Campo Grande é uma das cidades brasileiras que terá aplicação de teste coletivo para identificar pessoas com inteligência acima da média, os chamados superdotados. No total, serão 30 cidades de 16 estados contempladas neste mês.
Os testes serão aplicados pela Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo.
Em Campo Grande, os exames acontecerão no dia 19 de julho. As inscrições devem ser feitas pelo site da Associação Mensa Brasil.
Para participar, é necessário ter 17 anos ou mais e estar cursando ou ter cursado ensino superior, ainda que incompleto.
O local e horário são informados de maneira individual e privada aos inscritos. Os testes são feitos de forma presencial, com o acompanhamento de um profissional de psicologia, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Os superdotados apresentam QI acima de 130 e se destacam em múltiplas habilidades cognitivas.
Segundo Carlos Eduardo Fonseca, presidente da Associação Mensa Brasil, a identificação de pessoas com inteligência acima da média é uma ferramenta fundamental para ajudar o Brasil a desenvolver políticas públicas nas áreas de superdotação/altas habilidades e educação inclusiva.
"Se cerca de 5% da população é superdotada e menos de 39 mil têm atendimento na educação escolar, por exemplo, significa que o Brasil falha em identificá-los. Trazer esse problema para o debate público é imprescindível", explica Fonseca.
A associação recomenda que a União adote o sistema nacional estruturado de avaliação da inteligência de crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental, tanto nas instituições de ensino públicas quanto nas privadas, medida que já é aplicada em diversos países.
Isto porque, segundo a entidade, este modelo serviria de base para a ampla identificação dos chamados superinteligentes, ainda nos primeiros anos de escolarização, o que poderia contribuir para um melhor direcionamento, desenvolvimento e aproveitamento dos potenciais intelectuais no Brasil.
No total, há atualmente cerca de 5,1 mil brasileiros superdotados identificados no País, sendo 2 mil crianças e 3,1 mil adultos.
Calendário de testes
12 de julho
- Rio de Janeiro - RJ
- Timóteo - MG
19 de julho
- Campo Grande - MS
- Rio de Janeiro - RJ - Gávea
- Salvador - BA
26 de julho
- Belo Horizonte - MG
- Brasília - DF
- Cuiabá - MT
- Fortaleza - CE
- Indaiatuba - SP
- Limeira - SP
- Londrina - PR
- Maceió - AL
- Manaus - AM
- Natal - RN
- Ribeirão Preto - SP
- Rio de Janeiro - RJ - Zona Norte
- Santos - SP
- São Carlos - SP
- São José do Rio Preto - SP
- São Paulo - SP
- Vila Velha - ES
2 de agosto
- Curitiba - PR
- Pouso Alegre - MG
- São José dos Campos - SP
9 de agosto
- Campinas - SP
- Goiânia - GO
- Recife - PE
23 de agosto
- Piracicaba - SP
- Rio de Janeiro - RJ - Gávea
30 de agosto
- Florianópolis - SC
- Fortaleza - CE
- Itajubá – MG
- Jundiaí - SP
- Rio de Janeiro - RJ - Zona Norte
- São Paulo - SP



