Cidades

educação

Curso de Medicina da UEMS não está garantido para 2015

Curso de Medicina da UEMS não está garantido para 2015

DA REDAÇÃO

21/07/2014 - 00h00
Continue lendo...


Salas de aula ficarão prontas até o fim do ano - Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Principal novidade do câmpus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que está sendo construído em Campo Grande, o curso de Medicina ainda não está garantido para o ano que vem. A informação é do reitor da universidade, professor Fábio Edir. Por enquanto, a instituição garante a continuidade dos sete cursos de graduação e três mestrados já existentes na Capital, segundo informa o jornal Correio do Estado.

Conforme a reportagem de Patrícia Belarmino, quando a construção do câmpus campo-grandense foi anunciada, veio também a confirmação de que seria oferecido o curso de Medicina, o terceiro na Capital. Agora, a realidade é diferente. Para colocar o curso em funcionamento e garantir a abertura de vagas para o ano de 2015, a direção da UEMS corre contra o relógio para resolver questões burocráticas. O principal entrave é o tempo. A universidade tem que inserir até o fim de outubro as vagas que serão ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) no fim deste ano, com ingresso no primeiro semestre de 2015.

O projeto pedagógico do novo curso também está em fase de elaboração. Apenas após a conclusão dele será possível ver quantos docentes e técnicos administrativos deverão ser contratados. Por enquanto, não há previsão de concursos, inclusive devido ao período eleitoral.

Cidades

Aumento na conta de luz: Aneel ativa bandeira vermelha patamar 2 em outubro

A bandeira vermelha patamar 2 chegou a ser anunciada para o mês de setembro

27/09/2024 21h00

Conta de Luz em outubro virá mais cara na bandeira 2

Conta de Luz em outubro virá mais cara na bandeira 2 Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira (27) que vai acionar a bandeira tarifária vermelha patamar 2 para a conta de luz em outubro. A medida vai acrescentar R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e entra em vigor na próxima terça (1º).

A elevação do nível tarifário foi justificada pelo risco hidrológico e pelo aumento do PLD (Preço de Liquidação de Diferenças), o valor de referência da energia no mercado atacadista.

A bandeira vermelha patamar 2 chegou a ser anunciada para o mês de setembro, mas a Aneel voltou atrás alegando ter encontrado erros nos cálculos e adotou o patamar 1.

O aumento da conta de luz em outubro será o terceiro deste ano. Houve uma sequência de bandeiras verdes de abril de 2022 a maio de 2024. Em julho, foi adotada a bandeira amarela, e a verde chegou a retornar em agosto, mas foi interrompida pela vermelha nível 1 em setembro.

O acionamento da bandeira vermelha e a ampliação do uso das térmicas são respostas do setor à seca extrema que atinge o Brasil que, de um lado, reduz a disponibilidade de água para geração de energia, e, de outro, aumenta a demanda da população por ela.

Apesar do cenário preocupante, que também reacendeu a discussão sobre o retorno do horário de verão no Brasil, autoridades já afirmaram que o nível dos reservatórios brasileiros tem mais que o dobro do registrado em 2021 -última vez que a bandeira vermelha patamar 2 havia sido acionada.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Segundo a agência, com as bandeiras, o consumidor ganha um papel mais ativo e pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta.

A Aneel também reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.
 

*Informações da Folhapress 

Honraria

TJMS concede Ordem de Mérito Judiciário ao deputado Londres Machado

A honraria é destinada a pessoas e entidades nacionais ou estrangeiras pelos serviços que tenham os tornado dignos do reconhecimento da Justiça sul-mato-grossense

27/09/2024 20h54

Divulgação

Continue Lendo...

O deputado Londres Machado foi agraciado com a insígnia Ordem de Mérito Judiciário, no grau Grande Oficial, concedida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

O evento foi realizado, às 17h desta sexta-feira (27), durante solenidade naquele Poder. A honraria foi uma indicação do desembargador Carlos Eduardo Contar e entregue pelo presidente do TJMS, desembargador Sérgio Martins.

O parlamentar expressou sua gratidão e ressaltou sua felicidade pela honra em receber a Ordem do Mérito Judiciário. Londres Machado tem presença marcante na história de Mato Grosso do Sul, tendo sido sete vezes presidente do Legislativo estadual e governador interino em duas ocasiões. Atualmente cumpre o seu 13º mandato.

Ordem do Mérito Judiciário

A Ordem do Mérito Judiciário do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul, destina-se a galardoar pessoas e entidades nacionais ou estrangeiros pelos serviços que tenham se tornado dignos do reconhecimento da Justiça Sul-mato-grossense.

A honraria é composta dos seguintes graus: Privativo: Grande Colar. Outorgadas: Grã-Cruz; Grande Oficial; Comendador; Oficia; e Cavaleiro.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).