O Bioparque Pantanal recebeu 152.246 pessoas desde sua abertura ao público, em 2 de maio de 2022. O local foi inaugurado em 28 de março e foi aberto ao público geral em 2 de maio deste ano.
Em entrevista ao Correio do Estado, a assessoria de imprensa do Bioparque afirmou que brasileiros das 27 unidades federativas, sul mato-grossenses de mais de 70 municípios e estrangeiros de mais de 45 países visitaram o maior aquário de água doce do mundo, durante os cinco meses de funcionamento.
Alguns dos estrangeiros que visitaram o Bioparque Pantanal são dos seguintes países:
-
Alemanha
-
Argentina
-
Austrália
-
Áustria
-
Bélgica
-
Bolívia
-
Burundi
-
Canadá
-
Chile
-
Chipre
-
Singapura
-
Cuba
-
China
-
Colômbia
-
Costa Rica
-
Camarões
-
Dinamarca
-
Emirados Árabes
-
Equador
-
Espanha
-
Estônia
-
Estados Unidos da América
-
França
-
Grã-Betanha
-
Holanda
-
Honduras
-
Iêmen
-
Irã
-
Índia
-
Ilhas Virgens (Inglaterra)
-
Irlanda
-
Israel
-
Inglaterra
-
Itália
-
Japão
-
Moçambique
-
Noruega
-
Paquistão
-
Paraguai
-
Peru
-
Polônia
-
Portugal
-
Qatar
-
Rússia
-
Suíça
-
Venezuela
Pessoas que conhecem o local ficam encantadas com a beleza natural, biodiversidade e riqueza de espécies presentes no aquário.
São mais de 200 espécies diferentes em 31 tanques, que totalizam cinco milhões de litros d’água, espalhados pelos 19 mil metros quadrados de área construída.
O local é equipado com biblioteca e laboratórios, Além de ponto turístico, o aquário também é centro de pesquisa da fauna pantaneira sul-mato-grossense.
Já visitaram o Bioparque Pantanal artistas como Luan Santana (cantor sertanejo), Almir Sater (cantor e ator da novela Pantanal), Oscar Schmidt (jogador de basquetebol), Pedrinho Pimenta (vocalista do Atitude 67), Alzira Espíndola (cantora), Márcio de Camillo (cantor) e Bando do Velho Jack (banda de rock).
Em entrevista ao Correio do Estado realizada no mês de agosto, a diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieiri, está contente pelo fato de o Bioparque ser reconhecido no Brasil e no restante do mundo.
"Estamos muito felizes com os números positivos, saber que pessoas do Mato Grosso do Sul e do mundo estão tendo a oportunidade de conhecer a nossa biodiversidade, o nosso Pantanal. E o mais importante, além do lazer, oferecemos o conhecimento sobre as espécies, a estrutura arquitetônica, o espaço de modo geral".
Visitas
O Bioparque Pantanal tem capacidade para receber nove mil pessoas por semana, sendo 1,5 mil na segunda, 2 mil na terça, 1,5 mil na quarta, 2 mil na quinta, 2 mil na sexta e mil aos sábados.
As visitas no local são divididas por categorias: escolas estaduais, escolas municipais e particulares, família, individual, associações, fundações, instituições, visitas técnicas de universidades e turistas.
As visitas são guiadas e autoguiadas. Visita guiada é quando guias acompanham os visitantes durante todo o percurso. Visita autoguiada é quando existem guias em pontos estratégicos para darem informações.
Pessoas interessadas em conhecer o Bioparque Pantanal podem visitar o local, de segunda-feira a sábado, com ou sem agendamento.
Para quem prefere agendar a visita, o agendamento está disponível semanalmente, toda segunda-feira, às 8 horas, no site do Bioparque.
Para quem prefere visitar o local sem agendamento prévio, são disponibilizadas mil vagas, por ordem de chegada e distribuição de senhas. As senhas são entregues às 8h no turno da manhã e às 13h30min no período da tarde.
Grupos escolares não podem visitar o Bioparque sem agendamento prévio. O agendamento para escolas permanece todo dia 16 de cada mês, a partir das 8h e deve ser realizado neste site.
A entrada no Aquário do Pantanal será gratuita até 31 de dezembro deste ano.
Bioparque Pantanal
O local foi inaugurado em 28 de março de 2022, após onze anos em obras. O atrativo turístico é considerado o maior aquário de água doce do mundo.
A construção do Aquário do Pantanal iniciou em maio de 2011, ainda na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB) e terminou na gestão do atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), em 2022.
Foram 11 anos, 13 licitações e três mandatos de governo até conclusão da obra.
O valor total investido na obra é de R$ 230 milhões, de acordo com Azambuja.




