Cidades

ANIVERSÁRIO

Destino mais procurado de MS, Bonito completa 76 anos nesta quarta-feira

Município recebeu esse nome por herança da Fazenda Rincão Bonito, de onde o distrito foi desmembrado

Continue lendo...

Bonito, destino sul-mato-grossense mais procurado do Brasil, completa 76 anos nesta quarta-feira (2).

Localizada na região sudoeste de Mato Grosso do Sul e situada a 297 quilômetros de Campo Grande, a cidade é popularmente conhecida como a 'Capital do Ecoturismo'.

O município recebeu esse nome por herança da Fazenda Rincão Bonito, de onde o distrito foi desmembrado.

Foi fundada em 1927 e com a criação do território Federal de Ponta Porã, pelo Decreto-Lei nº 5.839, de 21 de setembro de 1943, é lhe anexado como Distrito de Paz de Miranda.

Mas, tornou-se município apenas em 2 de outubro de 1948, ainda pertencente ao estado de Mato Grosso. Em 1977, o município passou a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul, após divisão do território.

As principais atividades econômicas da região são turismo e agropecuária. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura Municipal de Bonito, a área do município é de 4 934,318 km² e a área urbana 3,483 km².

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem 23.659 habitantes em 11.326 domicílios. Em 2010, o número de residentes no município era de 19.587.

O prefeito do município, Josmail Rodrigues (PSDB), parabenizou a cidade por meio de suas redes sociais. "Feliz aniversário de Bonito, aos 76 anos, é uma cidade maravilhosa, abençoada mesmo por Deus sempre. Quero aqui agradecer a população. Eu amo Bonito porque é uma cidade abençoada por Deus", disse o chefe do executivo municipal, por meio de suas redes sociais.

Segundo o prefeito, Bonito é um dos melhores destinos do Brasil, conhecido internacionalmente. "Deus colocou a mão aqui nessas águas cristalinas e abençoadas. Eu amo essa cidade de paixão porque é aqui que eu vivi a minha vida e constituí minha família. Eu cheguei aqui em Bonito em 1977, há 47 anos atrás. Constituí a minha família aqui. Casei com a Leila, há 34 anos. Tenho dois filhos maravilhosos, Rafael e Ricardo. Uma das conquistas da minha vida foi na cidade de Bonito", ressaltou Josmail.

O município não divulgou programação de aniversário em seu site oficial ou redes sociais. 

BONITO

Bonito, cidade localizada a 297km de Campo Grande, é o principal destino turístico de Mato Grosso do Sul. A cidade é conhecida popularmente como Capital do Ecoturismo.

Bonito-Serra da Bodoquena possuem diversos passeios para todas as idades, gostos e bolsos.

A cidade possui rios de águas cristalinas, cavernas/grutas secas e alagadas, cachoeiras, trilhas, balneários, observatórios naturais, flutuação e mergulho em rios, praias de água doce, boia cross e aquários.

Os passeios variam de R$70,00 a R$1.900,00.

  • Gruta do Lago Azul - cartão postal da cidade
  • Grutas de São Miguel
  • Grita São Mateus
  • Gruta Catedral
  • Gruta do Mimoso 
  • Abismo Anhumas
  • Nascente Azul
  • Lagoa Misteriosa
  • Rio Sucuri
  • Rio da Prata Recanto Ecológico
  • Rio Formoso
  • Aquário Natural
  • Estância Mimosa
  • Boca da Onça
  • Cachoeiras da Serra da Bodoquena
  • Balneário do Sol
  • Balneário Bosque das Águas
  • Balneário Municipal
  • Eco Park Porto da Ilha
  • Eco Serrana Park
  • Recanto das Águas
  • Cânion do Rio Salobra
  • Fazenda Ceita Corê
  • Buraco das Araras
  • Buraco do Macaco
  • Praia da Figueira
  • Projeto Jiboia
  • Biopark

Estudo Clínico

Aumento de casos de tontura desperta o interesse de pesquisadores

A suspeita é de que a substância de uma classe de antibióticos esteja causando danos em estruturas do ouvido interno, causando vertigem, náusea e vômito

02/10/2024 12h05

Divulgação

Continue Lendo...

O surgimento de 9 pacientes com quadros semelhantes de vertigem chamou a atenção dos profissionais do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), que deram início a um estudo clínico sobre os casos no Ambulatório de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio.

Para auxiliar no processo, as equipes estão contando com o apoio da neurologista e chefe do ambulatório de vertigem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Cristiana Borges Pereira, que trouxe à Campo Grande um equipamento essencial para a condução dos exames, chamado vídeo-Head Impulse Test.

