Mato Grosso do Sul deverá receber dois caminhões scanner para reforçar o trabalho de policiamento nas regiões das fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, intensificando principalmente o combate ao tráfico de drogas e ao contrabando. São equipamentos que permitem a vistoria de cargas em caminhões e outros veículos, por intermédio de leitura por raio X. Hoje, no Estado, há um aparelho em operação, em uso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ontem, em seu programa “Café com a Presidente”, a presidente Dilma Rousseff anunciou que até o ano que vem o governo federal entregará um scanner móvel para cada estado, enquanto os estados da fronteira, como o Mato Grossodo Sul, receberão dois.
“Esses aparelhos são scanners moderníssimos e localizam drogas e armas escondidas nos caminhões e nos carros, até mesmo nos pneus ou na lataria dos veículos”, justificou a presente.
No ano passado, a União adquiriu cinco equipamentos dessa natureza, em licitação feita em meados do ano, ao custo de R$ 12,9 milhões. As unidades foram distribuídas às unidades da PRF nas áreas de fronteira. Mato Grosso do Sul recebeu um, ao custo de aproximadamente R$ 2,5 milhões.
O scanner, que funciona acoplado a uma plataforma de veículo descaracterizado, faz uma radiografia completa, principalmente de caminhões, em circulação pelas rodovias, sem que para isso a carga precise ser aberta .
Leia mais no jornal Correio do Estado


