Cidades

EDITORIAL

Credibilidade e linha clara em favor de nosso Estado e Campo Grande

Credibilidade e linha clara em favor de nosso Estado e Campo Grande

Redação

07/02/2014 - 00h00
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Circulando pela primeira vez em 7 de fevereiro de 1954, portanto, há 60 anos, o Correio do Estado, como não poderia deixar de ser, desempenhou papel importante na História de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande. É, certamente, um dos jornais diários mais antigos do nosso Brasil. Com muito orgulho de todos nós que construímos a sua história: poucos jornais sobreviveram a um período tão longo de vida ininterrupta.

A sobrevivência de uma empresa jornalística é ditada, sobretudo, pela sua linha jornalística e capacidade de administração. Respeitando os seus leitores, sempre, o Correio do Estado tem adotado uma linha clara em favor do nosso Estado e de Campo Grande. Sem nunca ter falseado com aqueles que nele confiaram, os milhares de leitores diários. Milhões ao longo destes 60 anos. Como sempre deixamos bem claro, desde o nosso primeiro exemplar, temos compromisso com Campo Grande e com os que nos seguem diariamente.

O Correio do Estado, desde seu primeiro número, sempre deixou claras as suas posições em favor desta comunidade. Ao contrário de muitos outros diários que foram lançados e sucumbiram, o Correio do Estado permanece líder, digno da confiança dos campo-grandeses.

Se assim não fosse, teria sido atirado para a vala comum que sepultou dezenas de empresas.

Uma das primeiras orientações do professor José Barbosa Rodrigues (assim ele gostava de ser chamado), que, durante a maior parte de nossa vida, administrou com sabedoria não apenas a administração, mas também a linha editorial: não se pode falsear, muito menos enganar seus leitores. Por isso mesmo, nossa longa história foi marcada por atos de perseguições, principalmente de governos e governantes. Sempre tivemos lado. E continuaremos tendo. E nossos leitores saberão, como sempre souberam, de que lado estamos. Sem enganação. E esta é uma das razões maiores do nosso sucesso.

Quando, há pouco mais de uma década, o professor J. Barbosa deixou a empresa, após uma visita demorada em todos os setores, a geração mais jovem assumiu a direção. Na saída, ele anunciou, de forma muito lúcida, que estava satisfeito com a forma como o Correio do Estado estava sendo conduzido. Assim, retirava-se com tranquilidade. Nunca mais voltaria, disse ele, para não intervir na nova gestão. Foi para casa, continuar vivendo com a sua amada, a professora Henedina Hugo Rodrigues.

O Correio do Estado sempre foi moderno, graças à visão do professor J. Barbosa. Ele sempre apoiou todas as mudanças sugeridas pelos filhos. Foi assim que, no tempo das rotativas antigas, saltou para o sistema off-sett. E assim prosseguiu a sua modernização, com novas rotativas, impressão 100% a cores, diagramações novas. O nosso “velho” Correio do Estado chega aos 60 anos com “cara” de novo, tantas as inovações, e com espírito de jovem, vez que continuamos com nosso propósito maior de servir, com dedicação e destemor, a nossa comunidade. É um dia especial para toda a família Correio do Estado. Superespecial. Nós nos veremos, comemorando, no septuagésimo aniversário. Até lá.

CAMPO GRANDE

Segunda remessa do Passe do Estudante 2025 está aberta

Benefício vale para alunos de escolas e universidades públicas e particulares que morem a uma distância de, no mínimo, dois quilômetros da instituição de ensino

15/01/2025 08h15

Alunos pegando ônibus para irem estudar

Alunos pegando ônibus para irem estudar DIVULGAÇÃO/PMCG

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Cadastro do Passe do Estudante 2025 está aberto para alunos campo-grandenses interessados em utilizar o transporte público de graça, na ida e volta, de casa para escola/universidade e vice-versa.

O benefício vale para alunos regularmente matriculados em escolas e universidades públicas e particulares, de Campo Grande, que morem a uma distância de, no mínimo, dois quilômetros da instituição de ensino. Cada estudante pode escolher até seis linhas.

Interessados devem fazer a inscrição, neste site, de 13 a 19 de janeiro. A segunda remessa dos cartões será entregue em 10 de fevereiro de 2025, na unidade escolar/acadêmica do aluno. 

Quanto mais tarde o estudante efetuar o cadastro, mais o passe demorará para chegar. Quanto mais cedo o aluno fazer a inscrição, mais cedo o passe chega.