Até o momento, a suspeita é de que uma substância de uma classe de antibióticos, chamada "aminoglicosídeos", esteja causando danos em estruturas do ouvido interno, que tem como uma de suas funções o equilíbrio.

Esse equilíbrio é "comandado" pelo vestíbulo, responsável por detectar a aceleração linear do corpo.

Segundo a coordenadora do ambulatório instalado no HRMS, Aline M. Kozoroski Kanashiro, os 9 pacientes apresentaram vestibulopatia bilateral, uma condição rara e crônica que faz com que os dois labirintos do ouvido sejam danificados, causando vertigens e outros sintomas, como movimentos descoordenados, náusea e vômito.

Os pacientes em questão apresentam características semelhantes, e por esse motivo são objetos do estudo.

Aline Kanashiro acrescenta que a síndrome provoca uma redução significativa na qualidade de vida e aumenta o risco de quedas, já que os pacientes passam a ter tonturas, percepções errôneas do movimento e comprometimento do equilíbrio com muita dificuldade para andar.

A vestibulopatia bilateral associada ao uso de medicamentos é uma condição rara, com prevalência de apenas 3,64 casos por 100 mil habitantes, de acordo com estudos populacionais. O fato de que nove casos ocorreram em um único ambulatório especializado, em apenas um ano, levantou as preocupações.

O vídeo-Head Impulse Test, equipamento trazido de São Paulo, faz a medição computadorizada do reflexo vestíbulo-ocular. Ele não é disponibilizado através do Sistema Único de Saúde (SUS), e por isso a importância de receber o apoio dos especialistas da USP.

"Esses exames são fundamentais para que possamos identificar o dano que esses pacientes apresentam. Vimos que alguns tiveram um dano considerável, e outros, menos, mas todos com algum grau de comprometimento. Isso será importante também para conscientizar os médicos que estão prescrevendo essa medicação. Em alguns casos, ela é indispensável, mas e naqueles em que existem alternativas? Será que não vale a pena tentarmos outros medicamentos para preservar a função do labirinto desses pacientes?", questionou.

Esse estudo poderá fornecer respostas valiosas sobre vestibulopatias,  além de contribuir para a melhoria das práticas clínicas e, consequentemente, do atendimento à população.

Marielle Alves Correa Esgalha, diretora-presidente do HRMS, destacou a importância da iniciativa.

"O HRMS sempre buscou a excelência no cuidado com nossos pacientes, e este esforço, em parceria com a Cristiana e a equipe do Ambulatório de Distúrbios Vestibulares, reforça nosso compromisso em oferecer o melhor diagnóstico e tratamento. A saúde dos nossos pacientes está sempre em primeiro lugar", afirmou a diretora.

Assine o Correio do Estado.

DOURADOS

Perseguição na BR-463 rende apreensão de 220 kg de cocaína

Ação aconteceu em Dourados e começou após os militares ordenarem parada da caminhonete e o suspeito iniciar fuga, até ser alcançado e preso; além da droga, munições e pistola foram confiscados

02/10/2024 11h30

Cocaína, arma e munição apreendida em Dourados pela PRF

Cocaína, arma e munição apreendida em Dourados pela PRF Foto: Divulgação/PRF

Continue Lendo...

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 220,8 kg de cocaína na noite desta terça-feira (02), em Dourados, após o suspeito iniciar fuga e ser alcançado na BR-463.

Os militares fiscalizavam a rodovia quando avistaram uma caminhonete Ranger/Ford suspeita e ordenaram a parada do veículo, o que não foi respeitado pelo motorista e o mesmo iniciou uma fuga.

Ao ser perseguido pela PRF, o homem foi alcançado e preso. Na entrevista para os militares, o condutor disse que voltava de Ponta Porã para sua casa em Dourados. Na vistoria no veículo, os agentes encontraram alguns compartimentos ocultos, onde confiscaram 61 tabletes do ilícito.

Ainda, após a prisão e flagra da cocaína na caminhonete, os policiais acompanharam o condutor até sua residência, para maiores buscas. Na casa do homem foram encontradas mais 139 tabletes da droga, além de uma pistola 9 mm (com a numeração raspada) e 39 munições da arma. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Dourados.

Números

Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul (Sejusp), mais de 11,2 toneladas de cocaína já foram apreendidas no ano. Em outubro, esta foi a primeira apreensão da droga no mês.

Acerca dos números de armas apreendidas, 1.220 já foram confiscadas no ano, sendo três em apenas dois dias do mês de outubro. Dentre aquelas com mais frequência de apreensão pela polícia, estão: adulteradas ou com numeração raspada, com 575; revólver, com 290; e pistola, com 221.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).