Cidades

modernização

Campo Grande está na final do Prêmio Prefeito Inovador

Campo Grande está na final do Prêmio Prefeito Inovador

DA REDAÇÃO

08/11/2011 - 00h01
Continue lendo...

Criado para homenagear prefeituras que investem na modernização dos serviços oferecidos aos cidadãos, a capital de Mato Grosso do Sul está novamente entre as cidades finalistas ao Prêmio Prefeito Inovador. Promovido pelo terceiro ano consecutivo pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), o prêmio tem o apoio da Intel Brasil, Microsoft e da Symnetics. A cerimônia de premiação será realizada nesta terça-feira (8), às 19 horas, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo (SP).

A premiação busca novas histórias de sucesso na utilização da tecnologia da informação em favor da boa gestão pública. A iniciativa procura reconhecer o processo de modernização da gestão das prefeituras, desde a prestação de serviços públicos municipais a melhorias de processos, além de funcionar como um estímulo para disseminação das ferramentas de tecnologia.

Na edição atual do prêmio, o município de Campo Grande submeteu documento contendo projetos e ações inovadoras desenvolvidas nas áreas de educação, saúde, segurança, meio ambiente, transporte e mobilidade urbana, desenvolvimento econômico, gestão administrativa, transparência e gestão orçamentária.

Edna Antonelli, diretora da Unidade Especial de Criação e Inovação de Campo Grande, destaca os avanços obtidos nos últimos anos. “Evoluímos muito em todas as áreas da administração, desburocratizando a máquina pública e oferecendo um serviço de melhor qualidade ao cidadão campo-grandense”, destacou Edna.

Na educação, por exemplo, a inovação aparece com o sistema de matrícula 100% digital da rede pública municipal e com as escolas de Tempo Integral. Na área de desenvolvimento econômico, o destaque é a implantação dos projetos Empresa Fácil, que reduz a burocracia e agiliza a abertura de empresas através da internet, e o sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), que permite a impressão e controle on-line dos documentos fiscais emitidos pelas empresas.

Outra ação importante envolve a modernização da gestão pública, com o acesso às informações básicas do município com o portal eletrônico do município: www.capital.ms.gov.br, onde o cidadão tem acesso a informações e pode informar, reclamar ou agendar serviços por meio dos links “Central de Atendimento ao Cidadão”, “Fale Conosco”, “Ouvidoria” e diretamente com as secretarias, via e-mail.

A premiação poderá ser acompanhada ao vivo por meio das redes sociais e por um canal de livestream que será divulgado somente no dia do evento. Mais informações sobre do Movimento Brasil Competitivo e o prêmio podem ser obtidas em: http://twitter.com/#!/mbcompetitivo e www.facebook.com/mbcompetitivo

Inovação em Campo Grande

Em 2010, Campo Grande foi a vencedora do prêmio Prefeito Inovador na categoria cidades acima de 200 mil habitantes. O prefeito Nelson Trad Filho recebeu o prêmio acompanhado pelo secretário municipal de Planejamento, Finanças e Controle, Paulo Nahas. O município disputou o prêmio Prefeito Inovador com outras 20 cidades finalistas provenientes de nove estados brasileiros: Governador Celso Ramos, Brusque e Rio do Sul (SC), Ivoti (RS), Maringá e Londrina (PR), Pacatuba e Itapipoca (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Betim, Poços de Caldas e Patrocínio (MG), Sorocaba, Presidente Prudente, Süd Menucci, São José dos Campos, São Carlos, Ibitinga e São Sebastião da Grama (SP).
 

FUTEBOL

Paquetá desencanta, Flamengo vence Botafogo e vai à semi do Carioca

Rubro-Negro encara Madureira e pode chegar à oitava final consecutiva

15/02/2026 20h00

A partida foi transmitida ao vivo pela Rádio Naciona

A partida foi transmitida ao vivo pela Rádio Naciona Divulgação

Continue Lendo...

Ameaçado, em determinado momento da primeira fase, de ter que disputar um quadrangular para não ser rebaixado no Campeonato Carioca, o Flamengo está nas semifinais do Estadual. Neste domingo (15), o Rubro-Negro venceu o Botafogo por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelas quartas de final. A partida foi transmitida ao vivo pela Rádio Nacional .

Em busca da oitava final de Estadual consecutiva, o Flamengo terá pela frente o Madureira, em jogos de ida e volta que serão agendados pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). O Tricolor Suburbano será o mandante da segunda partida, já que fez melhor campanha.

O Glorioso, por sua vez, fica fora das semifinais pela terceira edição em sequência. O Alvinegro não decide um Carioca desde 2018, quando foi campeão pela última vez, e acumula uma série de cinco derrotas na temporada.

O clássico deste domingo teve o desencantar de Lucas Paquetá. Foi do meia, que retornou ao Rubro-Negro depois de oito temporadas, o gol que abriu o marcador do Nilton Santos, aos 18 minutos. O camisa 20 recebeu do atacante Bruno Henrique na entrada da área e bateu no canto do goleiro Neto.

