Com uma expectativa de público de 140 mil pessoas entre este sábado (5) e amanhã, termina, neste domingo (6), a terceira edição do festival Lollapalooza, edição brasileira, que desta vez acontece no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Um dos festivais mais grandiosos do mundo, surgido nos Estados Unidos há mais de 20 anos e até hoje sob os cuidados do músico e produtor Perry Farrell, foi palco para uma estrela diferente. Entre atrações como a badalada Lorde, os simpáticos Imagine Dragons, a competência do Muse e a grungeria do Soundgarden, o festival inspirou a Chevrolet à criação de uma edição limitada do Onix, atualmente o carro mais vendido da montadora e batizado com o nome da festa.
O Onix Lollapalooza foi lançado, neste fim de semana, com uma produção de quatro mil unidades. Literalmente, pegando uma carona no festival, o carro será comercializado em três cores: laranja flame (exclusiva), branco summit e azul sky, principais cores da logo do Lolla. “Boa parte dos consumidores que compram o Onix 1.0 é jovem e essa edição limitada lançada no Lollapalooza faz parte de objetivos específicos nossos de oferecer algo mais para esse público”, disse o vice-presidente da Chevrolet no Brasil, Marcos Munhoz, durante apresentação para a imprensa na sexta-feira (4).
Com 20 anos de atuação na Chevrolet, o engenheiro mecânico Marco Pacheco assumiu recentemente o departamento de Marketing da montadora e afirma que o Onix Lollapalooza chega em um momento importante de renovação. “Lançado no final de 2012 com design arrojado, o Onix foi tão bem-sucedido que gerou o terceiro turno de trabalho na planta de Gravataí para sua produção. Atualmente, é o carro mais vendido da Chevrolet e o quarto no ranking nacional com 122 mil unidades vendidas”, disse Pacheco.
O Onix Lollapalooza tem o preço sugerido de R$ 41.890 e garantia de três anos.
Conectividade
Baseado em pesquisas, Marco Pacheco afirmou que a Chevrolet projetou o carro atenta ao que os jovens buscam atualmente e isso definitivamente passa pela conectividade. Com o MyLink, ligação direta com seu smartphone, é possível ouvir suas músicas, ver fotos e vídeos e, claro, também ter um auxílio na navegação. “A demanda pelo MyLink se dá primeiramente pelas fotos, segundo uma pesquisa recente. Quando a pessoa entra em um carro ela quer compartilhar cada vez mais o que vive ali”, afirmou o novo diretor de Marketing da Chevrolet.
Além do MyLink, os itens de série do Onix Lollapalooza são: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas e chave canivete. A transmissão automática no Onix foi inserida desde agosto de 2013 também por uma demanda dos consumidores.
Carro apresentou bom desempenho
“A parte em que você falou que dirige há três meses é sério mesmo?”, perguntou o cinegrafista que acompanhou o test drive para a gravação de um vídeo para o site do CORREIO de Uberlândia. “Sim”, respondi. “Meu Deus, mas até que foi bem”, disse ele em tom de brincadeira. O Onix Lollapalooza tem motor 1.0 de 80 cavalos, leve, silencioso, tem um câmbio que responde fácil devido aos engates curtos e, além do estilo moderno externo, é espaçoso por dentro.
Carro é equipado com MyLink para atender uma necessidade do público ávido pela conectividade (Foto: Divulgação)
Ao contrário da maioria das pessoas que usam o MyLink para buscar fotos, achamos logo uma rádio rock no dial para acompanhar o test drive e combinou bem. Parafraseando o seriado da HBO, “Orange is the new black” (o laranja é o novo preto), os detalhes no laranja flame da série especial Onix Lollapalooza ficam entre o radical e o chic. Está nas bordas do tapete, na costura dos bancos e dando um novo visual aos porta-trecos. Aliás, uma demanda gerada pelo consumidor foi um porta-óculos, que o Onix Lollapalooza traz na parte superior do lado esquerdo do motorista.
Os adesivos da série especial são colocados na coluna lateral e na parte traseira do carro, que ganhou retrovisores prata, farol com lentes azuis, lanterna traseira diferenciada LTZ, rodas de liga leve de 15 polegadas e antena esportiva.
Pista de testes impressiona
O campo de testes Cruz Alta, da Chevrolet, fica em Indaiatuba (SP) em uma área que abriga 16 pistas, sendo que uma delas, a circular, está em uma área na qual caberiam 17 estádios do tamanho do Maracanã, no Rio de Janeiro. Projetado para os test drives em condições diversas, o local tem outros atrativos. “Aqui, tem plantação de milho, macadâmia e se colhe cerca de 450 t de produtos por ano na área da fazenda. Aqui, já plantamos mais de 500 mil árvores e para nós é um orgulho fazer algo sustentável nessa indústria”, disse o vice-diretor da Chevrolet no Brasil, Marcos Munhoz. Em 2014, fazem 40 anos que a Chevrolet adotou essa área que, por si, já é uma atração a parte durante testes de carros em suas pistas.
Lançamento inspirado em festival é só o começo
Motor 1.0 de 80 cv se mostrou silencioso e ágil durante o teste proporcionado aos jornalistas (Foto: Divulgação)
Marco Pacheco iniciou a apresentação do Onix Lollapalooza relembrando os carros que ficaram marcados por grandes nomes do rock. Entre eles estão Elvis Presley, via Cadillac Eldorado 1955-1958, o Chevrolet Corvette 1958 por Prince, Chevrolet Pontiac GTO 1968, via Ramones e, por mais que muitos brasileiros pensem em descordar, o Camaro via Black Sabbath. “O Lollapalooza é um festival grande e que sabemos que não vai parar por aí, assim como nós também não vamos. Ainda teremos muitas novidades neste ano e como fizemos com o Onix Lollapalooza, ainda podemos sair dos padrões para chegar cada vez mais próximo do que o nosso consumidor quer”, afirma Pacheco.
Ficha técnica
CHEVROLET ONIX 1.0 2014 Lollapalooza
MOTOR
Modelo: 1.0 SPE/4
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 999
Diâmetro e Curso (mm): 71,1 x 62,9
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 80 cv a 6.400 rpm
Gasolina: 78 cv a 6.400 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585): Etanol: 9,8 kgfm (96 Nm) a 5.200 rpm
Gasolina: 9,5 kgfm (93 Nm) a 5.200 rpm
Combustível: Gasolina/Etanol
TRANSMISSÃO
Modelo: F17-5 HR/Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora
Traseira: Semi-independente com eixo de torsão, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira
FREIOS
Tipo: Discos dianteiros, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 240 x 20; traseiro 200 x 31,5
RODAS/PNEUS
Roda: 15 x 5,5 (alumínio)
Pneus: 185/65 R15
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm): 2.528
Comprimento total (mm): 3.930
Largura carroceria (mm): 1.705
Altura (mm): 1.484
Altura mínima do solo (mm): 130
CAPACIDADES
Porta-malas (litros): 280
Carga útil (kg): 388
Tanque de combustível (litros): 54
Óleo do motor (litros): 3,25 (3,50 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 5,40
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): Etanol: 167 / Gasolina: 162
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 13s3 / Gasolina: 13s7
Mato Grosso do Sul está em alerta para tempestades (Reprodução / Inmet)


