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Corrupção em Maracaju: Vereadores afastados podem retomar cargos em janeiro de 2023

Parlamentares devem votar Lei de Diretrizes Orçamentárias e outros projetos

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Os vereadores afastados da Câmara Municipal de Maracaju devem ficar fora de seus cargos até o dia 05 de janeiro, quando uma nova decisão judicial deve ser tomada. Até lá, os suplentes, que serão empossados nesta terça-feira (13), devem ocupar as cadeiras vagas.

Alvos da Operação Dark Money, deflagrada pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) na quarta-feira (7), os parlamentares afastados são investigados pelo desvio de R$ 23 milhões da Casa de Leis.

Dentre os oito vereadores suspensos está o então presidente da Câmara Municipal, Robert Ziemann, que foi substituído pelo vice-presidente Gustavo Veterinário, que se reuniu com os demais parlamentares e suplentes na manhã desta segunda-feira (12). 

Por meio da assessoria de comunicação, os suplentes que devem assumir são Daniel Ruiz (DEM), Célio Franco de Oliveira (MDB), Vergínio da Silva (MDB), Rudimar Oliveira Lautert (MDB), Maria das Graças Alves de Lima (MDB), Nelson José dos Santos (PSDB), Rosane Jung (PSDB) e Odair Robert Schwinn (Patriota). 

Com receita estimada e despesa fixada em R$ 404,5 milhões, os vereadores deverão votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). De acordo com a assessoria, o valor soma o orçamento fiscal e de seguridade social. 

Além da LDO, os parlamentares devem limpar a pauta de projetos até o dia 16 de dezembro,já que o recesso parlamentar de fim de ano se inicia no dia 19. 

OPERAÇÃO DARK MONEY

A Polícia Civil deflagrou a terceira fase da Operação Dark Money para apurar o desvio de verbas públicas por meio de uma conta bancária clandestina que teria sido aberta em nome da prefeitura da cidade. 

As investigações apontam que o esquema foi orquestrado durante a gestão do ex-prefeito Maurílio Ferreira Azambuja, que foi chefe do Executivo entre de 2017 a 2020. 

Em entrevista ao Correio do Estado, a delegada Ana Cláudia Medina, que coordenou a operação explicou que a conta paralela existe pelo menos desde 2019, que servia para movimentar valores sem controle dos órgãos fiscais do município.

“Na gestão de 2019 e 2020, foram movimentados valores em uma conta paralela, que foi criada para movimentar uma folha de pagamento de servidores de forma clandestina e, também, para o pagamento de fornecedores sem qualquer tipo de licitação”, detalhou Medina.

Ao que tudo indica pelo menos 11 vereadores dos 13 que exerceram mandatos entre 2019 e 2020 participavam do esquema de corrupção. Destes 11, oito acabaram sendo reeleitos para uma nova gestão, mas estão com as atividades na Câmara Municipal suspensas por, pelo menos, 30 dias.

 

BR-262

Cães farejadores encontram maconha e cocaína em carregamento de ureia

Um casal de bolivianos que estava no veículo foi preso em flagrante e deve responder pelo crime de tráfico internacional de drogas. Após a apreensão de fardos de supermaconha e cocaína, eles foram encaminhados à Polícia Federal em Campo Grande.

20/09/2024 16h04

Os entorpecentes estavam escondidos em meio a carga de fertilizantes

Os entorpecentes estavam escondidos em meio a carga de fertilizantes Aquidauana Notícias/ Divulgação

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Com a ajuda de cães farejadores, equipes da Polícia Militar encontraram meia tonelada de maconha e uma carga de cocaína escondidos em um caminhão de ureia, na BR-262, em Anastácio, a 137 quilômetros de Campo Grande. Um casal de bolivianos, responsável pelos entorpecentes, foi detido em flagrante e responderá pelos crimes de tráfico de drogas. A operação destaca a eficácia do trabalho policial no combate ao tráfico na região.

Conforme informações policiais, equipes da Polícia Militar de Aquidauana realizavam rondas pela região quando avistaram uma carreta com placas da Bolívia e decidiram fazer uma abordagem. A ação resultou na apreensão de meia tonelada de maconha e carga de cocaína escondidos no veículo, destacando a vigilância constante das autoridades na luta contra o tráfico de drogas.

