Depois da passagem de uma pequena frente fria pelo Estado e temperaturas que chegaram a quase 40ºC, Mato Grosso do Sul entra, novamente, na rota de alerta para tempestade e chuvas intensas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além de Campo Grande, outros 76 municípios estão em perigo potencial para chuvas e ventos intensos, que podem chegar a 60 km/h.
Também são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.
As condições podem causar queda de árvores pequenas e descargas elétricas, por isso, a Defesa Civil recomenda estar atento à aparelhos ligados nas tomadas e evitar abrigo próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.
Os alertas amarelos são válidos para as regiões leste, centro norte, sudoeste e pantanais e tiveram início às 10 horas da manhã deste domingo (23) e vão até o final da manhã de segunda-feira (24).
Em Campo Grande, já foram registradas pancadas de chuvas desde a noite de ontem (22) em diferentes regiões, como nos bairros Vilas Boas, Jardim Panamá e Aero Rancho.
Hoje, já foram registradas ventanias, uma grande nuvem carregada que anunciava a possibilidade de chuva logo no início da manhã na região oeste da Capital.
Previsão
As instabilidades voltam ao Estado com um cenário típico da Primavera, com chuvas irregulares e virada no tempo repentinas.
Pancadas de chuvas já podem ocorrer neste domingo (23), dando uma aliviada na umidade relativa do ar, que pode chegar a 90% depois de uma semana seca com os maiores índices nacionais.
Na segunda-feira (24), o tempo segue fechado e a probabilidade de chuva aumenta. O dia deve amanhecer com trovoadas e permanecer instável até a noite. As temperaturas caem ligeiramente, variando entre 19°C e 30°C, com umidade alcançando 100%.
A terça-feira (25) marca o retorno gradual do sol, embora ainda haja chance de pancadas isoladas. O calor volta a subir e a máxima pode chegar a 33°C.
Na quarta (26) e quinta-feira (27), o sol aparece entre muitas nuvens, mas o Inmet ainda prevê chuva isolada, especialmente no período da tarde. As temperaturas sobem e devem atingir 34°C, enquanto a umidade mínima cai para 25%.
Imunidade
Com as constantes variações de temperatura, entre frio, calor e umidade variável, manter a imunidade da saúde não é fácil. Em períodos assim, é normal observar sintomas de resfriados e redução da imunidade.
Por isso, alguns cuidados podem ser tomados para preservar a saúde e manter a imunidade alta:
- Mantenha uma alimentação sustentável e nutritiva, optando por alimentos frescos, sustentáveis e saudáveis;
- Mantenha o corpo hidratado, mesmo quando não sentir sede;
- Pratique exercícios regularmente, eles ajudam a fortalecer a resiliência do corpo;
- Proteja-se contra os efeitos dos raios UV, evitando exposição exagerada ao sol;
- Cuide do bem-estar mental através de práticas que auxiliem o gerenciamento da ansiedade e da depressão, como ioga, meditação e atividades físicas.


