Cidades

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Em 14 meses, 12% das escolas municipais foram reformadas pela Prefeitura

No ano passado, o Município anunciou investimento de R$ 40 milhões para a reforma de 205 unidades escolares

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A Prefeitura de Campo Grande entregou na última segunda-feira (17) revitalizações de três Escolas de Educação Infantil (EMEIs), através do programa Juntos Pela Escola, que em abril do ano passado recebeu investimento de R$ 40 milhões para a reforma de 205 unidades escolares, sendo 106 delas EMEIs.

Agora o Município já soma 25 escolas com a revitalização concluída, o que representa 12% do total.

As unidades entregues à comunidade no início desta semana, foram: EMEI Paulo Siufi, Elza Francisca de Souza Maciel e Professora Emy Ishida Nascimento Nogueira.

Na Vila Margarida, a EMEI Paulo Siufi tem 240 alunos dos grupos 1 ao 5. Foram três etapas do programa Juntos pela Escola na unidade, sendo: manutenção da cobertura (telhado); adaptações: banheiro adaptado, calçada adaptada e passarela na entrada da escola, além de pintura interna e externa, muros e cercas.

Divulgação: PMCG

“Cada criança matriculada na REME, tem um espaço adequado para crescer, cada cidadão que passa pela Rede Municipal de Ensino, está sendo preparado para o futuro de Campo Grande. Os futuros cidadãos da Capital estarão preparados para todos os desafios, com alimentação de qualidade, com espaço físico adequado e o acompanhamento de profissionais capacitados, preparados e dedicados em oferecer o melhor atendimento às crianças”, disse a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, durante solenidade de entrega.

De acordo com a diretora da unidade, Edilene Severo, o programa Juntos pela Escola veio suprir uma necessidade da EMEI.

“Para colocar em dia toda a parte estrutural da escola, que faz toda a diferença no nosso trabalho do dia a dia. E o parquinho, com certeza, foi algo assim, que para as crianças é de fundamental importância, porque para a educação infantil, o brincar é essencial”.

Já na Emy Ishida, na região central da Capital, 200 alunos do grupo 1 ao 5 estão matriculados. Através do programa Juntos pela Escola, as intervenções feitas foram: troca de telhado, parte de acessibilidade de rampa de acesso em algumas salas, revitalização dos banheiros, divisória de uma sala de aula, abertura de porta, foi feito o muro da lateral da escola que estava caindo e pintura de toda a unidade.

Conforme o diretor da Emy Ishida, José Carlos Monteiro, a revitalização foi de total importância para a EMEI.

“O telhado estava com muita infiltração, o muro na lateral da escola estava caindo. A parte da acessibilidade foi feita, a divisória de sala de aula que precisou fazer e a pintura. O programa foi tudo de bom porque ter uma escola bonita, bem arejada, onde os funcionários trabalham melhor e a gente pode atender as crianças melhor também”.

A EMEI Elza Francisca, no Jardim Noroeste, atende 272 do grupo 1 ao 5 e inaugurada em 2018, a EMEI até então não tinha passado por nenhuma revitalização.

Na unidade foram feitas quatro etapas do Programa Juntos Pela Escola: revisão e manutenção o sistema de cobertura, reparos em forros e calhas. A pintura da unidade contempla a segunda etapa, seguido da acessibilidade, com instalação de piso tátil, barra de apoio, pintura de símbolos. A quarta etapa foi a manutenção do reservatório.

 “As crianças gostaram bastante do programa e o que mais me chamou a atenção, que a gente estava de emergencial, era a caixa d’água que agora está funcionando direitinho. Em 14 anos de Rede que tenho, nunca vi algo assim, até agora”, afirmou a diretora da unidade, Sileide Galindo Picinin.

Programa

O Juntos Pela Escola está revitalizando as 205 unidades escolares da Reme (Rede Municipal de Ensino), sendo que 25 já foram finalizadas:

  • E.M. Prof.ª Ione Catarina Gianotti Igydio (Prosa);
  • E.M. Professor Arassuay Gomes de Castro (Prosa);
  • E.M. Senador Rachid Saldanha Derzi (Prosa);
  • EMEI Carlos Nei da Silva (Prosa);
  • EMEI Elza Francisca de Souza Maciel (Prosa);
  • EMEI José Ramão Cantero (Prosa);
  • EMEI Maria Dulce Prata Cançado (Prosa);
  • EMEI Mary Sadalla Saad (Prosa);
  • EMEI Novos Estados (Prosa);
  • EMEI Paulo Siufi (Prosa);
  • EMEI Prof.ª Emy Ishida Nascimento Nogueira (Prosa);
  • EMEI Michele Regina Locatelli (Prosa/Anhanduizinho);
  • E.M. Des. Carlos Garcia de Queiroz (Imbirussu);
  • E.M. Prof.ª Eulália Neto Lessa (Imbirussu);
  • EMEI Clotilde Chaia (Imbirussu);
  • EMEI Indubrasil (Imbirussu);
  • EMEI Lar de Sheila (Imbirussu);
  • EMEI Maria de Lourdes Vieira Castoldi (Imbirussu);
  • EMEI Serradinho (Imbirussu);
  • EMEI Prof.ª Maria Josefina B. Xavier – Base Aérea (Imbirussu/Lagoa);
  • EMEI Floria Britez de Eugênio (Bandeira);
  • E.M. Prof. Nagib Raslan (Imbirussu); E.M. José Mauro Messias da Silva (Bandeira);
  • E.M. José Do Patrocínio (Imbirussu).

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rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

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Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

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Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

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