Cidades

comemorações

Cinco cidades de Mato Grosso do Sul completam 59 anos

Nesta sexta-feira (11) Anaurilândia, Ivinhema, Jateí, Pedro Gomes e Naviraí comemoram emancipação

Continue lendo...

Nesta sexta-feira (11) cinco municípios sul-mato-grossenses completam 59 anos de emancipação. São eles: Anaurilândia, Ivinhema, Jateí, Pedro Gomes e Naviraí. 

Localizada a leste de Mato Grosso do Sul, Anaurilândia, com cerca de 9 mil habitantes, tem sua história ligada com a Companhia Mate Laranjeira, pois foi por anos sua fonte econômica. O nome da cidade é em homenagem à esposa do fundador Ciriaco Gonzales, que se chamava Anaurelíssia Gonzáles.  A população vai curtir o aniversário da cidade com o show sertanejo da dupla Henrique e Diego. 

Localizada a 290 km de Campo Grande, o município de Ivinhema possui mais de 23 mil habitantes. As terras da região foram adquiridas por Reynaldo Massi, com intuito de implantar uma colônia agrícola e um novo núcleo urbano. Com a emancipação foi desmembrada do município de Dourados. A comemoração vai acontecer com a 2ª Festa do Peão, com shows de Ana Castela e a dupla Jads e Jadson. 

A pequena Jateí, com um pouco mais de 4 mil habitantes, está localizada no sul do Estado. Parte da região da Grande Dourados, local que teve um rápido crescimento pelas reformas do governo de Getúlio Vargas. A região se tornou povoada de fato quando os colonos cruzaram o Rio Dourados invadindo a área. Jateí comemora o aniversário com diversos shows e hoje será a cantora sertaneja Lauana Prado. 

O município de Pedro Gomes, tem seus primeiros registros, por volta de 1838, quando chegaram os primeiros imigrantes na região. Entre eles, Antônio Teodoro de Carvalho, que se apossou de uma extensa gleba de terras, antes ocupadas pelos indígenas Caiapós e Coroados. Atualmente a região localizada no centro norte do Estado, tem cerca de 7.500 habitantes, e em sua emancipação foi desmembrada do município de Coxim. 

Distante a 365 km da Capital, o município de Naviraí foi fundado por volta de 1952 e tem seu nome derivado de uma palavra indígena. Com um grande número de espécies de árvores, a região deu seus primeiros passos com a extração de madeira. Atualmente possui cerca de 56 mil habitantes. A população comemora a data na  28º Exponavi, com diversos shows sertanejos. 

Cidades

Anac cria painel com indicadores de qualidade de aeroportos concedidos

Objetivo é tornar informação acessível para usuários

06/01/2025 22h00

Anac cria painel com indicadores de qualidade de aeroportos concedidos

Anac cria painel com indicadores de qualidade de aeroportos concedidos FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

Continue Lendo...

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou painel com indicadores de qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias de 29 aeroportos brasileiros. Trata-se do Painel Indicadores de Qualidade de Serviço em Aeroportos Concedidos, que apresenta informações específicas por aeroporto, mês a mês, levando em conta todos os aspectos medidos pela agência no acompanhamento dos contratos de concessão.  O objetivo é tornar a informação acessível e intuitiva para os usuários.

O acompanhamento dos indicadores por parte da Anac permite verificar se os aeroportos concedidos à iniciativa privada estão oferecendo serviços apropriados aos usuáriosdo transporte aéreo e aos operadores de aeronaves.O aeroporto quetiver desempenho abaixo do estabelecido no contrato pode ser penalizado no reajuste de tarifas e multado, de acordo com as regras da concessão.. 

Indicadores de Qualidade de Serviço  

Os Indicadores de Qualidade de Serviço (IQS) fazem parte do sistema de monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços listados nos contratos de concessão de aeroportos. São dados e informações para avaliar a qualidade de elementos essenciais do atendimento prestado aos usuários do transporte aéreo. Os IQS são agrupados de acordo com os seguintes aspectos: serviços diretos; disponibilidade de equipamentos; pesquisa de satisfação de passageiros. 

O aspecto de serviços diretos contempla o tempo na fila de inspeção de segurança e de atendimento a Passageiros com Necessidades de Atendimento Especial (Pnae). Quanto ao aspecto de disponibilidade de equipamentos, estão incluídos os indicadores que medem o percentual de tempo em que equipamentos essenciais ao funcionamento do aeroporto estão efetivamente em condições de operar. 

Por fim, os indicadores da pesquisa de satisfação são aqueles apurados junto aos passageiros a partir da aplicação de entrevistas ou questionários, realizados por empresa especializada. O resultado de cada indicador é calculado pela média aritmética das notas dadas pelos passageiros, que variam em uma escala de 1 a 5, sendo 1 péssimo e 5 muito bom.  

Em caso de conflito, sugestões ou outras manifestações sobre os serviços prestados por um aeroporto, o usuário do transporte aéreo deve entrar em contato com a ouvidoria da concessionária ou ainda pelo Consumidor.gov.br. Além disso, os cidadãos também podem enviar à Anac suas manifestações ou reclamações sobre a qualidade do serviço prestado no transporte aéreo e pelas concessionárias pelo Fala.BR. 

Serviço Militar

Alistamento feminino: Exército abre 99 vagas em Campo Grande

Vagas estão disponíveis para mulheres que completam 18 anos em 2025; veja como se inscrever

06/01/2025 19h45

Alistamento militar feminino está disponível até junho

Alistamento militar feminino está disponível até junho Divulgação

Continue Lendo...

É mulher, mora em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e deseja se alistar no Exército Brasileiro? Prepare-se para a oportunidade, pois o Comando Militar do Oeste (CMO) está oferecendo 99 vagas para quem completa 18 anos em 2025.

As vagas estão abertas às mulheres nascidas em 2007, que deverão fazer sua inscrição — ou alistamento — até o dia 30 de junho. A incorporação às Forças Armadas está prevista para o ano de 2026.

As jovens que completam 18 anos em 2025, ao contrário dos homens, cujo alistamento é obrigatório, podem se incorporar às Forças Armadas como voluntárias.

As 99 vagas disponibilizadas pelo CMO são destinadas aos batalhões, grupamentos e companhias localizados em Campo Grande, mas também há vagas previstas na Marinha, no 6º Distrito Naval, situado em Ladário.

Há duas maneiras de realizar o alistamento militar:

  • Presencialmente, nas juntas militares dos municípios;
  • Pela internet, neste site específico criado pelo Exército Brasileiro.

Em Campo Grande, nos três primeiros dias de alistamento, 153 mulheres que completam 18 anos em 2025 já se inscreveram.

Até o momento, as mulheres ingressaram nas Forças Armadas como militares de carreira, mediante aprovação em concurso público, ou como militares temporárias, por meio de seleção conduzida pelas Regiões Militares.

Alistamento Feminino

O Governo Federal publicou, no dia 28 de agosto, o Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024, que regulamenta o Serviço Militar Inicial Feminino voluntário no Brasil. Uma vez incorporadas, as militares estarão sujeitas aos direitos, deveres e penalidades estabelecidos pela Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964, e pelo Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966.

As voluntárias não terão estabilidade no serviço militar e, após o desligamento do serviço ativo, integrarão a reserva não remunerada das Forças Armadas.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).