Cidades

MEIO AMBIENTE

Corumbá é município brasileiro mais devastado por queimadas dos últimos 40 anos

Pesquisa do MapBiomas aponta que o município pantaneiro têm acumulo de 3,8 milhões de hectares queimados ao longo de 4 décadas

Continue lendo...

Conhecida como a capital do Pantanal, o município de Corumbá, de acordo com pesquisa do MapBiomas, é a cidade com maior área de mata queimada do país nos últimos 40 anos.

Levantamento realizado de 1985 a 2024, aponta que a cidade de Corumbá, localizada a 426 km da capital Campo Grande, têm área queimada de mais 3,8 milhões de hectares acumulados ao longo de quatro décadas.

A pesquisa do MapBiomas apresentada na primeira edição do Relatório Anual do Fogo (RAF), elaborado a partir de dados abertos, e análises de mapas de alta resolução que compilam informações precisas sobre as queimadas e incêndios florestais registrados no Brasil ao longo de 2024 e nas últimas quatro décadas, também informa que o Pantanal, bioma que têm sua maior extensão no município de Corumbá, têm a marca de ser o bioma mais atingido por incêndios nos últimos 40 anos.

De acordo com a pesquisa, três de cada quatro hectares (72%) do bioma Pantaneiro queimaram duas vezes ou mais vezes nas últimas quatro décadas, no Pantanal é onde se encontra a maior incidência de extensões queimadas superiores a 100 mil hectares (19,6%).

Nesse período, a quase totalidade (93%) dos incêndios registrados no bioma ocorreu em vegetações nativas, especialmente em formações campestres e campos alagados (71%). As pastagens representaram 4% das áreas atingidas por fogo.

Em 2024, houve, também, um aumento de 157% da área queimada no Pantanal, na comparação com a média histórica de 40 anos avaliada pelo MapBiomas Fogo.

Sobre os dados, o coordenador de mapeamento do Pantanal no MapBiomas, Eduardo Rosa, explica como a dinâmica do fogo no Pantanal acontece. “Os dados históricos mostram a dinâmica do fogo no Pantanal, que se relaciona com a presença da vegetação natural e com os períodos de seca. Em 2024, o bioma queimou no entorno do Rio Paraguai, região que passa por maiores períodos de seca desde a última grande cheia em 2018”, disse o coordenador.

No ano passado, um levantamento divulgado pelo MapBiomas já mostrava que Corumbá foi o município brasileiro mais afetado por queimadas em 2024, com 332,802 mil hectares destruídos. Os dados também revelavam, através do “Monitor do Fogo”, que o Pantanal no 1º semestre do ano foi o 3º bioma mais atingido pelas chamas, com 458,548 mil hectares.

Conforme o mapeamento, a área degradada do bioma pode variar de 800 mil hectares (6,8%) até 2,1 milhões de hectares (quase 19%). 

Embora seja um local que convive com o fogo, a incidência de incêndios nos últimos cinco anos fez com que 9% das formações florestais no Pantanal, que são áreas sensíveis ao fogo, tenham sido prejudicadas.    

Em 2023, foram mais de 600 mil hectares queimados no Pantanal, 97% dos quais ocorreram entre setembro e dezembro. O mês de novembro concentrou 60% do total da área queimada.

Prevenção

Em 2025 o Governo do Estado prepara e executa a Operação Pantanal 2025, que inclui investimentos diversos, treinamento das equipes para atuar nos incêndios florestais e ainda a instalação das bases avançadas em áreas remotas do bioma, que permitem ações de combate ao fogo de maneira rápida e ágil.

Desde o ano passado, como parte do ‘plano estadual de manejo integrado do fogo’, onze bases avançadas foram instaladas pelo CBM (Corpo de Bombeiros Militar) e passaram a operar em diferentes regiões do Pantanal, em locais de difícil acesso e com histórico de incêndios florestais.

Toda a estrutura das bases, de acordo com o Governo do Estado, foi organizada para atender áreas específicas e delimitar o tempo de resposta, em situações de incêndios florestais, com agilidade.

O posicionamento das equipes no Pantanal segue estudo da Diretoria de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros (DPA), para estar próximo de regiões onde a ocorrência do fogo é mais comum, e a vegetação é mais sensível.

Fogo em outros biomas

O RAF aponta, ainda, a Amazônia como o epicentro das queimadas em 2024, com 15,6 milhões de hectares consumidos – mais da metade da área total queimada no Brasil e o maior valor da série histórica, 117% acima da média. Pela primeira vez, a vegetação florestal superou as pastagens como uso da terra mais afetado, somando 6,7 milhões de hectares queimados.

