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Crucial para celulose e biocombustíveis, governo de MS avalia melhorias no transporte ferroviário

Entre as pautas de reunião da Semadesc com o Ministério dos Transportes, estão a construção de um novo trecho ferroviário e modernização da Malha Oeste

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Crucial para o desenvolvimento econômico do estado, especialmente em relação à competitividade do setor de celulose e biocombustíveis, o governo de Mato Grosso do Sul estuda melhorias no transporte ferroviário estadual.

Entre os avanços, estão a construção de um novo trecho ferroviário e a modernização da Malha Oeste no estado.

As pautas foram discutidas nesta quarta-feira (30), em reunião entre o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia (Semadesc); e o Leonardo Cezar Ribeiro, secretário Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes; em Brasília.

Novo trecho ferroviário

O primeiro assunto discutido foi a construção de uma ferrovia de 47 quilômetros, ligando o projeto Sucuriú Arauco à Malha Oeste.

O processo de autorização está em andamento na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT ) e já foi encaminhado ao Ministério da Infraestrutura e à Secretaria de Portos.

De acordo com o cronograma estabelecido, a expectativa é que, até o final de março, a resolução autorizando a obra seja publicada.

O secretário Jaime Verruck lembra que a empresa de celulose Arauco sinalizou que pretende iniciar a construção da ferrovia em setembro de 2025.

“Dentro desse cronograma, a Arauco tem uma sinalização de iniciar essa obra em setembro desse ano. Então, nós teríamos aí a primeira autorização da ferrovia Shortline, uma ferrovia ligando a indústria até a Malha Norte, para futuramente fazer todas as operações de exportação de celulose da Arauco”, afirmou.

O investimento na unidade da Arauco é de 4,6 bilhões de dólares, valor que reforça a relevância do projeto para a economia de Mato Grosso do Sul.

Verruck destacou, ainda, que a ferrovia da Arauco pode ser a primeira ferrovia Shortline do Brasil a ser autorizada após a regulamentação da lei do marco regulatório das ferrovias.

“Provavelmente, consolidando com a primeira autorização ferroviária do Brasil, após a regulamentação da lei do marco regulatório das ferrovias”, enfatizou o secretário.

Revitalização da Malha Oeste

O segundo tema abordado na reunião, foi a revitalização da Malha Oeste. A modernização prevê a recapacitação do trecho entre Corumbá e Porto Esperança, a rebitolagem da linha entre Campo Grande, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas.

Além disso, está prevista a construção de um novo trecho ferroviário conectando Três Lagoas a Aparecida do Taboado e à operação da empresa Suzano.

O Tribunal de Contas da União (TCU) neste momento analisa a proposta e, em caso de aprovação, os investimentos poderão ser realizados a partir do segundo semestre de 2025, com previsão de conclusão para 2026.

“Temos que garantir a competitividade de Mato Grosso do Sul, e o transporte ferroviário é um elemento estratégico dentro dessa perspectiva. O fortalecimento das ferrovias vai contribuir para melhorar o escoamento da produção até o Porto de Santos, impulsionando a logística e a economia regional”, finalizou o secretário reforçando a importância das melhorias.

Novo edital da Rota da Celulose reduz exigências de duplicação da BR-262

Publicado nesta quinta-feira (30) o novo edital para privatização de 870 quilômetros de rodovias da chamada Rota da Celulose, alterou, entre outros quesitos, a exigência para duplicações na BR-262. O edital original previa 129 quilômetros. Agora, serão 101 quilômetros. O leilão está previsto para o dia 8 de maio, na bolsa de valores de São Paulo. 

O edital inicial, que não atraiu interessados na tentativa de leilão realizada no começo de dezembro do ano passado, previa a duplicação do trecho entre Campo Grande e a fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo, que foi mantido no edital de agora. 

As obras, que começarão um ano depois do início da concessão e terão de ser concluídas em cinco anos, demandarão, conforme o edital, investimentos R$ 617 milhões.

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Segurança passa mal ao inalar gás tóxico em posto de saúde de MS

O vazamento ocorreu na câmara fria da unidade, onde são armazenados os medicamentos

28/07/2025 18h13

Reprodução Governo do Estado

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O Corpo de Bombeiros foi acionado após um segurança inalar gás tóxico proveniente da câmara fria de um posto de saúde, no bairro Cohab, em Ladário, município localizado a 421 km de Campo Grande.

Uma equipe se deslocou para a unidade por volta das 19h21 de domingo (27). O posto fica na rua Nicola Scaffa e o chamado foi feito devido a um vazamento de gás na câmara fria, onde são armazenados os medicamentos da unidade.

Segundo informações levantadas com os profissionais que trabalham no local, o segurança do turno da noite passou mal após inalar o gás tóxico e precisou ser encaminhado ao pronto-socorro.

A equipe precisou entrar na unidade utilizando equipamentos de proteção respiratória. Os bombeiros abriram todas as portas e janelas para permitir a ventilação natural do ambiente.

Durante a inspeção, os bombeiros constataram que a câmara fria emitia um sinal sonoro, que estava ativado.

Após realizar todo o procedimento de segurança, a equipe repassou as orientações necessárias sobre os cuidados que devem ser adotados em casos de vazamento de gás tóxico.

O estado de saúde do profissional, assim como a origem exata do vazamento, não foi informado pela assessoria do Corpo de Bombeiros.

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Chamamento público

ONG intermedia obras ambientais de R$ 3,6 milhões em dois municípios de MS

Edital prevê obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento de rios

28/07/2025 18h00

Foto: Divulgação

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Com obras em torno de R$ 3,6 milhões, o Instituto Taquari Vivo abriu processo seletivo para contratação de empresa especializada na readequação de estradas vicinais e construção de terraços nos municípios de Figueirão e Alcinópolis.  A ONG venceu o Edital de Chamamento Público lançado pelo Governo do Estado e intermediará as obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento dos rios da região. 

As intervenções devem beneficiar diretamente áreas de alta vulnerabilidade ambiental. Os municípios possuem solos arenosos e são fortemente impactados pelas condições precárias das estradas e pelo uso intensivo do solo, o que agrava o carreamento de sedimentos para os cursos d’água.

A contratação prevê a execução de 25 quilômetros de readequação de estradas rurais de leito natural, 375 quilômetros de terraços com camalhão central e 2.460 encabeçamentos nas extremidades dos terraços em cada um dos dois municípios. O objetivo é conter a erosão e impedir que sedimentos continuem impactando negativamente os rios locais.

A empresa vencedora terá até 180 dias para concluir os trabalhos após a emissão da ordem de serviço, com possibilidade de prorrogação mediante justificativa técnica. A fiscalização e a aprovação das obras ficarão sob responsabilidade do próprio Instituto Taquari Vivo.

Ainda segundo o edital, não será permitida subcontratação, e as empresas deverão comprovar experiência prévia na execução de obras similares, além de equipe técnica  para garantir o cumprimento das metas ambientais e estruturais previstas.

Serviço

As empresas interessadas devem encaminhar suas propostas até o dia 14 de agosto de 2025, às 17h30, para o e-mail [contato@taquarivivo.org]. O processo seletivo será conduzido com base no critério de menor preço global. 

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