Cadastro de Pessoa Física (CPF) e foto digital são obrigatórios no cadastro ou recadastro. Além do CPF, são exigidos demais dados pessoais, filiação, endereço, escola e linhas. O estudante pode cadastrar no máximo seis linhas.

O envio da foto pode ser realizado através do aplicativo “PegFácil“, do Consórcio Guaicurus, disponível para download no PlayStore/AppleStore ou através de upload no Portal do Passe do Estudante.

Estudantes que estão fazendo o passe pela primeira vez devem pagar a taxa de confecção do cartão nos terminais do Consórcio Guaicurus: PegFácil 13 Maio; PegFácil 14 de Julho; PegFácil Afonso Pena; PegFácil Hércules Maymone; PegFácil Planeta Real; PegFácil Shopping Campo Grande; Terminal Aero Rancho; Terminal Bandeirantes; Terminal General Osório; Terminal Guaicurus; Terminal Júlio de Castilho; Terminal Morenão; Terminal Moreninhas e Terminal Nova Bahia.

Alunos que possuem guarda compartilhada podem cadastrar mais de um endereço.

INSCRIÇÃO

Confira o passo a passo para realizar o cadastro do Passe do Estudante 2023:

  • Acesse este site
  • Clique em “Cadastrar”
  • Insira o CPF
  • Insira a data de nascimento
  • Selecione a opção se é a primeira vez que utiliza o passe ou não
  • Tirar a foto digital
  • Preencha os dados pessoais: nome, sobrenome, nome de um responsável próximo, endereço, telefone, celular, cidade, estado, e-mail e etc
  • Selecione as linhas do ônibus (é possível escolher até 6 linhas)
  • Imprimir protocolo
  • Assinar o protocolo
  • Levar o protocolo assinado na escola

CANCELAMENTO DO CARTÃO

O benefício do passe do estudante será cancelado imediatamente, caso:

  • O estudante não se identificar à fiscalização da Agetran/Consórcio Guaicurus quando solicitado
  • Passe duas pessoas juntas na catraca
  • O estudante forneça informações falsas ou desatualizadas à Agetran ou Consórcio Guaicurus
  • O estudante recarregue o cartão sem estar frequentando as aulas
  • Terceiros recarreguem o cartão
  • O estudante participe de algazarras, brigas e pichações nos terminais
  • O estudante desembarque pela porta dianteira ou embarque pela porta traseira fora dos terminais e peg-fácil
  • O estudante não comunique imediatamente à Agetran sobre perda/roubo do cartão do estudante
  • O estudante faça uso do cartão para ir e voltar do trabalho/estágio ou qualquer outro local que não seja a instituição de ensino

 

Golpe

Idoso tem cinco anos de desconto indevido na aposentadoria em MS

A Defensoria Pública constatou que um estelionatário realizou um empréstimo utilizando os dados de um idoso, que teve dinheiro descontado desde 2019

14/01/2025 19h00

Reprodução Redes Sociais

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A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, ao ser procurada pela filha de um idoso de 71 anos, constatou que, desde 2019, um banco vinha descontando valores indevidos da aposentadoria da vítima.

Com o auxílio da Defensoria, o idoso conseguiu uma liminar na Justiça que impede o banco de realizar novos descontos enquanto o caso é analisado. Os descontos estavam relacionados a um empréstimo consignado que a vítima afirmou nunca ter contratado.

A situação só veio à tona quando a filha do aposentado percebeu os descontos e, ao revisar os extratos bancários para ajudar o pai, notou discrepâncias. Diante disso, decidiu procurar a Defensoria, que constatou que a assinatura no contrato do empréstimo não correspondia à assinatura do idoso.

Para comprovar, foi realizada a comparação entre a assinatura da vítima no RG e a assinatura no documento do empréstimo, que apresentaram diferenças claras.

Segundo o defensor público Pedro Lenno Rovetta Nogueira, responsável pelo caso, as provas indicam que o contrato foi realizado de forma fraudulenta, sugerindo que os dados do idoso foram utilizados por um estelionatário.

Isso, conforme apontado, teria sido possível devido a falhas no sistema de segurança da instituição financeira, cujo nome não foi divulgado. O defensor destacou que casos semelhantes são comuns e orientou a população a procurar a Defensoria Pública em situações desse tipo.

O processo segue na Justiça, e a Defensoria pediu a anulação do contrato de empréstimo, a devolução de todos os valores descontados e uma indenização de R$ 10 mil por danos morais para a vítima.

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