Cidades

saneamento básico

Campo Grande deve ser a primeira capital do País a atingir a cobertura total de esgoto

A empresa à frente do saneamento na Capital ainda esclareceu questões acerca de críticas sobre taxas cobradas

Continue lendo...

Em reunião para discutir políticas públicas sobre o Marco Regulatório do Saneamento, realizada nesta quarta-feira (2), representantes do setor na área pública e privada esclareceram metas e questões pertinentes ao saneamento básico de Mato Grosso do Sul. 

Durante coletiva de imprensa, o geólogo e Diretor Presidente da Águas Guariroba, Themis Oliveira, negou que a taxa de Campo Grande seja uma das mais caras do País e esclareceu as diferenças intrínsecas ao setor privado, em comparação com o setor público. 

Dados levantados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto de Mato Grosso do Sul (Sindágua-MS) mostram que Campo Grande é uma das campeãs de preço entre as capitais brasileiras. 

 Diretor Presidente da Águas Guariroba, Themis Oliveira - Foto: Marcelo Victor 

Sobre isso, Themis diz que em tese essa informação não é real. “Em Campo Grande eu tenho uma paridade de 70% no esgoto. De cada consumidor, 70% do valor da tarifa de água é a tarifa de esgoto. No Brasil, em várias unidades, eu mesmo já fui presidente de outras, em que é até 110% da tarifa de água, então essa informação é mais para o embate político do dia a dia, não tenho dúvida disso”, explica o diretor presidente. 

Além disso, ele lembra que, em boa parte do país, os investimentos em esgoto foram feitos durante muito tempo com recurso público federal, ou seja, municípios e estados não tinham que devolver para a União, algo diferente da iniciativa privada, que precisa dar retorno aos acionistas. 
 
Outro ponto em destaque na reunião de hoje (2) foi a divulgação de que Campo Grande deve ser a primeira capital do País a atingir a cobertura total de esgoto. 

Conforme informado, hoje, a Capital tem uma cobertura de 80% de acesso ao esgoto e de 99,9% de acesso à água. 

A nova legislação do Marco Regulatório do Saneamento definiu a meta de ampliar o acesso à água potável para 99% da população até 2033, algo já cumprido em Campo Grande. 

Dentro desse mesmo prazo, o tratamento e a coleta de esgoto devem alcançar a meta mínima de 90% de cobertura e, conforme divulgado hoje (2), pelo grupo AEGEA em Mato Grosso do Sul, a meta deve ser cumprida antes do prazo, até 2030. 

Saiba mais sobre a reunião 

Estiveram presentes o presidente do Instituto AEGEA, Édison Carlos, diretores da Sanesul, Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) e Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (AGEREG) de Campo Grande, entre outros.  

Natal

Rua 14 de Julho terá Parada Natalina nesta quinta-feira

Primeira edição reuniu 4 mil pessoas; confira o cronograma do Natal de Campo Grande para os próximos dias

19/12/2024 11h00

Continue Lendo...

Na noite desta quinta-feira (19), a Parada Natalina, uma das principais atrações do Natal campo-grandense, anima a Rua 14 de Julho a partir das 18h30. Um dos destaques da apresentação é a Família Rena, que cativa crianças por onde passa.

A primeira passagem da Parada Natalina pelo Centro da Capital aconteceu na última terça-feira (17), e reuniu mais de 4 mil pessoas, conforme dados da Guarda Civil Metropolitana.

A atração também se apresenta no local nos dias 21 e 23 de dezembro, às 18h30.

Para os próximos dias, a programação das paradas natalinas continua na Cidade do Natal, nos altos da Avenida Afonso Pena, levando ainda mais magia às noites de fim de ano.

Cidade do Natal

Nesta quinta-feira, a cidade do Natal conta com apresentações do Coral e Orquestra Adoração (IEADMS), às 19h. Além das performances culturais, o espaço conta com diversas atrações, como a Casa do Papai Noel, presépio, carrossel, área kids com escorregador, brinquedos infláveis, piscina de bolinha, veículos elétricos para passeio em circuito fechado e espaços para desenho e pintura.

Além da diversão, o espaço conta com praça de alimentação com variedade gastronômica. A entrada é gratuita e o espaço está aberto diariamente, a partir das 17h30, até o dia 31 de dezembro.

