Cidades

Aeroporto

Após a queda da ave do monumento "A praça dos Tuiuiús", Aena diz que estuda danos devido às chuvas

Além da queda do Tuiuiú no aeroporto, árvores derrubaram muros e quebraram telhados nos bairros de Campo Grande

Continue lendo...

As chuvas e rajadas de vento registradas desde ontem (3), deixaram um rastro de destruição em Campo Grande.  Dentre os danos, a ave do monumento "A Praça dos Tuiuiús" no aeroporto caiu e a empresa responsável, a Aena, informou que enviou hoje (4), uma equipe técnica para levantar os prejuízos.

"Foram registrados danos na Praça dos Tuiuiús, à frente do Aeroporto de Campo Grande. No estacionamento, uma árvore caiu atingindo alguns veículos. No terminal de passageiros, foram registrados pontos de vazamento de água. A Aena assumiu a gestão do aeroporto no dia 13 de outubro e estuda as manutenções necessárias para reparar os problemas causados pelas chuvas. Os reparos da praça também serão avaliados a partir desta segunda-feira", diz a nota da nova concessionária do aeroporto de Campo Grande. 

De acordo com o levantamento do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), choveu 103,8 mm em Campo Grande, nas últimas 24 horas.

Já segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento variaram de 40 a 60 km/h. No domingo (3), quando houve a mudança de tempo, os ventos chegaram a 57 km/h, na Capital.

Confira o acumulado de chuvas nos municípios:

Cabe destacar que conforme noticiado pelo Correio do Estado, o vendaval provocou a quedas de árvores e de galhos, que danificaram telhados, muros e veículos nos bairros  Jardim Imá, Vila Almeida e na região da Avenida Duque de Caxias.

Também houve a queda de energia nos bairros Taveiropólis, Monte Castelo e Jardim Imá. No escuro, por mais de 4 horas, os moradores relataram que a energia só foi reestabelecida por volta das 19h de ontem. 

Previsão meteorológica

O Inmet divulgou hoje (4), um alerta de 'Riscos Potenciais' em Mato Grosso do Sul. Pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O alerta términa às 10h, desta terça-feira (5).

Por fim, o meteorologista da Uniderp, Natalio Abraão,aponta que em Campo Grande já choveu 27% do esperado para o mês de dezembro. São esperadas chuvas entre 206,5mm e 225,0mm.

Sobre o acumulado de chuvas, nas últimas 24h, nos bairros de Campo Grande, choveu 70,0mm na região do Carandá Bosque; 60,0mm na região do Panamá; 59,0mm na região da Vila Santa Luzia e museu; na região da Embrapa 59,4mm.

Falta de energia

Em nota, a Energisa informou que a chuva, com ventania, em Campo Grande,  trouxe ocorrências pontuais na cidade e que as equipes da concessionária estão em atendimento às chamadas,  para o restabelecimento de forma segura, o mais rápido possível.

"A Energisa alerta que, diante de situações de temporais, pode haver curto-circuito e rompimento de cabos que, ao cair ao solo, podem estar energizados. Mantenha a distância e acione a Energisa.". 

Os canais de atendimento da Energisa, são: O call center: 0800 722 7272, pelo site:energisa.com.br, via WhatsApp Gisa: (67) 99980-0698 ou pelo aplicativo Energisa On.

Assine o Correio do Estado.

DROGAS

Cão policial ajuda a prender traficantes em operação da Polícia Civil

Em dois dias, Operação Faro, em Campo Grande, interceptou cerca de 5 quilos de drogas em agência do Correios e quatro ônibus

08/12/2025 16h45

Cão farejador identificou drogas em quatro ônibus que vinham de Corumbá e tinham como destino a cidade de São Paulo

Cão farejador identificou drogas em quatro ônibus que vinham de Corumbá e tinham como destino a cidade de São Paulo Divulgação: Polícia Civil

Continue Lendo...

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), realiza, durante este mês de dezembro, a Operação Faro, que conta com a ajuda de cães farejadores para encontrarem drogas em malas dos ônibus e encomendas nos Correios.

