Cidades

CONFIRMADO

Estudante com coronavírus esteve na boate Valley na véspera do exame

Jovem está em Campo Grande e diz não ter apresentado nenhum sintoma da doença

Continue lendo...

Jovem de Campo Grande é uma das primeiras diagnosticadas com o novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul. Thayany Silva, esteve em festa de formatura na casa noturna Valley, em Campo Grande, na noite da última quarta-feira (11). A jovem recebeu o resultado do exame neste sábado (14) com a confirmação do diagnóstico.  

“Eu fui à festa de formatura sem ter ideia de que poderia estar com coronavírus, depois que meu namorado, que está em São Paulo, foi confirmado eu fui correndo fazer o teste. Mas eu não estou sentindo nada, não tive nenhum sintoma, só um incomodo na garganta que passou rápido”, explicou Thayany ao Correio do Estado.

Ela informou que está na Capital e que agora outras pessoas que tiveram contato com ela também farão testes. “A Valley não estava muito cheia porque era uma festa de formatura. Agora que fui confirmada meus pais farão os exames também”, confirmou .

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), Thayany Silva esteve na Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Leblon na quinta-feira (12), um dia depois de ter ido à casa noturna.  

NAMORADO

Thayany é namorada do empresário Ueze Zahran Stamatis, que mora em São Paulo, e testou positivo para novo coronavírus na noite da última quinta-feira (12). Ele anunciou o teste em seu perfil do Instagram. A postagem causou alvoroço entre os amigos dele na capital sul-mato-grossense. Ao Correio do Estado, ele disse que não vem à cidade há mais de quarenta dias. “Faz um bom tempo que não vou a Campo Grande”.  

Thayany, por sua vez, que mora em Campo Grande, esteve com Ueze no último fim de semana, no Rio de Janeiro (RJ). O empresário não se lembra se contraiu o novo coronavírus na capital paulista ou na capital fluminense.  

“Estou aqui para ajudar (a esclarecer). Ela estava comigo no Rio. Já estou achando que não foi no Rio que eu peguei isso”, contou. “Deixei ela (Thayany no Aeroporto de Guarulhos). Ela estava de máscara e eu não”, complementou Ueze.

Ueze também falou sobre a ida à festa. “Eu pedi para ela não ir porque ela não sabia do meu resultado. Ela foi porque não estava sentindo nada. Foi com as amigas dela, não vi problema nenhum nisso. Queria que ela tivesse esperado, porque realmente, eu não sabia que eu estava (com o coronavírus)”, disse o empresário, que está em isolamento domiciliar.

Cidades

Aumento na conta de luz: Aneel ativa bandeira vermelha patamar 2 em outubro

A bandeira vermelha patamar 2 chegou a ser anunciada para o mês de setembro

27/09/2024 21h00

Conta de Luz em outubro virá mais cara na bandeira 2

Conta de Luz em outubro virá mais cara na bandeira 2 Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira (27) que vai acionar a bandeira tarifária vermelha patamar 2 para a conta de luz em outubro. A medida vai acrescentar R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e entra em vigor na próxima terça (1º).

A elevação do nível tarifário foi justificada pelo risco hidrológico e pelo aumento do PLD (Preço de Liquidação de Diferenças), o valor de referência da energia no mercado atacadista.

A bandeira vermelha patamar 2 chegou a ser anunciada para o mês de setembro, mas a Aneel voltou atrás alegando ter encontrado erros nos cálculos e adotou o patamar 1.

O aumento da conta de luz em outubro será o terceiro deste ano. Houve uma sequência de bandeiras verdes de abril de 2022 a maio de 2024. Em julho, foi adotada a bandeira amarela, e a verde chegou a retornar em agosto, mas foi interrompida pela vermelha nível 1 em setembro.

O acionamento da bandeira vermelha e a ampliação do uso das térmicas são respostas do setor à seca extrema que atinge o Brasil que, de um lado, reduz a disponibilidade de água para geração de energia, e, de outro, aumenta a demanda da população por ela.

Apesar do cenário preocupante, que também reacendeu a discussão sobre o retorno do horário de verão no Brasil, autoridades já afirmaram que o nível dos reservatórios brasileiros tem mais que o dobro do registrado em 2021 -última vez que a bandeira vermelha patamar 2 havia sido acionada.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Segundo a agência, com as bandeiras, o consumidor ganha um papel mais ativo e pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta.

A Aneel também reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.
 

*Informações da Folhapress 

Honraria

TJMS concede Ordem de Mérito Judiciário ao deputado Londres Machado

A honraria é destinada a pessoas e entidades nacionais ou estrangeiras pelos serviços que tenham os tornado dignos do reconhecimento da Justiça sul-mato-grossense

27/09/2024 20h54

Divulgação

Continue Lendo...

O deputado Londres Machado foi agraciado com a insígnia Ordem de Mérito Judiciário, no grau Grande Oficial, concedida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

O evento foi realizado, às 17h desta sexta-feira (27), durante solenidade naquele Poder. A honraria foi uma indicação do desembargador Carlos Eduardo Contar e entregue pelo presidente do TJMS, desembargador Sérgio Martins.

O parlamentar expressou sua gratidão e ressaltou sua felicidade pela honra em receber a Ordem do Mérito Judiciário. Londres Machado tem presença marcante na história de Mato Grosso do Sul, tendo sido sete vezes presidente do Legislativo estadual e governador interino em duas ocasiões. Atualmente cumpre o seu 13º mandato.

Ordem do Mérito Judiciário

A Ordem do Mérito Judiciário do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, destina-se a galardoar pessoas e entidades nacionais ou estrangeiros pelos serviços que tenham se tornado dignos do reconhecimento da Justiça Sul-mato-grossense.

A honraria é composta dos seguintes graus: Privativo: Grande Colar. Outorgadas: Grã-Cruz; Grande Oficial; Comendador; Oficia; e Cavaleiro.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).