Cidades

BRASIL

Dia do consumidor: como se prevenir de enrascadas do comércio on-line

Um dos problemas mais comuns é a falta de entrega dos produtos

Continue lendo...

Não são somente as manobras do balé, nas pontas dos pés, ou os movimentos coordenados da dança contemporânea que tornam agitada a vida da artista brasiliense Daniele Dias, de 19 anos.

Ela é também professora de crianças de diferentes idades, inclusive em projetos na periferia, e tem ainda a vida universitária no curso de ciência política.

Com tanto para fazer, atua em salas e palcos com brilho nos olhos, mas no ritmo da urgência. Não pode perder tempo. A jovem professora esperava que, ao optar por comprar, em uma loja na internet, novas roupas para dançar, como collants, malhas e calças de algodão, fosse ganhar tempo. 

Ela gastou mais de R$ 350 em 20 peças e, depois, muito de sua paciência ao não receber os produtos. Histórias como a dela, de decepção ao fazer as compras de forma virtual, estão entre os principais desafios na defesa dos direitos dessa área no Brasil e motiva campanhas de esclarecimento como as que ocorrem no Dia do Consumidor, neste sábado (15).

“Primeiro, eles haviam me informado que estavam revisando a entrega e depois um aviso de ‘processando’. Na sequência, não respondiam mais os meus e-mails. Eu avisei que iria procurar meus direitos no Procon, que me atendeu rapidamente”, relata a consumidora. 

Mercado e problemas em crescimento

Não faltam motivos para atenção especial sobre o comércio on-line. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento previsto para o comércio eletrônico no Brasil em 2025 será de R$ 224,7 bilhões, o que pode significar um aumento de 10% em relação ao ano passado. 

Outros dados que ajudam a entender a dinâmica desse comércio foram revelados pelo último Relatório de Identidade Digital e Fraude da Serasa Experian, divulgado no mês passado. Uma das informações é que diminuiu a percepção dos consumidores de que as empresas adotariam medidas para protegê-los contra fraudes. Essa sensação de segurança passou de 51% para 43%. 

Ainda segundo o levantamento, 48% dos participantes da pesquisa disseram que já haviam desistido alguma vez de uma compra por falta de confiança no site ou aplicativo que oferecia produto ou serviço. Ainda assim, o comércio eletrônico registrou um crescimento médio de 1,6 ponto percentual em 2024 na comparação com o ano anterior.

No caso da professora Daniele, depois de pedir a devolução do dinheiro insistentemente por e-mail e não ser atendida inicialmente, ela precisou separar outro tempo para procurar o Procon. Após 60 dias, ela teve o dinheiro devolvido. Não desistiu de comprar on-line, mas passou a pesquisar mais. 

Veja as principais orientações do  Instituto de Defesa do Consumidor (Idec):

Segurança:

  • Escolha sites confiáveis: Procons divulgam anualmente uma lista de sites que devem ser evitados pelo consumidor.
  • Confira a reputação da empresa:  é importante buscar na própria internet avaliações do comerciante 
  • Ótima oferta ou cilada? Desconfie de qualquer oferta ‘boa demais’ porque ela pode não ser verdade.
  • Calcule o preço com o frete: não adianta receber um bom desconto se o frete é alto. 
  • Direito de arrependimento garantido: confira o período que a loja anuncia
  • Avaliações:  verifique os comentários e vá além apenas dos elogios (porque podem ser forjados)
  • Se for vítima de um golpe, faça as denúncias na polícia e nos órgãos de defesa do consumidor (Procon da sua cidade e o site consumidor.gov.br). 

Preços: 

  • Evite fazer compras no fim de semana (o "horário nobre" da internet)
  • Preços dinâmicos: deslogue das contas nas redes sociais e limpe o histórico e use navegador anônimo para encontrar preço justo
  • Mantenha os itens no carrinho de compra por alguns dias antes de comprar: sistema de vendas pode incentivar a venda com cupons
  • Custos e prazos: quanto mais rápida a entrega, também mais caro será o valor do frete

Problemas

O crescimento do comércio eletrônico se intensificou durante e depois da pandemia, mas também cresceram os problemas relacionados a esse tipo de negócio. 

