Cerca de 600 atendimentos estão suspensos até terça-feira (10), no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS), devido ao princípio de incêndio que ocorreu na manhã de ontem, no ambulatório de ginecologia da instituição.
De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Universitário, os atendimentos serão cancelados por segurança, enquanto ocorre a checagem das instalações do ambulatório pelas equipes do HU, incluindo a brigada de emergência. O propósito da ação é avaliar se há um novo risco de incêncio na área.
Apesar do foco de incêndio ser de pequena proporção e ter ocorrido apenas em uma sala do ambulatório de ginecologia, o hospital preferiu fechar todo o setor, compreendendo a área geral do ambulatório. Os atendimentos cancelados serão reagendados para os próximos dias.
Susto
O princípio de incêndio de pequena proporção aconteceu na manhã de ontem, 6 de fevereiro, e provocou correria no local. A causa do acidente foi uma peça do ar condicionado que se desprendeu e caiu sobre uma cadeira.
Apesar da fumaça ter tomado conta do local, não houve feridos. O problema mais grave, porém, é que o local não possui alvará contra incêndio e pânico emitido pelo Corpo de Bombeiros.
O HU não possui o documento desde sua inauguração, em 13 de maio de 1971. A falta do certificado foi motivo de recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que acompanha a situação, em conjunto com o Corpo de Bombeiros.
Segundo o comandante do 1º Grupamento dos Bombeiros, tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior, responsável pela vistoria no local, o hospital é o que está mais adiantado para conseguir o documento, entretanto, conforme a assessoria de imprensa, enquanto a unidade hospitalar não adquirir as placas de sinalização esse certificado não será emitido.