Os entorpecentes estavam escondidos em meio a carga de fertilizantes Divulgação/ Aquidauana Notícias

Durante a vistoria da carga, os policiais acionaram o apoio de cães farejadores da Polícia Militar, que localizaram 497 kg de maconha e 21 kg de cocaína escondidos em compartimentos destinados a guardar utensílios de cozinha. A apreensão evidencia a eficácia das operações policiais e o uso de cães farejadores no combate ao tráfico de drogas na região.

O local estava trancado com cadeado, e os policiais precisaram estourá-lo para acessar os compartimentos, onde encontraram os entorpecentes. Além disso, outra parte da droga foi descoberta em meio à carga de ureia, utilizada como fertilizante agrícola. 

No local, os cães e os agentes da Polícia Militar encontraram diversos fardos de supermaconha e cocaína. As autoridades seguem investigando a procedência das drogas e o envolvimento dos suspeitos.

Questionados, o casal de bolivianos, identificado como Juan Vernando Hinojosa, de 33 anos, e sua companheira, Alvina Vargas Roca, de 30, negou a existência da droga, mas foi preso em flagrante. 

Os entorpecentes e o veículo, foram encaminhados a Polícia Civil de Anastácio. 

O casal de bolivianos deve responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas. Eles foram transferidos para a sede da Polícia Federal de Campo Grande. 

 

*Informações do Aquidauana Notícias 

 

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PRF

Identificação de motoristas infratores passa a ser feita de forma digital

Procedimento pode ser feito toda vez que o proprietário do veículo for notificado por multas cometidas por outro motorista; Saiba como fazer

20/09/2024 15h34

Proprietários de veículos podem indicar motoristas responsáveis por multas

Proprietários de veículos podem indicar motoristas responsáveis por multas Foto: Arquivo

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A partir deste mês de setembro, proprietários de veículos poderão fazer a indicação do motorista responsável por infrações de trânsito de forma digital e automática. O novo serviço é disponibilizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com objetivo de facilitar a identificação dos condutores infratores.

A identificação de condutor infrator é um procedimento assegurado por lei e poderá ser feita toda vez que o proprietário do veículo for notificado de multa referente às infrações de trânsito cometidas por outro motorista.

A indicação de quem estava dirigindo no momento da infração pode ser feita por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito e e do Portal de Serviços Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), facilitando a transferência de pontos para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor real.

Com o serviço online, não é mais necessário que o motorista vá até uma das unidades administrativas ou utilize os Correios.

"A análise das interações é agora totalmente automatizada, garantindo um processo instantâneo e livre de intervenção humana, o que reduz o risco de erros e agiliza o atendimento", disse a PRF, em nota.

Como indicar o condutor infrator

A infração de trânsito é de responsabilidade do condutor, e não do proprietário do veículo.

Caso o motorista não seja identifiado no ato do cometimento da infração, o proprietário do veículo pode indicar o verdadeiro responsável pelo cometimento da infração, viabilizando a transferência da pontuação para a CNH do condutor indicado.

A indicação é feita por meio do Formulário de Identificação do Condutor Infrator (FICI).

O proprietário do veículo ou o principal condutor tem o prazo de 30 dias, contados da data de expedição da notificação da autuação ou publicação por edital, para indicar o condutor infrator, conforme dispõe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O serviço é acessível via aplicativo ou portal, permitindo que o processo seja realizado diretamente do celular, tornando-o mais prático e eficiente.

Para indicar o condutor infrator, é necesário preencher o Formulário com os dados do motorista em questão.

O FICI deve ser assinado pelo proprietário do veículo e pelo condutor infrator, eletronicamente por meio da conta gov.br e deve ser enviado junto com a notificação da autuação.

O solicitante se responsabilizará, nas esferas cível, administrativa e penal, pela veracidade das informações e dos documentos fornecidos.

Não cabe identificação de condutor para infrações com abordagem nem para as infrações de competência de proprietário.

O serviço eletrônico oferece as seguintes vantagens:

  • Praticidade: A possibilidade de realizar a identificação pelo celular elimina a necessidade de deslocamento até um órgão público.
  • Rapidez: O tempo estimado para a análise do pedido é de aproximadamente dois dias úteis, facilitando a resolução das infrações.

Caso não seja feita a identificação do infrator dentro do prazo estipulado, o proprietário será considerado responsável pela infração.

Proprietários de veículos podem indicar motoristas responsáveis por multas

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