Kettryllen Oshiro, 19 anos, conquistou o primeiro lugar no concurso que elegeu a mais bela reeducanda do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), realizado na tarde desta quinta-feira (6), na Capital. O segundo lugar ficou com a interna, Eva Lúcia Long e o terceiro com Ana Paula Iel.
A vencedora “Miss Primavera 2011” do EPFIIZ conta que resolveu participar da disputa por insistência das colegas de cela. “Elas acreditavam na minha vitória, me deram muito apoio, e isso ajudou eu me sentir melhor, mais vaidosa. O concurso fez com que eu voltasse a gostar de me arrumar”, comenta.
Nascida e criada na Vila Nhá-Nhá, Kettryllen está presa por tráfico de drogas já alguns meses na unidade penal. Segundo ela, a conquista agora pode representar uma nova vida quando deixar a prisão. “Me motiva a tocar minha vida longe das drogas, e pra minha avó ter mais orgulho de mim”, diz emocionada, revelando que dedicará o título avó, sua grande “mãe e amiga”.
Neste 8º ano do concurso “Miss Primavera” no presídio, dez candidatas, escolhidas pelas companheiras de alojamento subiram à passarela. Sob a forte torcida das colegas, elas desfilaram nos trajes: esporte, banho e gala; e foram avaliadas nos quesitos nos quesitos desenvoltura na passarela, postura, simpatia e beleza.
Já o tradicional no presídio, o concurso tem por objetivo estimular a autoestima das reeducandas e propiciar a ressocialização por meio do lazer, segundo a diretora do EPFIIZ, Dalma Fernandes.
Para o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), “a realização do concurso dentro do presídio, num ambiente de alegria e total descontração, demonstra o respeito pela pessoa encarcerada e ainda representa uma ferramenta que estimula o bom comportamento entre as detentas”.
A coordenadora especial de Políticas Públicas para a Mulher do Estado de Mato Grosso do Sul, Tai Loschi destaca o miss primavera não é só um momento especial para as internas que desfilam, mas também para todas que estão no estabelecimento prisional. “Um mês antes do concurso toda a população carcerária fica envolvida com a preparação do evento, demonstrando total disciplina para que o evento aconteça com sucesso”, ressalta.
Assim como no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, o concurso de beleza entre as internas está sendo realizado em todos os presídios femininos da Capital, já tendo sido eleita também a representante de Corumbá: a angolana Vissolela de Almeida Carlos Branco. Também escolherão suas misses as unidades de Três Lagoas, Bataguassu, São Gabriel do Oeste, Ponta Porã e Rio Brilhante. As vencedoras representarão suas unidades no concurso estadual, programado para o próximo mês.
Fonte: Governo do MS

