Cidades

HOSPITAL REGIONAL

Doações de leite materno caem no fim do ano e hospital busca novas doadoras

Hospital Regional precisa de cerca de 120 litros de leite, mas doações ficaram em cerca de 30 litros no m~es passado; Unidade fornece materiais e faz a coleta na cada das doadoras

Continue lendo...

No fim do ano, com o período de férias e festas tradicionais de Natal e Ano Novo, o número de doações de leite humano tem diminuídas nas últimas semanas e o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul busca por doadoras, para manter o estoque do banco de leite e atender bebês que necessitam.

No mês passado, foram doados cerca de 30 litros de leite, enquanto a demanda do hospital é de 120 litros. Em dezembro, a tendência é de mais queda nas doações.

Conforme o hospital, a doação de leite pode ser feita por mulheres que estão amamentando e têm uma produção de leite acima do necessário para os seus bebês. Além disso, é necessário ter feito o pré-natal.

Para se tornar doadora, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano do HRMS, pelo telefone (67) 3378-2715.

O Banco de Leite Humano do hospital faz a coleta na casa das doadoras semanalmente, em todos os bairros de Campo Grande.

O kit necessário para retirada e armazenamento é fornecido pela unidade hospital, como vidro esterilizado, touca e máscara. As mães também recebem orientação sobre como devem tirar o leite e armazená-lo.

“Após ser coletado na casa da doadora, o leite passa por exames no Banco de Leite Humano. Se não tiver nenhuma restrição, é pasteurizado e passa por um novo exame, desta vez microbiológico, para checar se todas as bactérias foram eliminadas. Somente então, ele é considerado apto a ser oferecido aos bebês”, explica a nutricionista e responsável técnica do Banco de Leite Humano do HRMS, Fernanda Menezes.

O leite humano é destinado aos bebês internados em, pelo menos, quatro unidades do hospital:

  • Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal
  • Unidade Intermediária Neonatal (UIN)
  •  Método Canguru
  • Centro de Terapia Intensiva (CTI) Pediátrico.

Importância do leite humano

O leite humano é essencial para todos os bebês, em especial para a saúde e sobrevivência de bebês prematuros e de baixo peso (com menos de 2.500 g), que estão internados nas unidades neonatais e não podem ser amamentados pelas próprias mães.

De acordo com o Ministério da Saúde, um pote de leite humano de 200 ml doado, por exemplo, é capaz de alimentar até dez recém-nascidos internados, por dia.

Dependendo do peso do bebê, cerca de um ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que ele for alimentado.

Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite humano com a doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e sobrevivência.

MUNDO

Papa Francisco lamenta por crianças vítimas das guerras no início do Jubileu 2025

Missa foi celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na presença de quase 30 mil pessoas

25/12/2024 08h00

Papa também pediu aos cristãos

Papa também pediu aos cristãos "levantarem a voz contra o mal e contra as injustiças cometidas diretamente sobre os mais pobres Reprodução/JoyceMesquita/C.N

Continue Lendo...

Na tradicional Missa do Galo, na véspera do Natal, nesta terça-feira, 24, o papa Francisco voltar a criticar a violência que atinge crianças inocentes no mundo todo.

A missa marcou o início do "Ano Santo" de 2025 da Igreja Católica, peregrinação internacional para a qual são esperados mais de 30 milhões de fiéis de todo o mundo em Roma, sob o signo do Jubileu.

"Pensemos nas guerras, nas crianças metralhadas, nas bombas sobre escolas e hospitais", disse o papa em sua homilia, em alusão aos bombardeios de Israel em Gaza, cuja "crueldade" havia denunciado esta semana, provocando protestos da diplomacia israelense.

A missa foi celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na presença de quase 30 mil pessoas. Jorge Bergoglio fez a celebração sentado em uma cadeira de rodas.

O papa também pediu aos cristãos "levantarem a voz contra o mal e contra as injustiças cometidas diretamente sobre os mais pobres". A declaração acontece três dias após Francisco fazer críticas contra os bombardeios de Israel na Faixa de Gaza, ato que gerou protestos por parte da diplomacia israelense.

Às 12h desta quarta-feira, 25, dia de Natal, quando Francisco pronunciar a bênção "urbi et orbi" (para a cidade e o mundo), a expectativa é que renove seus apelos a um cessar-fogo no Oriente Médio e no resto do mundo.

O representante máximo da Igreja Católica também inaugurou na data o Jubileu 2025 no Vaticano, com o rito de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. Ao longo do ano, os peregrinos poderão atravessar a porta, que fica fechada em períodos normais São esperados mais de 30 milhões de fiéis de todo o mundo em Roma.