De acordo com o advogado Igor Marchetti, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), um dos problemas mais comuns é o que foi enfrentado pela professora Daniele Dias, o  chamado “descumprimento de oferta”, que é a falta de entrega dos produtos. 

Expo 2025

Expogrande terá "balcão de negócios" para produtor renegociar dívidas

O investimento do FCO Rural pode chegar a R$ 1,7 bilhão apenas em Mato Grosso do Sul

16/03/2025 09h15

Imagem Reprodução

Continue Lendo...

O produtor rural que participar da Expogrande pode contar com um "balcão de negócios" com o objetivo de renegociar dívidas financeiras advindas de financiamentos.

Para que isso ocorra, a diretoria da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) esteve reunida com diretores do Banco do Brasil, entre eles Kleuvanio Dias de Souza, diretor geral de Recuperação de Créditos da instituição, a fim de formalizar o convite.

Divulgação Acrissul

A Acrissul considera a presença da instituição fundamental, já que proporciona ao produtor a oferta de crédito rural. Com o balcão de negócios, os que tiveram percalços na produção podem colocar a vida financeira em dia.

O diretor do banco, Kleuvanio Dias, ressaltou que é importante que o produtor procure sempre fazer o movimento de antecipação à cobrança.

"Quanto antes o produtor procurar o banco, melhor", já que o Banco do Brasil possui um sistema de negociação personalizada, que estuda a situação de cada caso e atua dentro da capacidade financeira do empresário rural.

Com isso, além de oferecer a organização focada no perfil da dívida do produtor, o objetivo maior é reintegrá-lo para que possa continuar acessando crédito e, assim, seguir produzindo.

Investimento

Para tanto, o Banco do Brasil possui R$ 1,3 bilhão para aplicar no Fundo Constitucional de Financiamento Centro-Oeste (FCO Rural) em 2025. Somente em Mato Grosso do Sul, o investimento pode chegar a R$ 1,7 bilhão, dependendo da demanda.

Eventos

Separe a bota, pois a Expogrande será de 3 a 13 de abril, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

Entre as atrações musicais, estão um show regional e nacional da banda Jota Quest. Os amantes de sertanejo irão se deleitar com Jorge & Mateus e a dupla Chitãozinho e Xororó. Para saber mais, basta acessar o perfil do Instagram da Acrissul (@acrissulms).

Além disso, até o momento, 20 leilões estão confirmados, assim como o julgamento de bovinos e equinos, praça de alimentação com a presença de restaurantes renomados.

Assine o Correio do Estado

"Mão leve"

Funcionário é preso por furtar mais de 200 litros de combustível em Campo Grande

O trabalhador confessou à polícia que surrupiou o combustível e o vendeu por R$ 1 mil

16/03/2025 08h17

Divulgação PCMS

Continue Lendo...

Um homem de 51 anos, que trabalha como motorista em uma empresa de pavimentação, terminou preso por furtar aproximadamente 260 litros de óleo diesel em Campo Grande.

O proprietário do local acionou a polícia e contou que chegou a conversar com o motorista, que subtraiu o combustível.

No local, agentes da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras) foram até a empresa e conversaram com o proprietário e o funcionário.

O motorista relatou que vendeu o combustível por R$ 1 mil para um terceiro, de 58 anos. O autor levou a polícia até o local onde o comprador, que adquiriu 13 galões de 20 litros cada, confirmou a compra, mas afirmou que não sabia que o combustível havia sido furtado.

Segundo informações da Polícia Civil, o funcionário foi preso em flagrante e encaminhado a uma unidade do Garras para passar pelos procedimentos legais referentes à detenção.

A equipe apreendeu o combustível e o devolveu ao proprietário da empresa. Diante do ocorrido, o motorista vai responder por furto qualificado pelo abuso de confiança.

Já o homem que adquiriu o produto também foi “enquadrado” e vai responder por receptação culposa.

Valor na bomba

Cabe ressaltar que, até fevereiro deste ano, o preço do diesel apresentava variação, a depender do tipo - comum ou aditivado.

Em alguns postos de gasolina, o litro podia custar entre R$ 6,19 e R$ 6,49. Em uma simulação em que o combustível fosse cobrado a R$ 6,49 por litro, o total sairia por R$ 1.687,40.

Ou seja, o receptador adquiriu os 260 litros com um "descontão" digno da Semana do Consumidor.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).