A Mata Atlântica também registrou um recorde negativo, com 1,2 milhão de hectares queimados, um aumento de 261% sobre a média histórica, principalmente em áreas já alteradas pela ação humana.

O Cerrado apresentou os dados mais preocupantes: 3,7 milhões de hectares queimaram mais de 16 vezes em 2024, e a formação florestal perdeu 7,7 milhões de hectares, 287% acima da média.

Segurança na Fronteira

Brasil terá delegacia da PF na Bolívia para combater PCC e CV

Medida integra acordo firmado entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Rodrigo Paz e prevê troca contínua de inteligência, operações conjuntas e reforço da segurança na faixa de fronteira.

03/08/2026 19h05

O ministro do Governo da Bolívia, Marco Oviedo, anunciou a instalação de um escritório permanente da Polícia Federal brasileira no país para ampliar a cooperação no combate ao crime organizado e ao narcotráfico na região de fronteira.

O ministro do Governo da Bolívia, Marco Oviedo, anunciou a instalação de um escritório permanente da Polícia Federal brasileira no país para ampliar a cooperação no combate ao crime organizado e ao narcotráfico na região de fronteira. Foto: Reprodução

Continue Lendo...

O governo da Bolívia anunciou um novo passo na cooperação bilateral com o Brasil para enfrentar o avanço das organizações criminosas que atuam na faixa de fronteira entre os dois países. A principal medida será a instalação de um escritório permanente da Polícia Federal brasileira em território boliviano, iniciativa que busca ampliar o compartilhamento de informações de inteligência e fortalecer as investigações contra grupos ligados ao narcotráfico e ao crime organizado.

O anúncio foi feito pelo ministro do Governo da Bolívia, Marco Oviedo, que explicou que a presença permanente da Polícia Federal permitirá uma atuação mais integrada entre as forças de segurança dos dois países, especialmente diante do aumento da violência registrado nas regiões fronteiriças.

Segundo o ministro, o novo modelo de cooperação também prevê a presença de representantes da Polícia Boliviana no Brasil, estabelecendo um canal permanente para o intercâmbio de dados estratégicos e ações coordenadas.

 "Haverá um escritório permanente da Polícia Federal na Bolívia. Também teremos uma representação da Polícia Boliviana no Brasil para manter um fluxo contínuo de inteligência e informações, além do apoio logístico oferecido pelo governo brasileiro por meio da Polícia Federal", afirmou Oviedo.

De acordo com o ministro, a iniciativa faz parte dos entendimentos firmados durante uma reunião realizada em abril entre o presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, quando os dois governos acertaram o fortalecimento da cooperação na área de segurança pública.

Segundo Marco Oviedo, a expectativa do governo boliviano é de que os primeiros passos para a implementação da iniciativa sejam colocados em prática nas próximas duas semanas.

Nesse período, os dois países deverão iniciar a execução do projeto que prevê a instalação do escritório permanente da Polícia Federal na Bolívia, além da estruturação dos mecanismos de cooperação e compartilhamento contínuo de informações entre as forças de segurança.

Plano "Fronteiras Seguras"

Além da instalação do escritório permanente da Polícia Federal, o governo boliviano informou que colocará em prática nas próximas semanas o programa "Fronteiras Seguras", destinado a ampliar a fiscalização e intensificar operações de combate ao tráfico de drogas, armas e outros crimes transnacionais.

O plano prevê reforço dos controles em cidades consideradas estratégicas para o narcotráfico, entre elas Cobija, Guayaramerín, San Matías e Puerto Suárez, municípios localizados próximos à fronteira brasileira.

Segundo Oviedo, essas localidades são apontadas como importantes corredores utilizados por organizações criminosas para o transporte de drogas e a movimentação de integrantes de facções.

"O objetivo é realizar operações conjuntas entre a Polícia Boliviana e a Polícia Brasileira para impedir a circulação de criminosos e enfraquecer as rotas utilizadas pelo tráfico", destacou.

Escalada de violência preocupa autoridades

O anúncio ocorre em meio ao aumento da violência no departamento de Santa Cruz, onde uma sequência de homicídios elevou o nível de alerta das autoridades bolivianas.

Entre as vítimas está um subtenente da Polícia Boliviana, assassinado após atuar em investigações contra grupos criminosos na região de San Matías, município vizinho ao estado de Mato Grosso do Sul.

Em resposta, o governo boliviano mobilizou mais de 200 policiais para reforçar a segurança e intensificar as investigações em San Matías e, posteriormente, em San Ignacio de Velasco.

Disputa entre facções internacionais

Segundo o governo da Bolívia, a atual onda de violência é consequência da disputa entre grandes organizações criminosas sul-americanas pelo controle das rotas internacionais do narcotráfico.

