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BALANÇO

Delegacia Virtual registrou quase 20 mil atendimentos no Estado

Delegacia Virtual registrou quase 20 mil atendimentos no Estado

NOTÍCIAS MS

08/12/2011 - 16h00
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Em balanço divulgado hoje (8) pela Secretaria de Justiça e Segurança Publica (Sejusp), foi revelado um balanço dos atendimentos da Delegacia Virtual de Mato Grosso do Sul (Devir) nos últimos onze meses. Foram registradas 19.534 notificações de furto simples, extravio e desaparecimento.

De acordo com o levantamento, o serviço mais procurado pelo atendimento online são os boletins de ocorrência de extravio. No total foram 18.314 entre janeiro e novembro, uma média de 1.665 registros mensais, o que representa 94% de todos os casos notificados na Devir. Os casos de furto simples somam 1.190, com média mensal de 108 notificações e 30 desaparecimentos, cerca de três boletins ao mês.

Com a proximidade das festas de fim de ano, o mês de novembro foi considerado mais crítico para os registros online, com 64 notificações diárias. O investigador Adilson Costa, supervisor da delegacia virtual, ressalta a importância de o consumidor ficar atento ao ir às compras. “É preciso ter cuidados especiais. A dica é colocar a bolsa na frente do corpo, como principal medida preventiva para se evitar pequenos furtos e até mesmo o extravio de documentos e pertences”, lembra Adilson.

De acordo com o supervisor da Delegacia Virtual, o extravio de identidade é mais comum com 35% das ocorrências, seguido de carteira de habilitação (32%) e carteira de trabalho (18%). Outros extravios como documentos de veículos, celulares e cartões completam a lista. Adilson lembra a população da importância do registro do boletim de ocorrência. “Ao extraviar qualquer documento o cidadão pode fazer a ocorrência em qualquer uma das 125 delegacias ou através da Delegacia Virtual, que é mais prático e mais rápido, evitando assim que alguém utilize o documento extraviado indevidamente”, explica o supervisor.

Levantamentos realizados recentemente apontam entre as ocorrências de 2007 a 2010 que 60% dos registros são furtos simples de celular e 40% de documentos públicos (identidades, carteiras de trabalho e outros). Adilson faz um alerta à população na hora de registrar o boletim na Devir. “Ao registrar extravio ou furto de celular, é obrigatório saber a marca e o modelo do aparelho, além do número de série e do Identificador Internacional de Equipamento Móvel (Imei), que podem ser encontrados na nota fiscal ou informados através do atendimento ao consumidor da operadora”, completa o supervisor.

Denúncias

Além do registro de ocorrências, outro serviço importante oferecido pelo site são as denúncias de violência contra crianças, adolescentes e mulheres; perturbação da tranquilidade; maus tratos a animais; queimadas; pontos de vendas de entorpecentes e outras. “A população deve denunciar, exercendo assim sua cidadania e agregando valor ao seu bairro, com a vantagem de morar em um local mais tranquilo. O denunciante não precisa se identificar, precisa somente estar provido da maior quantidade de informações possíveis”, ressalta Adilson Costa.

Atendimento

A delegacia abrange todo Estado e o atendimento é feito 24 horas todos os dias da semana, por dois policiais, que se revezam nos plantões. O número de ocorrências tem aumentado diariamente, em proporção considerável. De janeiro a novembro deste ano a delegacia virtual registrou 849 atendimentos, média mensal de 77 ocorrências, contra 678 em 2010; um aumento de nove registros mensais.

Desaparecimentos

A Devir também oferece o serviço de comunicação de desaparecidos. O supervisor ressalta que não é preciso esperar 24 horas para se registrar a ocorrência. “No máximo duas a três horas, a família já pode acessar o site e informar o desaparecimento. Assim que a ocorrência é validada, entramos em contato com a central da Polícia Militar. Ela aciona suas viaturas e damos início à busca. São informadas as características da pessoa, a roupa e as circunstâncias do desparecimento. Se estiver com o veículo, informamos os dados do automóvel e a placa para uma busca mais minuciosa”.