Em uma das abordagens, a ação contou com apoio da Subgerência de Segurança Corporativa dos Correios. As embalagens foram enviadas de Paranhos e Ponta Porã. A primeira embalagem tinha como destino a cidade de Montes Claros (MG), com 2,248 quilos de skunk, divididos em sete porções. E a segunda encomenda iria para Aparecida de Goiânia (GO), com 100 gramas de haxixe marroquino.

Durante a triagem de encomendas, o cão Colt-K9 sinalizou positivamente para duas embalagens, indicando possível presença de substâncias ilícitas. Após a conferência, foram localizadas porções de maconha do tipo skunk e haxixe marroquino, totalizando 2,348 quilos de entorpecentes.

Uma outra fiscalização da Polícia Civil, junto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Campo Grande, interceptou cerca de 2,860 quilos de cocaína.  

As autoridades receberam informações de que vários ônibus provenientes de Corumbá, rota do tráfico que faz fronteira com a Bolívia, estavam parados a poucos quilômetros do ponto onde eram realizadas fiscalizações. As equipes se deslocaram e encontraram quatro veículos, que foram encaminhados ao posto da PRF para revistarem os veículos. 

Durante a inspeção no ônibus que seguia de Corumbá para São Paulo, o cachorro indicou três mochilas pertencentes aos passageiros com idades de 38, 26 e 23 anos, todos de nacionalidade boliviana. No interior das bagagens foram localizadas embalagens de lenço umedecido e frascos de shampoo contendo cápsulas de cocaína.

Com o de 38, os policiais encontraram 66 cápsulas, totalizando 824 gramas. O de 26 transportava outras 66 cápsulas, pesando 834 gramas. Já com o de 23 foram apreendidas 100 cápsulas, somando 1.202 gramas. Os três informaram que receberiam R$ 2.500,00 pelo transporte da droga e que viajavam juntos desde a Bolívia.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Com telessaúde em 100% dos municípios, MS é destaque nacional

Em três anos, cobertura de telessaúde cresceu mais de 370% no estado

08/12/2025 16h15

Divulgação

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul é um dos únicos estados do país a atingir a marca de 100% de cobertura na disponibilização de serviços de telessaúde. Em todos os municípios do estado há pelo menos um serviço de telessaúde disponível à população.

O Programa SUS Digital do Ministério da Saúde prevê a implementação da telessaúde baseada em três eixos seguidos pelo Governo do Estado: cultura de saúde digital, formação e educação permanente em saúde; soluções tecnológicas e serviços de saúde digital no âmbito do SUS; interoperabilidade, análise e disseminação de dados e informações de saúde.

“Esse resultado reflete nosso compromisso estratégico em garantir que cada cidadão, mesmo nas áreas mais distantes, tenha acesso rápido e qualificado ao atendimento. A tecnologia é uma ferramenta essencial para promover a equidade no SUS," afirma a Crhistinne Maymone, secretária adjunta de Estado da Saúde.

Em três anos, de 2022 a 2025, os números de produção em Telessaúde cresceram mais de 370% no volume total de eventos de telemedicina e telessaúde em Mato Grosso do Sul.

O Telediagnóstico em Cardiologia (Tele ECG) é o procedimento que mais atinge o público, com 63.862 atendimentos neste ano. Esse volume representa um salto impressionante, partindo de 43.265 em 2023 e 58.984 em 2024.

O serviço de Teleinterconsultas atingiu 13.030 atendimentos em 2025 somente no serviço NTS - DigSaúde/Fiocruz - Einstein, indicando a alta capacidade de suporte especializado à rede.

Redução de filas

Todo o esforço de expansão e alta produção da telessaúde tem como foco a redução das filas na saúde pública. Com 58 municípios com TeleECG, 28 municípios com Teledermatologia e 7 municípios com Teleoftalmologia, o telediagnóstico garante acesso real à Atenção Especializada.

Dos municípios atingidos, 14 se destacam pelo elevado índice de especialidades resolvidas por teleatendimento, zerando ou reduzindo solicitações de especialidades em fila de espera. Entre eles, estão: Caracol, Aquidauana, Pedro Gomes, Brasilândia, Coxim, Fátima do Sul, Angélica, Anastácio, Deodápolis, Rio Negro, Sidrolândia, Selvíria, Vicentina e Bandeirantes.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).