Organizado a cada 25 anos pela Igreja Católica, o Jubileu é um período de conversão e penitência para os fiéis, acompanhado por eventos culturais e religiosos.

Após o ataque mortal em um mercado natalino na Alemanha há quatro dias, a segurança em torno do Vaticano foi reforçada. Cerca de 700 agentes adicionais foram enviados a Roma, segundo o Ministério do Interior.

A abertura da Porta Santa será reproduzida por outras três grandes basílicas de Roma e de milhares mais nas igrejas de todo o mundo.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Ônibus foi trocado antes do acidente que matou 41 pessoas em MG

Acidente aconteceu na rodovia BR-116, na altura do município mineiro Teófilo Otoni, no último sábado (21)

24/12/2024 22h00

Polícia Civil do Estado de MG segue investigando o acidente

Polícia Civil do Estado de MG segue investigando o acidente Reprodução/Corpo de Bombeiros MG

Continue Lendo...

O ônibus que se acidentou na madrugada de sábado, 21, na BR-116, em Minas Gerais, causando 41 mortes, foi trocado por outro coletivo horas antes da tragédia. A troca, apontada por um sobrevivente, foi confirmada ao Estadão pela Emtram, empresa proprietária do veículo.

Segundo a companhia, o ônibus que saiu de São Paulo com destino a Esídio Medrado, na Bahia, precisou ser substituído porque o ar condicionado não funcionava bem.

A troca e o transbordo dos passageiros e bagagens aconteceram em um ponto de apoio da empresa em Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro. De lá o ônibus que substituiu o anterior seguiu para Minas, onde aconteceu o acidente.

A substituição por outro ônibus com as mesmas características objetivou dar maior comodidade aos passageiros, segundo a Emtram "O ar condicionado do veículo não estava climatizando o ambiente suficientemente", informa, em nota.

Um dos sobreviventes do acidente, Natalício Araújo Ramos, de 41 anos, disse em entrevista à Inter TV dos Vales que aconteceu um aquecimento no interior do ônibus que saiu de São Paulo. O veículo começou a ficar abafado, causando desconforto. Ele contou que, logo após a retomada da viagem, acabou adormecendo e acordou com os gritos dos passageiros. Foi quando viu que o ônibus estava pegando fogo.

Ramos relata que ficou desesperado e também começou a gritar por socorro. Ele conseguiu tirar o cinto de segurança e usou uma das cortinas para se projetar pela janela. Após ficar pendurado do lado de fora, saltou de uma atura de quase dois metros. Outro passageiro o ajudou a sair do ônibus.

Ele conta que caminhou desviando das chamas que se espalhavam pelo local do acidente e outra pessoa o ajudou a chegar até um local mais alto. "Aí era fogo para todo lado, queimando um monte de coisa", descreveu na entrevista.

O passageiro teve queimaduras leves no rosto, foi atendido em um hospital e já recebeu alta. Ele não se lembra de como aconteceu o acidente, pois estava dormindo.

Outros dois sobreviventes que estavam internados, Gilberto Gomes de Souza e Pedro Boldrini Lima, também tiveram alta. Continuavam internados nesta terça-feira, 24, Laura Amaral Marinho, Ingrid Alves dos Santos e Fredson José dos Santos Silva. Os três estão com quadro estável, mas Laura, que tem queimaduras de 2º e 3º graus, será transferida para o Hospital Regional de Vitória da Conquista (BA).

Como foi o acidente

O acidente aconteceu no sábado, 21, na BR-116, no município mineiro de Teófilo Otoni. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um grande bloco de granito se soltou de uma carreta bitrem e acertou o ônibus, causando uma explosão. O coletivo se incendiou. Um carro que vinha atrás com três pessoas se chocou com a carreta, mas os ocupantes sobreviveram.

Além dos 41 mortos, ao menos dez pessoas ficaram feridas. Inicialmente, com base em relatos de testemunhas, o Corpo de Bombeiros havia atribuído o acidente ao estouro de um pneu do ônibus. As causas estão sendo investigadas pela PRF e pela Polícia Civil de Minas Gerais.

O motorista que dirigia a carreta estava com a carteira nacional de habilitação (CNH) suspensa e teve a prisão decretada. Ele, que fugiu do local do acidente, se apresentou à policia acompanhado de advogado, na tarde desta segunda-feira, 23. Depois de prestar depoimento, ele foi liberado para responder ao inquérito em liberdade.

O nome do motorista não foi divulgado, o que impossibilitou o contato da reportagem com sua defesa.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).