Cidades

FERROVIA

Codesul apoia Mato Grosso do Sul na inclusão de traçado da Norte-Sul

Codesul apoia Mato Grosso do Sul na inclusão de traçado da Norte-Sul

DA REDAÇÃO

05/04/2011 - 00h00
Continue lendo...

Na Carta de Porto Alegre, assinada durante reunião ontem (4) do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), os governadores dos Estados do Rio Grande do Sul, presidente do Codesul, Tarso Genro; de Santa Catarina, João Raimundo Colombo; e do Paraná, Carlos Alberto  Richa, decidiram apoiar o Estado de Mato Grosso do Sul na solicitação ao Ministério de Transportes sobre a inclusão do traçado Campo Grande-Maracaju-Dourados-Mundo Novo-Cascavel no projeto da ferrovia Norte-Sul.

A Carta que sintetiza as resoluções e outros documentos foi elaborada na reunião dos governadores dos estados membros do bloco, na capital da gaúcha. Em seu discurso, o governador André Puccinelli ressaltou que a união dos quatro estados potencializa a ação política e administrativa que os estados terão junto ao governo federal.

André citou o exemplo do traçado da ferrovia já incluída no Programa de Aceleração do Crescimento [PAC I] desde o mês de janeiro de 2008. “A ferrovia foi incluída mas ainda não saiu do papel. Tão somente agora com a atuação dos governadores e o apoio de todos conseguimos ter a publicação no Diário da União da determinação dos estudos do traçado da linha férrea, e assim, unidos e cada vez mais atuantes, poderemos fazer com que os projetos saiam mais rapidamente”, afirmou André.

De acordo com Puccinelli, a Ferrosul já tem licitação do projeto executivo a partir de Estrela do Oeste (SP) e será uma ferrovia nova, de bitola larga, o que permite o escoamento mais rápido da produção. “Temos a cidade de Maracaju, que é epicentro, onde solicitamos o início da construção da ferrovia. Será a oportunidade de exportar cinco milhões de toneladas de grãos, um milhão de toneladas de açúcar e dois bilhões de litros de álcool. Por si só esse quantitativo diz do potencial do Mato Grosso do Sul. Muitos mercados são menos distantes do Porto de Rio Grande (RS) do que o Porto de Santos (SP), então, com este traçado, economiza frete e teremos competitividade maior nos nossos produtos. A integração do ramal Ferroeste com o rama Norte-Sul é de extrema importância não só para o Estado, mas para os Estados do Sul”, comentou.

Na Carta de Porto Alegre consta também a resolução que cria a Comissão Permanente da Ferrosul - que será coordenada pelos secretários estaduais de infraestrutura -,e um ofício que será enviado à presidente da República, Dilma Roussef, sobre o assunto.

Em seu discurso, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, ressaltou a importância da Ferrosul e disse que “será uma oportunidade no Estado, já que somos grandes produtores, principalmente de milho. Estamos perdendo a competitividade e a ferrovia vai minimizar essa condição. É um privilégio desenvolver ações de forma conjunta”.

Já o governador do Paraná, Beto Richa, afirmou que a união possibilita avanços, como a implantação da Ferrosul “que vai ajudar a desenvolver economicamente e fortalecer os portos. Tenho a certeza que unidos, com objetivos comuns, teremos avanços consistentes”, destacou.

Os recursos para as obras de integração dos Estados, segundo o presidente do Codesul, governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, serão do PAC I e II e do orçamento da união. O traçado deverá ser incluído no Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT) e o grupo permanente formado para o traçado da ferrovia Norte-Sul deverá ficar atento para a inclusão do projeto no Plano Plurianual (PPA).

O objetivo é viabilizar a construção de um ramal interligando a Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados, até Cascavel, no Paraná, passando por Mundo Novo e Guaíra. Pelo volume transportado em outros portos, a saída por trem por Paranaguá é a melhor alternativa para escoar a produção.

