Após alerta sobre golpes em sites vendas, os criminosos migraram para grupos nas redes sociais, em especial em grupos fechados no Facebook. A polícia alerta que compra e venda de veículos roubados na internet configura crime com pena de 1 a 4 anos, tanto para o vendedor quanto para quem compra. Outra manobra dos criminosos é roubo de placas para "maquiar" a idenficação de um veículo.
Grupos criados para vendas dos chamados veículos "bob", com documentação atrasada, têm facilitado a venda de veículos roubados, é o que explica o delegado adjunto da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (Defurv), Bruno Henrique Urban. "Os criminosos trocam as placas, por placas de veículos em dia, exemplo que temos muitos registro de placas roubadas aqui em Campo Grande", detalha.
Segundo o delegado, as placas dos veículos são roubadas para enganar o comprador. "Eles colocam essas placas em veículos roubados com as mesmas características e na hora de puxar o nada consta, o veículo mostra-se regular, sendo que a placa original foi trocada", explica.
Os grupos criados nas redes sociais não podem ser impedidos de existir, pois judicialmente não há nenhuma lei que impeça criação de grupos fechados, mas o crime de compra e venda de veículo roubado na internet, pode ser evitado com alguns cuidados dos compradores. "Imagine que um veículo não pode estar bem abaixo do valor de mercado, não posso comprar um carro por R$ 10 mil e vender por R$ 1 mil, posso? Claro que não, com isso desconfie de imediato da proposta, pois certamente trata-se de veículo roubado", ressalta o delegado.
Ainda conforme Bruno, estão sendo feitos estudos jurídicos para punir a prática desse tipo de crime também contra financeiras. "O cara compra um carro com alienação financeira e revende o carro, passando a dívida para um terceiro, este não irá pagar essa conta, é o que acontece na maior parte dos casos. No estudo que estamos fazendo, pretendemos obrigar que a alienação também seja transferida na venda, de modo que a financeira não venha a ser vítima nessas ocasiões", revela.
Algumas dicas para quem for comprar um veículo, é para verificar, além do emplacamento, a numeração do chassis. "Se for um veículo roubado, provavelmente o chassi estará raspado. Precisa se atentar com o perfil do vendedor. Nunca receber o veículo em locais ermos, pátios de mercados, durante a noite. Se comprar uma veículo tendo aceitado essas condições, o comprador será autuado e responderá por receptação", alerta o delegado.
O caso de pessoas que tentam resolver "com as próprias mãos" preocupa os policiais, Bruno explica que, se identificado um veículo roubado, o correto é acionar a polícia, para então ser efetuada a prisão do autor.