O Botafogo empatou aos oito do segundo tempo. O lateral Alex Telles cobrou escanteio e o zagueiro Alexander Barboza, de cabeça, encobriu o goleiro Andrew. No fim da partida, aos 38 minutos, o volante Erick Pulgar testou fraco em cima de Neto, dentro da área, mas o goleiro deu rebote e o próprio chileno aproveitou, decretando o triunfo rubro-negro.

O último semifinalista do Carioca será conhecido na segunda-feira (16). Às 18h (horário de Brasília), o Fluminense recebe o Bangu no Maracanã. Quem avançar, encara o Vasco, que despachou o Volta Redonda no último sábado (14), nos pênaltis.

Assine o Correio do Estado

CARNAVAL

Segundo dia do desfile das escolas de samba acirra a disputa

Das cinco agremiações que se apresentam, pelo menos duas são favoritas: Império do Morro, que conquistou a maioria dos títulos após o retorno dos desfiles de rua, e a Mocidade da Nova Corumbá, que coleciona também vários campeonatos

15/02/2026 19h02

Império do morro foi a ultima campeã, em 2024

Império do morro foi a ultima campeã, em 2024 Silvio de Andrade

Continue Lendo...

Foi mais de um ano de preparação com dificuldades e, sobretudo, união e reciprocidade entre as escolas de samba e seus carnavalescos, contribuindo para a superação do apertado orçamento e falta de apoio do empresariado local. Mas, agora, a rivalidade aflora na disputa pelo título do carnaval corumbaense – e é com esse espírito aguerrido que o segundo grupo das escolas de samba entra nesta segunda-feira na Avenida General Rondon.

Das cinco agremiações que se apresentam, pelo menos duas são favoritas: Império do Morro, que conquistou a maioria dos títulos após o retorno dos desfiles de rua, no início dos anos de 2000, e a Mocidade da Nova Corumbá, que coleciona também vários campeonatos e um segundo lugar em 2024, último ano valendo pontos. As demais escolas são intermediárias, passando por um ciclo de profissionalismo e evolução técnica dentro e fora dos barracões. 

Império do morro foi a ultima campeã, em 2024Desfile dos blocos oficiais, no sabado - foto: divulgação

As previsões climáticas prometem uma noite enluarada na Capital do Pantanal, com temperatura agradável (25 graus), depois da ameaça da chuva no fim de semana. No ano passado, uma chuva inesperada no final do dia de abertura dos desfiles prejudicou duas escolas em concentração, no centro da cidade, danificando carros alegóricos e fantasias. Por esta razão, o desfile foi adiado e não houve disputa com notas dos jurados.

“Estamos confiantes no clima e teremos um dos melhores desfiles”, garante Zezinho Martinez, presidente da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá). O carnavalesco, em tom de desabafo, fez recentemente um pronunciamento, onde apontou as dificuldades financeiras das agremiações de colocar o samba-enredo na avenida, citando que o Governo do Estado reduziu o repasse (R$ 900 mil), não atendendo ao orçamento apresentado.

O afro na avenida

A Imperatriz Corumbaense, fundada em 2007, abre o segundo e último dia do desfile, às 20h, defendendo o enredo “Da herança aos imperadores do amanhã, o baile de debutantes da Imperatriz, 15 anos de desfile”, narrando a trajetória da agremiação. Terá 600 componentes, quatro carros alegóricos e 16 alas. Na sequência, sai a Estação Primeira do Pantanal (2011) apresenta o enredo “Entrelaços: heranças ancestrais”, com 17 alas e 800 componentes.

Campeã em 2024, a Império do Morro, fundada em 1958, busca sustentar sua hegemonia de 34 títulos com o samba-enredo “Entre devaneios e mistérios – a vida é um sonho”, viajando na passarela pela mente humana e explorando os reinos da imaginação. Terá 700 componentes, divididos em 19 alas e a bateria e cinco carros alegóricos, um dos quais com 10 metros de altura – um risco na passagem pela avenida com a fiação elétrica baixa.

A Marquês de Sapucaí (1989) será uma das menores escolas a se apresentar, com 550 componentes em 18 alas e quatro carros alegóricos. Seu enredo também explora as raízes: Patrimonio africano – a influência de um continente pluricultural na cultura brasileira”. Encerrando a noite, a Mocidade da Nova Corumbá (1999), bicampeã do carnaval corumbaense em 2023, levará 730 passistas e ritmistas para a avenida com 17 alas e quatro carros alegóricos, com o samba-enredo ““Mocidade grita forte salve Tereza, rainha do quilombo, a voz da liberdade”¸ Na busca pelo título, a escola apresenta como narrativa a trajetória de Tereza de Benguela, a escrava que liderou no século XVIII o Quilombo do Piolho, em Mato Grosso.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).