Cidades

Turistas são resgatados após ficarem perdidos na mata em Bonito

Quatro homens decidiram iniciar o ano descendo o rio Formoso a nado, mas acabaram se perdendo em meio à mata

02/01/2025 18h34

Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

No dia 1º de janeiro, para comemorar o início do ano, quatro turistas decidiram descer o rio Formoso a nado no início da tarde. Contudo, acabaram se perdendo em meio à mata em Bonito.

Segundo informações da assessoria do Corpo de Bombeiros repassadas ao Correio do Estado, desde o acionamento, o resgate durou cerca de três horas.

Os turistas relataram que estavam nadando próximo às margens do rio, saindo de uma propriedade rural, quando a mata ficou fechada. Nesse ponto, entraram em contato com plantas conhecidas como arranha-gato e capim-navalha.

Ainda que a vegetação causasse desconforto, o grupo só decidiu parar ao avistar uma cachoeira e optou por não seguir em frente. Como não retornaram, e as horas foram passando, os familiares acionaram o Corpo de Bombeiros.

A equipe realizou o trajeto durante a noite e, após percorrer alguns quilômetros, começou a ouvir gritos de socorro das vítimas. Conforme os bombeiros, o grupo revezava os gritos em intervalos regulares para facilitar a localização.

Dessa forma, os bombeiros conseguiram localizar os quatro homens, que estavam bem. O resgate emocionou um deles, que chorou muito e, segundo relatos, sofreu uma crise nervosa.

Mesmo na escuridão e em uma região de mata fechada, a equipe conseguiu realizar o resgate com sucesso. Eles desceram o rio utilizando técnicas de segurança e cuidado, garantindo que todos saíssem da área até uma estrada vicinal. Os turistas foram encaminhados ao hospital local e liberados após receberem atendimento.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Corumbá inicia mutirão de limpeza mudando visual para o Carnaval

Além de preparar a cidade para receber turistas, preocupação é também com a incidência de casos de dengue, zika vírus e Chikungunya

02/01/2025 17h45

Mutirão de limpeza já se iniciou no primeiro dia útil em Corumbá

Mutirão de limpeza já se iniciou no primeiro dia útil em Corumbá Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O primeiro dia de trabalho do prefeito corumbaense Gabriel Oliveira foi pelas ruas da cidade, tomada pelo lixo e mato reflexos do abandono da gestão anterior. A preocupação não é apenas com a incidência de casos de dengue, zika vírus e Chikungunya, mas em preparar a cidade para receber os milhares de turistas em março, quando ocorrerá o carnaval.

Logo pela manhã, Gabriel lançou as ações da campanha "Feliz Cidade, Cidade Limpa, Povo Feliz", na rua Pedro de Medeiros, bairro Popular Velha. Conversou com moradores e se reuniu com seu secretariado e técnicos, oportunidade em que pediu o empenho de todos. "Será uma campanha de longo prazo e vamos envolver as escolas e empresas", disse.

Novo visual

O foco central é a prevenção às doenças em um período de muita chuva, porém o aspecto de abandono da cidade preocupa o novo gestor. "É uma limpeza do ambiente que a gente vê na cidade, que, infelizmente, está tomada pela sujeira. Acredito que até o carnaval vamos fazer uma boa conscientização e conseguir transformar o visual da cidade", comentou.

Logo cedo, trabalhadores e máquinas "invadiram" o bairro Popular Velha com serviços de em roçada, pintura de meio-fio, coleta de lixo, varrição e controle de endemias nas ruas, terrenos baldios, prédios públicos e residências. A entrada da cidade, pelas BRs 262 e 359, também receberão atenção especial.

O deputado Paulo Duarte acompanhou o início do mutirão e afirmou que a cidade vive um novo momento. "De fato, Corumbá vai viver novos tempos. Tenho certeza que o doutor Gabriel será, junto com a Bia (vice-prefeita), o grande condutor dessa mudança. Estarei sempre aqui para apoiar toda e qualquer ação da prefeitura", destacou.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).