Aparentemente, os jovens estão consumindo cada vez menos bebidas alcoólicas. Pelo menos é o que reforça um balanço parcial da idade de pessoas que passaram pelo Camarote do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no Carnaval de rua da Capital.
A equipe de coordenação do projeto destacou uma surpresa: muitas pessoas jovens, entre os 20 e 37 anos, passaram pelo camarote. Isso conforme os dados dos primeiros dois dias de Carnaval. Os dados completos ainda serão divulgados.
Segundo o órgão, a iniciativa foi mais bem sucedida do que o aguardado. Isso porque esperava-se que mais crianças e idosos comparecessem ao local, considerando o padrão de consumo de álcool de adultos jovens, que há anos é relativamente alto.
O ocorrido reforça os dados coletados em pesquisas do perfil de pessoas que consomem álcool.
No Brasil, uma análise do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), com base nos dados do Vigitel (2021) – Sistema de Vigilância de Fatores de Risco para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – mostrou que o consumo abusivo entre jovens de 18 a 24 anos chegou a 19,3%, menor índice desde 2015.
Entre os homens, o consumo foi de 22,1%, menor incidência desde 2006; já entre as mulheres, a incidência foi de 16,1%, uma das menores em todo o período do levantamento (2006-2021).
Contudo, o CISA reforça que, por se tratar de um levantamento realizado durante o período da pandemia, ainda não é possível afirmar se essa diminuição de consumo é uma mudança de comportamento ou um evento temporário causado pela pandemia (devido a diminuição de socialização).
Mesmo assim, os estudos recentes têm reforçado esse novo padrão de consumo, principalmente na geração Z.
Um estudo realizado no Reino Unido apontou que, em 2019, a geração com 16 a 25 anos de idade era a mais abstêmia — 26% deles não bebiam, em comparação com 15% entre a geração que mais bebe (55 a 74 anos de idade).
Entre os norte-americanos, outro estudo indicou que o número de abstêmios em idade universitária aumentou de 20% para 28% em uma década.
Segundo o CISA, é possível eleger algumas razões que levam a nova geração a consumir menos álcool. São elas:
- Maior conscientização sobre os efeitos nocivos do álcool.
- Mudanças na estrutura familiar que fizeram com que os adolescentes tivessem uma comunicação mais aberta com os pais sobre assuntos relacionados ao álcool.
- Mudanças nas normas sociais e culturais, fazendo com que as atitudes dos adolescentes se tornassem menos tolerantes em relação ao consumo de bebidas alcoólicas.
- Movimentos como o Mindful Drinkers (tradução livre “bebedores conscientes”) e Sober Curious (tradução livre “interessados em estar sóbrios”) que estimulam a auto-observação por meio da pausa ou diminuição do consumo.
- Ficar sóbrio por motivos de saúde física e mental, e sem estigma.
Camarote
Durante os cinco dias de Carnaval, o Camarote do Detran ofereceu um tratamento vip para os foliões selecionados como motoristas da rodada, ou simplesmente para aqueles que não consomem álcool.
Com o intuito de conscientização para que os foliões não misturassem álcool e direção, a ação atingiu mais de 5 mil pessoas que pularam Carnaval na Esplanada Ferroviária, informou o órgão.
Para entrar no camarote, com direito a coquetel com comida e bebidas (sem álcool), o folião deveria passar por um teste de bafômetro que constatasse a não ingestão de álcool.
Em seguida, usando os óculos de simulação de embriaguez, o participante pôde verificar a perda de reflexos e o perigo da associação de álcool e direção.
A estudante Fernanda Neres, de 18 anos, passou pelo camarote e gostou da iniciativa. “Achei ótimo, com comida de bebida. Adorei participar”, disse a jovem.
Quem ingeria bebida alcoólica ficava de fora, mas achou louvável a iniciativa para prestigiar o motorista da rodada.
Klissia Moraes, de 18 anos, ficou do lado de fora esperando o namorado passar pelo Camarote. “Achei muito massa dar essa experiência para ele. Principalmente passar pela simulação de embriaguez. Ele não bebe, então é bom pra ele ver como é”, disse Klissia.
Nos cinco dias, cerca de 20 servidores do órgão trabalharam no período, em regime de escala. Foram distribuídos 4 mil abanicos, 435 pessoas entraram no Camarote e cerca de 1,3 mil pessoas acompanharam a dinâmica com os óculos de simulação de embriaguez.
Conscientização
Para a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, o Camarote da Rodada foi um sucesso entre os foliões.
“Recebemos um feedback positivo da população, as pessoas elogiavam a iniciativa. Durante o período de Carnaval não tivemos sinistros de trânsito com mortes em Campo Grande, mostrando que as ações de fiscalização e de educação de trânsito estão surtindo efeitos positivos’, afirmou.




