Pneus de bicicleta que seriam descartados ganharam outra utilidade nas mãos de adolescentes do projeto Miniempresa e acabaram se transformando em acessórios. São cintos feitos de borracha e coloridos com tinta vinílica para enfeitar e ao mesmo tempo reduzir o volume de resíduos sólidos descartados na natureza.
Os estudantes assistiram tutoriais na internet para aprender a fazer e depois passaram a se reunir aos sábados no Colégio Status, onde estudam, dando início a produção. “Os cintos passam por uma ampla seleção e tudo nele é reaproveitado”, detalhou Guilherme Gabriel que cumpriu o papel de diretor-presidente na miniempresa “Tyre Belt”.
A ideia surgiu depois de o adolescente descobrir que o pneu demora 600 anos para se decompor e não é um material muito procurado para ser reciclado.
“Muitas vezes o pneu vem rasgado, careca. Então a gente seleciona bastante antes de começar a produção com corte, pintura, colocação da fivela e a tinta própria para borracha, completou Guilherme Carvalho, 14 anos, diretor de marketing da empresa. Segundo ele, depois de prontas, as peças são vendidas entre R$ 17 e R$ 22.
Carvalho contou que a preocupação com o excesso de materiais descartados na natureza aumentou depois de ter participado do projeto. “Já tinha, mas não em relação ao pneu. Acho que outras pessoas também deveriam se preocupar com o que não é procurado para reciclagem”.
Sobre a participação,no projeto com outros 24 alunos, Guilherme Gabriel pontuou que “foi uma experiência única”.
Os cintos estarão à venda em frente a loja Renner no Shopping Norte Sul neste fim de semana, em diferentes produtos feitos por outros estudantes também serão expostos.
MINIEMPRESA
O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas nas escolas. Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário. O projeto é da Junior Achievement, associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada.