A defesa de David Lopes Queiroz, o responsável por causar o acidente que levou à morte Drielle Leite Lopes e seus três filhos no dia 6 de abril, entrou com um pedido à Justiça de Campo Grande para a revogação da sua prisão preventiva.
David havia sido preso em flagrante após o acidente mas foi convertida em prisão preventiva, que é uma medida provisória que visa garantir o bom andamento do processo penal, evitando que o acusado cometa novos crimes ou atrapalhe o andamento das investigações.
A justificativa é a de que, dentro do regime prisional, o réu não tenha acesso a atendimento médico de forma devida, visto que sua saúde foi comprometida em virtude do acidente.
De acordo com o documento, David precisou receber diversas bolsas de plasma e remédios para dor que “de total certeza o presídio não é capaz de fornecer, visto que o atendimento de saúde prestado pelos estabelecimentos prisionais é extremamente precário e insuficiente, existindo somente para prestar o auxílio básico ao custodiado”.
“Importante salientar o esforço desta D. defesa em tentar prestar o auxílio necessário para que o Requerente tenha acesso ao tratamento médico adequado e, até mesmo, aos itens necessários à sua higiene básica, porém, existe um limite no podemos fazer, motivo pela qual expõe-se a situação, tendo em vista as consequências da manutenção do Requerente no sistema prisional”, consta no documento.
Alega, ainda, que a unidade prisional em que David se encontra não possui as medicações prescritas. No acidente, ele foi arremessado para fora do carro que dirigia, o que resultou na fratura do fêmur e da clavícula, necessitando de retorno médico.
No pedido, a defesa ainda dá a opção de converter a prisão preventiva em prisão domiciliar ou ao uso de tornozeleira eletrônica, em razão da necessidade dos tratamentos médicos.
A conversão de prisão preventiva em domiciliar pode ser deferida em casos onde “o réu se encontra extremamente debilitado em razão de uma doença grave aliada à impossibilidade de receber tratamento no estabelecimento prisional em que se encontra”.
O pedido da defesa finalizou pedindo urgência na deliberação e alegou que o acusado comparecerá em todas as intimações a que for chamado.
Relembre o acidente
Na noite do domingo, dia 6 de abril de 2025, Drielle Leite Lopes, de 29 anos, os três filhos (uma menina de 10 anos, um menino de 11 anos e um bebê de 3 meses), e o esposo, Oldinei Centurión Saraiva, de 42 anos, estavam em uma Saveiro retornando à Sidrolândia na BR-060 quando foram atingidos.
Conforme apurado pelo Correio do Estado, o Corsa, conduzido por David Queiroz, invadiu a pista contrária e atingiu violentamente a lateral da Saveiro. Ele trafegava em alta velocidade e em zigue-zague no sentido Sidrolândia-Campo Grande.
Após o impacto, a Saveiro foi atingida por uma carreta carregada por calcário e o Corsa foi parar às margens da rodovia e pegou fogo.
Drielle e as três crianças morreram na hora. Oldinei foi socorrido com vida e encaminhado ao hospital. Segundo a mídia local, a família voltava à Sidrolândia após um passeio.
David, motorista do Corsa, foi arremessado para fora do veículo, também foi socorrido e levado à unidade de saúde. O condutor da carreta não teve ferimentos.
O acidente causou um congestionamento de 10 quilômetros na rodovia, já que a via ficou interditada por algumas horas.
Prisão preventiva
No dia 8 de abril, foi decretada a prisão preventiva do mecânico após a polícia verificar que o motorista pudesse estar dirigindo sob efeito de álcool e, possivelmente, sob influência de cocaína.
A Polícia Civil havia pedido a prisão logo quando o homem deu entrada no hospital com nome falso e apresentando sinais de embriaguez como “hálito etílico e fala arrastada com palavras com baixo calão, não colaborativo e com períodos de sonolência”, conforme consta na ocorrência registrada pela polícia.


