Cidades

NA TORCIDA

Confira o que abre e fecha nesta segunda-feira (05), estreia do Brasil nas oitavas de final

Veja o horário de funcionamento de diversos setores de Campo Grande

Continue lendo...

Classificado em primeiro do grupo G, o Brasil faz sua estreia pela chamada "oitavas de final" da Copa do Mundo, contra a equipe da Correia do Sul, nesta segunda-feira (05), às 15h pelo horário de Mato Grosso do Sul. 

Com isso, confira o que abre e fecha na segunda (05) em Campo Grande. 

Shoppings

Como de costume durante os jogos da seleção, os quatro shoppings - Campo Grande; Norte Sul; Bosque dos Ipês e Pátio Central -  não alteram seus horários de funcionamento. 

Vale resslatar que, os comerciantes de cada unidade podem fechar suas lojas até meia hora antes do jogo do Brasil, reabrindo as portas 30 minutos depois da partida.  

Hemosul

Necessitado de doações nesta época do ano, o Hemosul seguirá com a coleta hoje (05) até às 13h. Entretanto, ainda é necessário que decreto seja publicado no Diário Oficial Eletrônico de Mato Grosso do Sul. 

Detran 

Semelhante à situação do Hemosul, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran) segue decreto, e agência deve repetir o horário de funcionamento do último jogo, com expediente entre 07h30 até 13h30.

Supermercados

Conforme a Associação Sul-mato-grossense de Supermercados (AMAS), como os jogos não são feriado, cabe a cada estabelecimento decidir se paralisa; fecha durante os jogos, ou mantem o funcionamento normal. 

Importante frisar que, segunda a AMAS, é necessário que cada supermercado informe seus clientes das medidas tomadas.

Delegacias

Pelo decreto estadual, delegacias funcionam até 13h30, com exceção das Delegacias de Pronto Atendimento (Depacs), Cepol, no Tiradentes e Centro e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Órgãos públicos municipais

Seguindo o que foi estipulado no decreto 15.424, de 9 de novembro de 2022, como a seleção joga nesta segunda-feira às 15h,  fica concedido ponto facultativo a partir das 14 horas. 

Central IPTU

Com funcionamento normal durante os jogos do Brasil, a Central da IPTU abre das 8h00 às 16h00, com Teleatendimento funcionando das 8h00 às 16h00 em regime de plantão.

Cartórios

Baseado na portaria 334/2022, publicada no dia 8 de novembro, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), tanto o Judiciário quanto os Cartórios tem expediente das 7h30 às 13h30.

Correios 

O expediente será finalizado às 14h.

Bioparque

Horário de visita será das 8h00 às 13h30, serão entregues um limite de 500 senhas.

REME

Com os professores da Rede Municipal de Educação em greve, desde a sexta-feira (2), não haverá aula no município.

Rede Estadual

Para a Rede Estadual de Ensino, tanto os professores quanto os alunos serão liberados às 11h00. 

Comércio

Confome Fecomércio, as orientações se mantém iguais às repassadas pela entidade nos jogos passados. Sendo assim, cada comerciante decide se irá fechar ou se irá funcionar normalmente.

 

Assine o Correio do Estado

CALAMIDADE

Governo envia kits para cidades do Amazonas que enfrentam seca severa

Insumos e medicamentos atendem 81 mil pessoas por 30 dias

05/10/2024 23h00

Foto: Ricardo Valarini Constantino

Continue Lendo...

O governo federal enviou, na madrugada desta sexta-feira (4), kits de medicamentos e insumos para cidades do Amazonas que enfrentam uma das mais severas secas na região.

Os 54 kits vão permitir atendimento a 81 mil pessoas (cada kit pode atender 1,5 mil pessoas) por um período de 30 dias nos municípios mais impactados.

De acordo com o Ministério da Saúde, na semana passada a titular da pasta, Nísia Trindade, se reuniu com os secretários de saúde da região Norte do país para ampliar o diálogo sobre as necessidades de cada estado.

Na mesma data, o ministério iniciou a campanha Se tem fumaça, tem que ter cuidado, para alertar a população e gestores de saúde sobre os riscos que a poluição do ar representa para a saúde pública.

A pasta também disponibilizou uma página dedicada ao tema, em que a população pode encontrar orientações sobre os cuidados com a saúde e como se proteger durante o período de queimadas.

A ideia é mobilizar a sociedade para adotar medidas preventivas e reduzir os impactos à saúde provocados pela exposição à fumaça.

*Com informações do Ministério da Saúde e Agência Brasil

MEIO AMBIENTE

Brasil e Dinamarca buscam intensificar parcerias em sustentabilidade

Rainha dinamarquesa visitou Embrapa Cerrados e teve agenda com Lula

05/10/2024 22h00

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Continue Lendo...

Biodiversidade, sustentabilidade e mudanças climáticas estão na agenda diplomática do Brasil e da Dinamarca. Como parte dessa parceria, a rainha da Dinamarca, Mary Donaldson, visitou nesta sexta-feira (4) a sede da Embrapa Cerrados e conheceu as tecnologias aplicadas no país para alinhar integração lavoura-pecuária e sustentabilidade. A Embrapa Cerrados é uma empresa pública e uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Bisgaard Pedersn, considera o trabalho da Embrapa "revolucionário" e adiantou que o país pretende aprofundar as parcerias com o Brasil. "O trabalho aqui é muito inspirador. Precisamos aprender com a Embrapa, levar os resultados, comparar e avançar nessa cooperação", disse Pedersen.

Para a presidente da Embrapa, Silvia Massuruhá, a visita da comitiva dinamarquesa representa uma oportunidade para estreitar laços com a Dinamarca e apresentar as tecnologias de integração entre agropecuária e meio ambiente. Massuruhá lembrou que um dos desafios da Embrapa é garantir a segurança alimentar no Brasil com base em práticas sustentáveis. “Buscamos aumentar a produtividade conservando os recursos naturais", ressaltou a presidente.

Na última quinta-feira, a comitiva dinamarquesa também visitou o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus (AM). O Inpa é referência nos estudos da biodiversidade amazônica e no entendimento do funcionamento da maior floresta tropical contínua do mundo.

Manto Tupinambá

Ainda nesta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a rainha da Dinamarca, Mary Donaldson, no Palácio do Planalto. Participaram da reunião o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim. A rainha estava acompanhada pelo ministro do Clima e Energia, Lars Aagaard, e pela embaixadora da Dinamarca, Eva Bisgaard Pedersen.

Lula convidou a Dinamarca a participar da Aliança Contra a Fome, que o Brasil lançará no encontro do G20, em novembro, no Rio de Janeiro. O presidente também agradeceu à Dinamarca pela devolução do Manto Tupinambá ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro. O item é considerado um ente vivo, de caráter espiritual, que traz identidade, memória e pertencimento para os povos indígenas do Brasil, especialmente para as populações tupi.

A rainha manifestou solidariedade em relação às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, bem como às secas e incêndios em outras regiões do país. Ela também relatou que Brasil e Dinamarca compartilham muitos valores e ideias comuns. Entre os temas da visita estavam o acesso à saúde por telemedicina, igualdade de gênero e preservação ambiental.

Casada com o príncipe Frederico X, Mary é uma patronesse do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), da Organização das Nações Unidas (ONU).

*Com informações da Agência Brasil

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).