Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

QUEIMADAS

Queimadas: Em uma semana, fogo devastou 282 mil hectares do Pantanal de MS e MT

Até o momento, fogo devastou cerca de 3 milhões e 461 mil hectares do Pantanal
29/09/2020 09:22 - Carol Alencar Cozzatti


Em uma semana, o fogo que devasta a região do Pantanal destruiu cerca de 282 mil hectares do bioma. Até semana passada o fogo teria consumido cerca de 3,1 milhões de hectares, divididos em 1,941 milhões de hectares no Pantanal de Mato Grosso e 1,238 milhões de hectares em Mato Grosso do Sul.

Informações repassadas pelo analista ambiental Alexandre Pereira, do Prevfogo/Ibama (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) são de que até o dia 27 de setembro, o fogo consumiu cerca de 3,461 milhões de hectares, cerca de 282 mil a mais que semana passada.

Ainda de acordo com o analista, a destruição da região de MT, nesta semana, foi de 2,53 milhões de hectares e 1,408 milhões de área consumida na região de MS.

Desde o começo do ano, o fogo já destruiu cerca de 3,4 milhões de hectares nos dois estados que abrigam o bioma do Pantanal.

Também na semana passada, o Governo Federal liberou R$ 3,8 milhões para combate às queimadas no Mato Grosso do Sul. Recurso será utilizado para contratação de 200 horas de voo para o combate às chamas, locação de helicópteros e compra de equipamentos para a extinção do fogo.

Os dados divulgados são provenientes do Laboratório de aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 
 

Felpuda


Entre sussurros, nos bastidores políticos mais fechados, os comentários são que história apregoada por aí teria sido construída para encobrir o que realmente foi engendrado em conversa que resultou em negociata. 

O script foi na base do “você finge que é assim, e nós fingimos que acreditamos”. 

Batido o martelo, a encenação prosseguiu e, conforme o combinado, deverão ser apresentados novos episódios.

Ah, o poder!