mais abstêmia — 26% deles não bebiam, em comparação com 15% entre a geração que mais bebe (55 a 74 anos de idade). 

Entre os norte-americanos, outro estudo indicou que o número de abstêmios em idade universitária aumentou de 20% para 28% em uma década. 

Segundo o CISA,  é possível eleger algumas razões que levam a nova geração a consumir menos álcool. São elas:

  1. Maior conscientização sobre os efeitos nocivos do álcool. 
  2. Mudanças na estrutura familiar que fizeram com que os adolescentes tivessem uma comunicação mais aberta com os pais sobre assuntos relacionados ao álcool.
  3. Mudanças nas normas sociais e culturais, fazendo com que as atitudes dos adolescentes se tornassem menos tolerantes em relação ao consumo de bebidas alcoólicas.
  4. Movimentos como o Mindful Drinkers (tradução livre “bebedores conscientes”) e Sober Curious (tradução livre “interessados em estar sóbrios”) que estimulam a auto-observação por meio da pausa ou diminuição do consumo.
  5. Ficar sóbrio por motivos de saúde física e mental, e sem estigma. 

Camarote 

Durante os cinco dias de Carnaval, o Camarote do Detran ofereceu um tratamento vip para os foliões selecionados como motoristas da rodada, ou simplesmente para aqueles que não consomem álcool. 

Com o intuito de conscientização para que os foliões não misturassem álcool e direção, a ação atingiu mais de 5 mil pessoas que pularam Carnaval na Esplanada Ferroviária, informou o órgão.

Para entrar no camarote, com direito a coquetel com comida e bebidas (sem álcool), o folião deveria passar por um teste de bafômetro que constatasse a não ingestão de álcool. 

Em seguida, usando os óculos de simulação de embriaguez, o participante pôde verificar a perda de reflexos e o perigo da associação de álcool e direção. 

A estudante Fernanda Neres, de 18 anos, passou pelo camarote e gostou da iniciativa. “Achei ótimo, com comida de bebida. Adorei participar”, disse a jovem.

Quem ingeria bebida alcoólica ficava de fora, mas achou louvável a iniciativa para prestigiar o motorista da rodada. 

Klissia Moraes, de 18 anos, ficou do lado de fora esperando o namorado passar pelo Camarote. “Achei muito massa dar essa experiência para ele. Principalmente passar pela simulação de embriaguez. Ele não bebe, então é bom pra ele ver como é”, disse Klissia.

Nos cinco dias, cerca de 20 servidores do órgão trabalharam no período, em regime de escala. Foram distribuídos 4 mil abanicos, 435 pessoas entraram no Camarote e cerca de 1,3 mil pessoas acompanharam a dinâmica com os óculos de simulação de embriaguez.

Conscientização 

Para a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, o Camarote da Rodada foi um sucesso entre os foliões. 

“Recebemos um feedback positivo da população, as pessoas elogiavam a iniciativa. Durante o período de Carnaval não tivemos sinistros de trânsito com mortes em Campo Grande, mostrando que as ações de fiscalização e de educação de trânsito estão surtindo efeitos positivos’, afirmou.

Cidades

Em meio a greve, vereador sugere regulamentação de vans como transporte coletivo

Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a proposta que prevê as vans como uma alternativa para a população

17/12/2025 18h55

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

Continue Lendo...

Diante do paralisação dos ônibus que Campo Grande vive nos últimos dias, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul determinou a intervenção da Prefeitura Municipal na gestão do Consórcio Guaicurus. Com esse cenário, o vereador Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a regulamentação do uso de vans como alternativa de transporte. 

"Campo Grande não pode parar. Uma capital desse porte não pode ficar sem transporte coletivo nem por um único dia. O transporte de vans é uma alternativa que é sugerida com recorrência. E, agora, diante da emergência da greve, uma solução provisória para milhares de passageiros que dependem do ônibus, mas que não contam com o serviço neste momento", destacou o parlamentar.

Para o vereador, a medida judicial confirma que a crise no sistema não é pontual, mas resultado de falhas graves e recorrentes. 

"O que foi decidido mostra que o problema é estrutural e exige providências imediatas. A população não pode continuar sendo penalizada. Quando não é pelo alto preço da passagem ou pela má qualidade dos ônibus, o Consórcio provoca situações como uma greve. Além disso, de maneira recorrente, acusa a Prefeitura pelo não pagamento de repasses, mesmo quando a Prefeitura promove a isenção de impostos ou efetua o repasse. Sem falar no descaso com os próprios trabalhadores do Consórcio que alegam estar sem pagamento", afirmou.

Decisão da Justiça

A decisão determina que, em até 30 dias, o Município instaure um processo administrativo de intervenção no contrato com o Consórcio, além de nomear um interventor e apresentar um plano de ação com cronograma para a regularização da situação do Transporte Urbano, sob pena de multa diária de R$ 300 mil. 

A Tutela de Urgência foi deferida pelo juiz Eduardo Lacerda Trevisan, na ação ajuizada pelo advogado e ex-candidato a prefeito Luso Queiroz (PT) em desfavor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran), Consórcio Guaicurus SA e Município de Campo Grande. 

Outra alternativa

O vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) reforçou que, para melhorar o serviço, é necessário pensar em novos modelos de transporte público, além de novas formas de gestão que possam garantir um sistema mais ágil e eficiente.

Para ele, a implementação do VLT (veículo leve sobre trilho) poderia aliviar o trânsito, diminuir a poluição e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 

Além disso, Ronilço sugeriu que o município busque novos recursos e parcerias para financiar melhorias no transporte coletivo, como a captação de investimentos por meio de instituições financeiras internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Assine o Correio do Estado

Educação e ensino

UFGD divulga gabarito preliminar do vestibular 2026; confira

Convocação para as matrículas da primeira chamada está prevista para 14 de janeiro de 2026

17/12/2025 18h18

Divulgação/ UFGD

Continue Lendo...

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) divulgou nesta quarta-feira (17) o resultado preliminar do Vestibular 2026, etapa do processo seletivo aguardada pelos mais de 6,8 mil candidatos que realizaram a prova em 19 de outubro. O resultado final do vestibular e a convocação para as matrículas da primeira chamada estão previstos para 14 de janeiro próximo. 

O cronograma previsto também inclui o período para recursos, que poderá ser acessado nos dias 18 e 19 de dezembro. O Boletim de Desempenho Individual, com a pontuação da redação e o total de acertos, ficará liberado ao candidato durante todo o processo.

No último dia 12 de novembro, o Centro de Seleção divulgou o gabarito definitivo e as respostas aos recursos sobre o gabarito preliminar.

As matrículas serão realizadas pela Pró-reitoria de ensino e graduação (Prograd), com editais e cronogramas próprios, seguindo a ordem de desempenho e o número de vagas disponíveis em ampla concorrência e cotas sociais.

Inicialmente, serão chamados os candidatos que escolheram o curso como 1ª opção, e aqueles que selecionaram como 2ª opção serão convocados apenas se restarem vagas. A lista de documentos pode ser consultada em edital.  

O Vestibular 2026 oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais e gratuitos, com provas aplicadas nas cidades de Amambai, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

Confira a lista preliminar da 1ª opção de curso aqui!

Confira a lista preliminar da 2ª opção de curso aqui!

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).