City Tour de Natal

O City Tour de Natal segue com saídas da Cidade do Natal às 18h, 19h e 20h, oferecendo uma experiência completa para quem deseja conhecer mais da decoração natalina pela cidade. O tour acontece até o dia 30 de dezembro, exceto em dias específicos.

Confira a programação cultural para a semana na Cidade do Natal:

Programação cultural

19/12 (quinta-feira): Coral e Orquestra Adoração (IEADMS) – 19h

20/12 (sexta-feira): Haywana – 19h30

21/12 (sábado): Dany Cristinne – 19h30

22/12 (domingo): VozMecê – 19h30

23/12 (segunda-feira): Coro 2ª Igreja Batista – 19h

25/12 (quarta-feira): Erika Espíndola – 19h30

27/12 (sexta-feira): Max Henrique – 19h30

28/12 (sábado): Sampri – 19h30

29/12 (domingo): Frequência Zero – 19h30

31/12 (terça-feira): Daran Junior – 20h30 / DJ BWM – 22h30

Assine o Correio do Estado.

LATROCÍNIO

Churrasco termina em roubo e assassinato de adolescente de 15 anos

Homens encapuzados chegaram no local exigindo chaves de duas caminhonetes e, ao tentar fugir, Gustavo foi atingido por disparos; criminosos fugiram para o Paraguai

19/12/2024 10h30

Gustavo, de apenas 15 anos, morreu na noite desta quarta-feira (18), em Bela Vista

Gustavo, de apenas 15 anos, morreu na noite desta quarta-feira (18), em Bela Vista Foto: Reprodução / Montagem

Continue Lendo...

O que deveria ser um momento de lazer terminou em tragédia no interior do estado. Gustavo Centurião Valhovera de Almeida, de 15 anos, morreu a tiros após homens encapuzados invadirem uma residência e exigirem chave de duas caminhonetes, na noite desta quarta-feira (18).

O caso aconteceu em Bela Vista, município a 322 km de Campo Grande, próximo ao bairro Inhadepá. Segundo informações do jornal Jardim MS News, um churrasco entre amigos acontecia em frente a uma residência no local, onde Gustavo estava, quando um grupo de criminosos mascarados chegou e roubou dois veículos.

Segundo relatos, o jovem tentou correr quando percebeu a chegada dos homens encapuzados no local, foi quando dispararam contra ele e atingiram o ombro direito de Gustavo, na frente de uma criança de 11 anos que também estava no local. Após os tiros, o grupo tomou posse das caminhonetes e fugiu.

Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital São Vicente de Paulo, mas não resistiu e morreu. Logo após ter a morte decretada, o corpo do jovem foi liberado para o Insituto Médico Legal de Jardim (IML), onde passará por necropsia e seguirá para a família realizar o velório e sepultamento.

Câmeras de segurança registraram duas caminhonetes a caminho de Bella Vista Norte, distrito no Paraguai, indicando que o grupo deve ter cruzado a fronteira com o país vizinho. Inclusive, as câmeras são da Receita Federal, mais especificamente na alfândega na divisa entre Brasil e Paraguai.

A Polícia Militar, juntamente com uma equipe da Força Tática de Jardim, que foi até Bela Vista, segue na busca para localizar os suspeitos e os veículos roubados. Até o momento, o caso é classificado como latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte.

Jovem e querido

Gustavo estudava na E.E. Dr. Joaquim Murtinho, onde era presidente do Grêmio Estudantil, uma organização formada pelos estudantes com o objetivo de representar seus interesses na escola. A instituição pública de ensino postou uma nota de pesar lamentando a morte do aluno:

“É com profundo pesar que a Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho comunica o falecimento de nosso estudante e presidente do Grêmio Estudantil Gustavo Centurião Valhovera de Almeida. Nossas condolências aos familiares e amigos por essa perda irreparável".

Ainda, segundo informações, amigos estiveram na frente do Hospital onde Gustavo estava para prestar homenagens e dar o último adeus ao estudante. Por enquanto, não há mais informações de dia e horário do velório e sepultamento.

Assine o Correio do Estado
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).