As autoridades apontam que o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) disputam o domínio dos corredores utilizados para o envio de drogas ao Brasil e a outros mercados internacionais, transformando a região de fronteira em um dos principais focos de tensão na segurança pública sul-americana.

A instalação de uma base permanente da Polícia Federal brasileira na Bolívia representa uma mudança significativa na cooperação entre os dois países e sinaliza uma estratégia de atuação mais integrada contra organizações criminosas que operam além das fronteiras nacionais.

A expectativa dos governos é que o compartilhamento contínuo de inteligência e a realização de operações conjuntas aumentem a capacidade de repressão ao narcotráfico e reduzam a influência das facções na região fronteiriça.

Operação reforça cooperação entre os países

O fortalecimento da cooperação entre Brasil e Bolívia ocorre em um momento de intensificação das ações contra o crime organizado na região de fronteira.

Nesta segunda-feira (3), uma operação conjunta entre forças de segurança dos dois países resultou na prisão de Neno Rasuk, apontado pelas autoridades como um dos alvos de investigações relacionadas ao crime organizado transnacional.

A captura reforça a estratégia de integração entre os governos e evidencia a importância do compartilhamento de inteligência para combater facções e organizações criminosas que atuam além das fronteiras nacionais.

 

Ensino

IFMS abre inscrições para mestrado com 16 vagas na Capital

Podem participar candidatos com diploma de graduação em qualquer área reconhecida pelo Ministério da Educação

03/08/2026 18h15

Divulgação/IFMS

Continue Lendo...

As inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA27) do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) seguem até 20 de agosto.

O curso é oferecido gratuitamente pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), no Campus Campo Grande, com 16 vagas disponíveis para ingresso em 2027, com reservas para ações afirmativas, servidores da instituição e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

Podem participar candidatos com diploma de graduação em qualquer área reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Também são aceitas inscrições de estudantes que estejam concluindo o último semestre ou ano da graduação, desde que apresentem o comprovante de colação de grau no momento da matrícula.

Das 16 vagas ofertadas pelo IFMS, 14 são regulares e duas extranumerárias. A distribuição prevê quatro vagas para ampla concorrência, seis destinadas às ações afirmativas - sendo três para candidatos negros (pretos e pardos), uma para indígenas, uma para quilombolas e uma para pessoas com deficiência (PcD) —, quatro para servidores efetivos do IFMS e duas vagas adicionais exclusivas para servidores da Fundect.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio da página nacional do Profnit, até as 23h59 (horário de Brasília) de 20 de agosto.

A taxa de participação é de R$ 350, e o candidato deverá anexar o comprovante de pagamento, em formato PDF ou JPG, dentro do prazo estabelecido.

O processo seletivo será realizado em duas etapas obrigatórias. A primeira consiste em uma prova nacional virtual, marcada para 12 de setembro, às 14h (horário de Brasília), com duração de uma hora e 30 minutos.

O exame será aplicado pela plataforma Fábrica de Provas e terá 20 questões de múltipla escolha baseadas na bibliografia oficial sobre propriedade intelectual e inovação.

Os candidatos devem observar o fuso horário local e utilizar computador ou notebook para realizar a prova, já que tablets e smartphones não serão aceitos. Além disso, o sistema apresentará as questões de forma sequencial, sem permitir o retorno às perguntas anteriores.

A segunda etapa será a análise curricular. Os aprovados na prova objetiva deverão encaminhar, entre 1º e 11 de outubro, um único arquivo em PDF contendo documentos pessoais, diploma, histórico escolar da graduação, currículo emitido pela Plataforma Lattes e o formulário de Barema preenchido. A ausência de qualquer documento exigido resultará na desclassificação do candidato.

Matrículas

As matrículas e o início das aulas estão previstos para 2027, conforme calendário acadêmico que será divulgado pelo IFMS. As atividades presenciais ocorrerão no Campus Campo Grande, às sextas-feiras e aos sábados, nos períodos da manhã e da tarde.

O Profnit é um mestrado profissional em rede nacional cuja instituição sede é a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O programa tem como foco a formação de profissionais qualificados para atuar em Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), no empreendedorismo de base tecnológica e na gestão de ecossistemas de inovação em instituições de ensino, empresas, órgãos públicos e organizações sociais.

Serviço 

Mais informações, incluindo a bibliografia recomendada e o edital de retificação, estão disponíveis na página oficial do Profnit. Dúvidas sobre a oferta em Mato Grosso do Sul podem ser encaminhadas para o e-mail [[email protected]](mailto:[email protected]).

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).