O contrabando de pneus paraguaios tem crescido nos últimos meses, em Mato Grosso do Sul, considerando o aumento no volume de apreensões desse tipo de mercadoria. A constatação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), organismos com atribuições de policiamento e repressão na região de fronteira.
Nos primeiros seis meses deste ano, por exemplo, a PRF e DOF interceptaram 6.071 pneus vindos do Paraguai. São quase dois mil a mais se comparar às apreensões do mesmo período do ano passado, quando os dois segmentos recolheram 4.107 unidades.
Somente a PRF, no último semestre, apreendeu 5.157 pneus adquiridos no país vizinho e trazidos ilegalmente para o Brasil. Em todo o ano passado foram 9.101. O DOF recolheu 914 unidades no semestre computado. O comércio ilegal é alimentado por uma diferença de preço de quase 50% entre os praticados no Estado e no Paraguai.
A fiscalização tem sido rotineira nas rodovias que dão acesso às cidades paraguaias e, conforme os policiais que trabalham na área, a compra de pneus, mesmo para quem os troca lá, é ilegal e sujeita o dono à perda dos produtos, do veículo e a um processo criminal por contrabando ou descaminho. Situações como essas são observadas principalmente em carretas, que vão ao país vizinho com pneus velhos e retornam com pneus novos.
AUMENTOS
Ainda segundo a polícia, a tendência é de que o ano feche com aumento significativo nas apreensões. No início, do mês, por exemplo, quatro homens foram flagrados na região de Maracaju e Dourados, pelo Departamento de Operações de Fronteira, com pneus contrabandeados.
As quatro apreensões ocorreram com minutos de intervalo, em duas regiões diferentes. Na primeira abordagem, um caminhão Mercedes-Benz transportava de Ponta Porã para Campo Grande 51 pneus, novos e usados, sem a documentação de regularidade fiscal. O motorista disse ter sido contratado para distribuir os pneus em várias borracharias de Campo Grande.
Já em um veículo Santana, os policiais localizaram 24 pneus novos para carro, dois para motocicleta e 51 unidades de câmara de ar para pneus. O motorista também afirmou que as mercadorias destinavam-se à revenda na Capital.
Em outros dois veículos, uma equipe policial da Força Tática do 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados e o DOF apreenderam também mais pneus. Um deles era um Ford Deserter, com 147 pneus. Outro veículo era um VW Gol, branco, que transportava 24 pneus.
CASO RECENTE
Na quarta-feira à noite, policiais do Departamento de Operações de Fronteira apreenderam um veículo Fiat Palio branco, com placas de Campo Grande, carregado com 20 pneus novos. A mercadoria foi adquirida no Paraguai e o condutor não portava a documentação de regularidade fiscal. A apreensão ocorreu durante abordagem para fiscalização na região de Ponta Porã.
O motorista, de 28 anos de idade, contou aos policiais que revenderia os pneus na Capital. A ocorrência foi registrada e entregue à Receita Federal de Ponta Porã para os procedimentos legais.