Boletins

O cidadão pode registrar através da Delegacia Virtual furtos simples, de objetos de pequeno valor, extravio de documentos e desaparecimento de pessoas. Os boletins de ocorrências, que são gratuitos, e válidos em todo território nacional, podem ser feitos pelo site da Polícia Civil (www.pc.ms.gov.br).

Existem também um ponto de atendimento da Delegacia Virtual localizado na rua Padre João Crippa, 1581. No local estão disponíveis três terminais de autoatendimento, em que as pessoas podem acessar a Delegacia Virtual e realizar o boletim de ocorrência online, se preferirem. 

ADOTE!

Prestes a fechar, ONG precisa que animais sejam adotados urgentemente

Cachorrinhos são lindos, carinhosos, saudáveis, limpinhos e cheios de amor para dar

26/12/2024 12h00

Cachorrinho disponível para adoção

Cachorrinho disponível para adoção DIVULGAÇÃO/Guarda Animal

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Dezenas de animais da Organização Não Governamental (ONG) Guarda Animal – fechada recentemente – precisam ser adotados em caráter de urgência.

O contrato de aluguel da chácara, em que os animais estão, encerrará em março e os animais não terão lugar para morar.

Portanto, os bichinhos precisam de um lar e de um novo tutor.

Conheça alguns dos pets, abaixo, disponíveis para adoção. São lindos, carinhosos, saudáveis, limpinhos e cheios de amor para dar.

Interessados em adotar algum animal devem entrar em contato com o número (67) 99122-8509.

Para adotar, deve-se mostrar um documento oficial com foto, comprovante de residência, vídeo mostrando quintais, portões e janelas e apresentar um breve relato da sua história com animais.

 

 

 

 

 

VEJA OUTROS ANIMAIS DISPONÍVEIS AQUI.

FECHAMENTO DA ONG

Organização Não Governamental (ONG) Instituto Guarda Animal encerrou o resgate de animais de rua em Campo Grande. Portanto, os resgates estão suspensos definitivamente.

Os motivos do fim são problemas financeiros, denúncias feitas por vizinhos em julho deste ano, cobrança de órgãos públicos e escassez de alimentos para os animais resgatados. O comunicado foi publicado nas redes sociais da instituição em 26 de novembro de 2024.

Foram 10 anos de um trabalho árduo e intenso de resgates diários de gatos e cachorros: resgate, socorro, medicação, acolhimento, abrigo, alimentação, cuidado, proteção, zelo e adoção.

Instituto Guarda Animal é uma ONG sem Fins Lucrativos, direcionada à causa animal, que visa acolher, abrigar e proteger cães e gatos abandonados, sem donos e em situação de rua.

A ONG recebe animais desde 2016, sobrevive de doações e não recebe ajuda do poder público.

Confira a nota divulgada na íntegra:

“É com grande pesar que informamos o encerramento do Instituto Guarda Animal depois de 10 anos de um trabalho árduo e gratificante, no qual sempre procuramos oferecer de forma incansável o melhor para nossos bichinhos e de tantas outras vidas que transformamos. Devido aos problemas financeiros que vem se arrastando por um longo período de tempo, por conta das subsequentes dificuldades que estamos enfrentando silenciosamente, cobranças de órgãos públicos por melhorias, falta de recursos como alimentação para nossos animais, temos 4 meses para deixar a chácara onde vivemos, enfrentando problemas de saúde física e emocional, infelizmente não tivemos outra escolha, se não encerrar nossas atividades. Desde já, agradecemos a confiança de vocês em nosso trabalho, por toda ajuda e apoio durante todos esses anos e pedimos encarecidamente uma corrente linda do bem para que todos nossos bichinhos sejam adotados e tenham uma vida melhor do que se encontram aqui, e desejamos sinceramente que continuem nos ajudando, até doarmos todos. A adoção é o melhor caminho para todos eles nesse momento. O que podemos dizer é que essa foi uma das decisões mais doloridas que tivemos que fazer, tudo que fizemos foi por amor incondicional pelo bichinhos e o Instituto foi criado para transformar vidas. E temos certeza que essa missão foi cumprida. Com carinho, Paola e Nati”.

Em julho de 2024, a ONG foi alvo de denúncias por poluição sonora (latido de cães), mau odor e perturbação do trabalho alheio.

Após queixas de vizinhos, uma equipe de investigadores da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais (DECAT) foi enviada a sede do abrigo, nesta quinta-feira (4), para averiguar os fatos.

A delegada, acompanhada de investigadores, peritos criminais e Vigilância Sanitária, realizou uma inspeção na propriedade, onde foram constatadas diversas irregularidades, como:

  • Acúmulo de dejetos, causando mau cheiro e atraindo insetos

  • Presença de moscas, mosquitos e larvas em piscina sem tratamento e em latas espalhadas no quintal

  • Animais com parasitas, representando risco à saúde humana

  • Vestígios de queima de lixo no quintal

  • Descarte irregular de resíduos sólidos e medicamentos

  • Omissão de cautela na guarda de animais ferozes

  • Grande quantidade de animais com sarna, em ambiente inadequado

  • Animais sem carteiras de vacinação ou com carteiras incompletas

  • Gatos presos em um cômodo imundo, com larva de mosquito

  • Fossa extravasando

De acordo com a advogada da ONG, Vitória Junqueira, as denúncias dos vizinhos são falsas e infundadas.

“Não é normal o que está acontecendo, é um absurdo desde 2021, as meninas estão sendo literalmente perseguidas simplesmente por fazerem o bem aos animais. Começou em 2021 e agora está se repetindo denúncias de vizinhos, denúncias infundadas de vizinhos que têm levado ao poder público falsas informações de que os protetores maltratam os seus animais dentro da ONG. Justamente elas têm propósito contrário, exatamente resgatam os animais, propiciam a vida, propiciam o carinho. E esse trabalho maravilhoso precisa continuar, independentemente dessas tentativas de derrubá-las”, afirmou a advogada em suas redes sociais.

fim da seca histórica

Nível do Rio Paraguai surpreende e transporte já pode ser retomado

Por conta de fortes chuvas em Mato Grosso, o nível na régua de Ladário passou de um metro nesta semana, o que permite a retomada do transporte de minérios

26/12/2024 11h50

ANTAQ abriu nesta quinta-feira (26) o período de consulta pública em busca de sugestões sobre

ANTAQ abriu nesta quinta-feira (26) o período de consulta pública em busca de sugestões sobre

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Depois de atingir o menor nível em 124 anos, o Rio Paraguai subiu mais rápido que em anos anteriores e durante o feriado de Natal ultrapassou a barreira de um metro na régua de Ladário. Com isso, o transporte de minérios pode ser retomado antes do esperado e bem antes que nos últimos anos. 

O pico da seca ocorreu no dia 17 de outubro, quando a Marinha registrou 69 centímetros abaixo de zero na régua de Ladário, superando em nove centímetros o recorde negativo anterior, ocorrido em 1964. 

Desde meados de outubro, principalmente por conta das chuvas na região norte de Mato Grosso do Sul e na região sul de Mato Grosso, o rio começou a subir e na manhã desta quinta-feira (26) estava em 1,08 metro.

Este é o melhor nível para esta época do ano desde 2018, ano em que foi registrada a última grande cheia no Pantanal, com pico do Rio Paraguai em 5,35 metros em Ladário. Para efeito de comparação, o nível máximo em 2024 foi de apenas 1,47 metro, uma das menores cheias da história.

No dia 26 de dezembro do ano passado, o rio estava em 0,34 centímetros e seguia em queda. O nível de 1,08, igual ao desta quinta-feira, somente foi alcançado no dia 7 de abril, quase quatro meses mais tarde do que agora. Em Ladário, a média histórica para esta época do ano é de 1,4 metro. 

A explicação para esta recuperação rápida são as chuvas na região sul de Mato Grosso. Tanto na régua de Cáceres quanto na de Cuiabá, o nível dos últimos dias está acima da média histórica para esta época do ano e no maior nível dos últimos cinco anos, evidenciando que a região de Ladário tem alto volume de água para receber. 

Transporte

A partir do momento em que o rio chega à casa de um metro em Ladário o transporte de minérios já passa a ser viável economicamente. Porém, as barcaças ainda precisam descer com cerca de 50% de sua capacidade. As condições ideais, porém, ocorrem quando ultrapassa 1,5 metro, o que tende a ocorrer em meados de janeiro. 

A recuperação do Rio Paraguai coincide com a data em que a  Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) abriu o período de consulta pública para a concessão da Hidrovia do Rio Paraguai, marcando a primeira concessão hidroviária da história do Brasil. 

A consulta começou quinta-feira (26) e estará disponível até o dia 23 de fevereiro de 2025, período em que cidadãos, empresas e entidades poderão enviar contribuições, sugestões e subsídios para o aprimoramento da modelagem e dos documentos técnicos relacionados à concessão.

Para o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, “esse é o momento de ouvirmos as contribuições da população e do mercado, assegurando que o modelo de concessão atenda às necessidades do país e das comunidades envolvidas. Estamos falando do maior projeto de infraestrutura em desenvolvimento regional na América do Sul”.

Ao contrário do inicialmente previsto, a concessão se limitará somente ao chamado tramo sul da hidrovia, ao longo dos 600 quilômetros entre Ladário e Porto Murtinho. Inicialmente, estava prevista também a concessão do trecho norte, entre Ladário e Cáceres, onde existe uma série de restrições para o transporte de cargas por conta da intensidade de curvas e da falta de profundidade do rio. 

Conforme a previsão, nos primeiros cinco anos de concessão, serão realizados serviços de dragagem, derrocagem, balizamento e sinalização adequados, construção de galpão industrial, aquisição de draga, monitoramento hidrológico e levantamentos hidrográficos, melhorias em travessias e pontos de desmembramento de comboio, implantação dos sistemas de gestão do tráfego hidroviário, incluindo Vessel Traffic Service (VTS) e River Information Service (RIS), além dos serviços de inteligência fluvial. 

Essas melhorias vão garantir segurança e confiabilidade da navegação. O investimento direto estimado nesses primeiros anos é de R$ 63,8 milhões. O prazo contratual da concessão é de 15 anos com possibilidade de prorrogação por igual período. 

Tarifa  

Ainda segundo a modelagem, foi definido que somente será feita a cobrança de tarifa para a movimentação de cargas quando a concessionária entregar os serviços previstos na primeira fase do contrato. Em relação ao transporte de passageiros e de cargas de pequeno porte não haverá cobrança de tarifa. 

A previsão de tarifa, pré-leilão, é de até R$1,27 por tonelada de cargas. O critério de licitação pode ser menor tarifa, por isso, esse valor ainda poderá ser reduzido. No entanto, existe a possibilidade, durante a realização da consulta pública, de alteração no critério do certame. 

Queda

O transporte de cargas do Rio Paraguai, após a concessão, está estimado entre 25 e 30 milhões de toneladas a partir de 2030, o que significa um aumento significativo de movimentação em relação ao praticado atualmente. No ano passado, fora transportados transportados 7,95 milhões de toneladas de cargas, um aumento de 72,57% em relação a 2022.  

Em 2024, porém, por conta da falta de água, o volume transportado despencou mais de 60% e tende a fechar o ano com menos de 2,8 milhões de toneladas. Desde julho o transporte de minérios está praticamente paralisado. 

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