Cidades

Educação

Enem: confira cinco dicas para manter o foco e ir bem nos dois dias da prova

Manter a mente tranquila e descansar bem são fundamentais para um bom desempenho

Continue lendo...

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será nos dois próximos domingos, dia 21 e 28 de novembro e esse é um período de muita preocupação e ansiedade para os participantes da prova que irão disputar por uma vaga no ensino superior. 

Pensando no bem-estar dos candidatos, que além de lidarem com a pressão de colocarem à prova todo o conhecimento adquirido ao longo do ensino médio, também precisam manter a ansiedade e estresse sob controle para obterem os melhores resultados, o gerente de projetos estratégicos da Mind Lab, Thiago Zola, desenvolveu cinco dicas para que a concentração seja maior que a ansiedade nos dias da prova. 

A primeira regra de ouro é diminuir o ritmo dos estudos à medida que a prova se aproxima para não desgastar a saúde física ou mental. Dê prioridade para atividades prazerosas e, mesmo durante os estudos, é importante fazer pausas e evitar longas horas debruçado sobre os livros. 

Últimas notícias

Como o ritmo será diminuído, é legal fazer revisões pontuais, mas lembrar de descansar a mente e o corpo, aliviando a tensão da ansiedade. 

Outra atitude fundamental para manter a saúde da mente em dia é praticar a autoconfiança e deixar de lado pensamentos negativos como os de cobrança. 

Lembre-se que esse ano foi cercado de desafios, especialmente com estudos remotos e todas as dificuldades trazidas com a pandemia. 

Também é importante ter em mente que se você estudou há grandes chances de se sair bem na prova. 

“O estudante se preparou ao longo de anos para a prova e a possibilidade de ter êxito é grande, conforme sua dedicação aos estudos. Mas o resultado não determina quem a pessoa é, tampouco seu futuro.”, ressalta Zola 

Tente durante a prova fazer alguns exercícios de respiração para melhorar a concentração e focar em uma questão por vez. Como o uso de máscara é obrigatório, é importante usar uma que não cause incômodo ou atrapalhe a respiração. 

E, por fim,  Zola diz que manter o  foco no restante da prova e evitar pensamentos sobre possíveis fracassos ou o que irá fazer caso o resultado esperado não seja atingido é fundamental para manter o ritmo na próxima etapa. 

“O que pode ser feito é revisar conteúdos e focar totalmente na segunda parte do exame.”, orienta. 

Assine o Correio do Estado

Trânsito

Motorista morre após passar mal e bater em árvore em Campo Grande

Testemunhas relataram que o motorista sofreu um mal súbito e perdeu o controle do veículo

15/02/2026 09h30

Continue Lendo...

Um homem, que não teve a identificação divulgada, morreu na manhã deste sábado (14), após bater o veículo contra uma árvore, na Rua Ipameri, no bairro Vila Morumbi, em Campo Grande.

Segundo informações de testemunhas que estavam no local no momento do ocorrido, a vítima teria sofrido um mal súbito, momento em que perdeu o controle do veículo e acabou colidindo contra a árvore, no canteiro da via.

Os socorristas chegaram a ser acionados, mas a vítima não resistiu e morreu no local.

A Polícia Civil esteve no local com a perícia, que trabalhou para levantar as circunstâncias do acidente.

Assine o Correio do Estado

Omissão

Homem é socorrido desorientado após ser atacado por pitbulls em Campo Grande

A vítima foi socorrida por uma equipe da Polícia Militar, que não conseguiu prestar detalhes sobre o ocorrido

15/02/2026 09h00

Reprodução

Continue Lendo...

Um homem, de 45 anos, foi socorrido pela Polícia Militar na tarde de sábado (14). Mesmo sem estar plenamente consciente, ele conseguiu relatar que foi atacado por cães da raça pitbull, no Jardim Nhanhá, em Campo Grande.

Segundo o boletim de ocorrência, a vítima não estava totalmente consciente, mas conseguiu descrever o ataque, embora não tenha conseguido dar mais detalhes sobre a situação.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local, prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima até a UPA Universitário.

De acordo com um dos socorristas, os ferimentos são compatíveis com mordidas de cães, e as lesões apresentavam sinais de inflamação.

O caso foi registrado como omissão de cautela na guarda ou condução de animais e lesão corporal culposa.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).