A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), lançou, na noite desta segunda-feira (20), investimentos na área de educação. Segundo a administração municipal, este é o maior pacote de ações da história da educação da Capital e tem objetivo de tornar a área referência no País.
Conforme antecipado pelo Correio do Estado, entre os investimentos está a instalação de ar-condicionado, split e inverter, em todas as salas de aula das escolas da Rede Municipal de Ensino.
Para manter os equipamentos, as escolas vão receber a instalação de energia solar.
"O calor já era intenso, mas as mudanças climáticas impactaram de forma muito difícil. Foram feitos pedidos e eu entendi o quão difícil é para as crianças avançarem no aprendizado com o ambiente quente, então vamos instalar ar-condicionado em todas as salas para termos qualidade na educação", disse a prefeita, em discurso.
Ainda segundo a prefeita, secretários e especialistas disseram que a rede elétrica não suportaria o consumo que os cerca de 4 mil aparelhos demandariam.
Desta forma, foi optado pela energia fotovoltaica para todas as unidades escolares. "Vamos promover a energia limpa, a sustentabilidade para que essa mudança também tenha economia para o Município", disse Adriane.
Com relação às plantas de solo, que são as placas que serão colocadas no chão, com potência de 2.637,61 KWp, a estimativa é economizar R$ 182 milhões em 25 anos.
Já as plantas de telhado, com potência de 3.714,47 KWp, a economia em 25 anos é estimada em R$ 257 milhões.
"Estamos investindo recurso próprio para desenvolver a educação do Município, executando aquilo que é prioridade para a cidade. Vamos impactar a educação dessa cidade, vamos deixar um legado para a educação", ressaltou a prefeita.
Investimentos
No pacotão, também foram anunciadas as seguintes ações:
- Construção de 166 novas salas modulares nas escolas de Campo Grande
- Criação de 6,6 mil novas vagas na Rede Municipal de Ensino em 2024
- Contratação de mais de 300 professores
- entrega de 205 parquinhos e brinquedos lúdicos pedagógicos para todas as unidades escolares da Reme
- Instalação de novos bebedouros
- Entrega de 1.095 notebooks para diretores e coordenadores da Reme
- Mais 899 estações de trabalho (computadores) para a Secretaria Municipal de Educação (Semed)
- Continuação da aplicação do Simulado Reme em 2024
- Entregas das Escolas Municipal de Educação Infantil (Emeis) Inápolis e São Conrado, previstas para fevereiro de 2024
- Entrega dos novos uniformes e kits escolares
Com relação as 166 novas salas de aula, a prefeita ressalta que serão construídas nas próprias escolas, gerando economia para o município.
"Para iniciar o ano, serão seis salas de aula até fevereiro, e as demais serão construídas ao longo do ano, para que a gente possa sanar esse déficit que Campo Grande grita há muitos anos", explicou Adriane.
"Vamos seguir com mais entregas porque a educação tem que ser mudada em Campo Grande. A Capital das oportunidades tem que ter educação forte, preparando nossos jovens para o futuro", acrescentou.
Dentre as ações, a prefeita cita que o aumento no número de vagas é uma das principais medidas a serem tomadas. "Acreditamos que ter mais vagas é o maior impacto, quanto mais crianças nós tivermos matriculadas, estando nas salas de aula, para a gente isso é resposta, não queremos nenhuma criança fora das salas de aula".
Adriane ressalta que o aumento de salas e vagas irão amenizar o deficit, mas apenas após o encerramento das matrículas será possível mensurar o impacto.