Cidades

SAÚDE

Em nove anos, Mato Grosso do Sul desativou 277 leitos de internação pediátrica

Houve queda tanto no SUS como em unidades privadas

Continue lendo...

Nos últimos nove anos, Mato Grosso do Sul teve a desativação de 277 leitos de internação pediátrica, destinados a crianças que precisam permanecer no hospital por mais de 24 horas. É o que aponta levantamento divulgado hoje pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Segundo a SBP, dados obtidos no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), mantido pelo Ministério da Saúde, indicam que em 2010 o Estado dispunha de 926 leitos pediátricos. Neste ano, dados relativos ao mês de maio apontam que o número baixou para 649.

Entre os leitos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), houve encerramento de -23,62% dos leitos, que passaram de 652 em 2010 para 498 neste ano, fechamento de 154 unidades.

Os leitos disponíveis nos planos de saúde ou em unidades privadas também caíram 123 no mesmo período, o que representa o encerramento de 44,89% das unidades pediátricas.

Entre as capitais, Campo Grande é a nona no ranking das que mais tiveram leitos encerrados, sendo 138 fechados nos últimos nove anos, passando de 264 para 126. Desse total, 65 foram na rede pública e 73 na rede privada.

A capital sul-mato-grossense está atrás de São Paulo (-664), Fortaleza (-473), Rio de Janeiro (-395), Maceió (-344), Goiânia (-255), Natal (-176), João Pessoa (-173) e Teresina (-149).

Em todo o Brasil, foram desativados 15,9 mil leitos de internação pediátrica. Em maio de 2010, o País tinha 48,8 mil leitos no SUS, número que passou para cerca de 35 mil neste ano, queda aproximada de quatro leitos por dia. Na rede privada, a queda foi de 2.130 leitos no período. 

Segundo a presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva, os problemas de saúde que mais levam crianças a precisarem de internação são doenças respiratórias, que tem maior prevalência nos períodos de outono e inverno. Problemas gastrointestinais, casos de alergias e as chamadas arboviroses,de ocorrência sazonal, completam a lista que contribuem para o crescimento da demanda por leitos de internação.

Corumbá

Homem mata dois a tiros e morre atropelado em fazenda no Pantanal

As motivações que levaram as circunstâncias da morte serão investigadas pela Polícia Civil da região. O caso aconteceu na noite de ontem, na pantaneira de Corumbá

15/11/2024 16h30

Polícia Civil de Corumbá

Polícia Civil de Corumbá PCMS/ Divulgação

Continue Lendo...

Dois homens foram mortos a tiros em uma fazenda na região de Coimbra, a cerca de 90 km da BR-262, em Corumbá, a 427 quilômetros de Campo Grande. O autor do crime, conhecido como 'Bigode', também morreu durante a fuga, ao ser atropelado por um funcionário do local. O caso foi registrado como homicídio e será investigado pela Polícia Civil. 

De acordo com informações do site Diário Corumbaense, 'Bigode' teria ido até a propriedade rural na noite de ontem (14) para se despedir dos colegas de trabalho. Nesse momento, o autor sacou uma arma e disparou contra as vítimas, atingindo-as nas costas. As vítimas estavam rebocando um trator atolado em uma estrada vicinal no momento do crime.

Após o crime, 'Bigode' seguiu em direção à sede da fazenda, onde aproveitou para fazer uma série de ameaças aos familiares das vítimas.

Durante a ocorrência, o capataz da fazenda, que trabalhava afastado da sede, ficou sabendo do ocorrido e pediu para conhecidos irem até o local para verificar se estava tudo bem. Ao saber que a porteira da fazenda estava aberta e que o autor, armado, estava caminhando em direção à sede, o capataz se dirigiu ao local em um veículo.

Próximo à porteira da sede da fazenda, o funcionário se deparou com 'Bigode' andando e acabou atropelando o autor com o veículo. Ele não resistiu aos ferimentos, falecendo ao dar entrada em um hospital de Corumbá.

Equipes da Polícia Civil e da perícia técnica foram acionadas para analisar as cenas dos crimes. O caso foi registrado e será investigado pela delegacia da região.

 

Assine o Correio do Estado. 

 

Cidades

Filhotes de onça são avistados em estrada de MS; veja vídeo

Os dois filhotes não se intimidaram com a presença do veículo e chegaram a se aproximar

15/11/2024 16h00

Crédito: Panorama do MS

Continue Lendo...

Dois homens tiveram que interromper o percurso ao avistarem filhotes de onça-pintada na MS-489, em Naviraí (MS).

O encontro com o maior felino das Américas foi registrado na estrada entre o município e o distrito do Porto Caiuá, nas proximidades da Fazenda Branca.

Enquanto faziam a filmagem, mesmo com o motor do carro ligado, as oncinhas não se intimidaram e se aproximaram lentamente do veículo; posteriormente, terminaram deitando-se na estrada.

Em dado momento, um deles sugere: “Vamos desligar o carro para ver?” e parte a desconfiança: “E se não pegar?” — referindo-se à possibilidade de o veículo não voltar a funcionar.

Eles também brincam sobre descer para ver os filhotes, ao que um deles chega a afirmar: “Elas vão correr”.

É importante ressaltar que, apesar de serem filhotes, os animais são selvagens, e o mais prudente é manter distância, não sair do veículo e evitar movimentos bruscos.

O site Panorama MS relatou que, com base em informações de moradores da região, a filmagem ocorreu em Mato Grosso do Sul. Os autores do vídeo foram encontrados e confirmaram que o encontro realmente aconteceu.

“É notícia verdadeira. Uma maravilha para a fauna naviraiense e resultado de ações de preservação ambiental”, disse um deles.

 

 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).