Cidades

SUSTENTABILIDADE

Estudantes transformam pneu velho em acessório moderno

Matéria-prima dos cintos é obtida de materiais que seriam descartados na natureza

MARESSA MENDONÇA

11/09/2015 - 17h15
Continue lendo...

Pneus de bicicleta que seriam descartados ganharam outra utilidade nas mãos de adolescentes do projeto Miniempresa e acabaram se transformando em acessórios. São cintos feitos de borracha e coloridos com tinta vinílica para enfeitar e ao mesmo tempo reduzir o volume de resíduos sólidos descartados na natureza.

Os estudantes assistiram tutoriais na internet para aprender a fazer e depois passaram a se reunir aos sábados no Colégio Status, onde estudam, dando início a produção. “Os cintos passam por uma ampla seleção e tudo nele é reaproveitado”, detalhou Guilherme Gabriel que cumpriu o papel de diretor-presidente na miniempresa “Tyre Belt”.

A ideia surgiu depois de o adolescente descobrir que o pneu demora 600 anos para se decompor e não é um material muito procurado para ser reciclado.

“Muitas vezes o pneu vem rasgado, careca. Então a gente seleciona bastante antes de começar a produção com corte, pintura, colocação da fivela e a tinta própria para borracha, completou Guilherme Carvalho, 14 anos, diretor de marketing da empresa. Segundo ele, depois de prontas, as peças são vendidas entre R$ 17 e R$ 22.

Carvalho contou que a preocupação com o excesso de materiais descartados na natureza aumentou depois de ter participado do projeto. “Já tinha, mas não em relação ao pneu. Acho que outras pessoas também deveriam se preocupar com o que não é procurado para reciclagem”.

Sobre a participação,no projeto com outros 24 alunos, Guilherme Gabriel pontuou que “foi uma experiência única”.

Os cintos estarão à venda em frente a loja Renner no Shopping Norte Sul neste fim de semana, em diferentes produtos feitos por outros estudantes também serão expostos.

MINIEMPRESA

O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas nas escolas. Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário. O projeto é da Junior Achievement, associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada.

 

CAMPANHA NACIONAL

Multivacinação em Campo Grande começa na próxima semana

Público-alvo da campanha promovida pelo Ministério da Saúde são crianças e adolescentes de até 15 anos

30/07/2026 10h15

Pessoas de todas as idades também poderão aproveitar para colocar as vacinas em dia.

Pessoas de todas as idades também poderão aproveitar para colocar as vacinas em dia. FOTO: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

A partir da próxima segunda-feira (3) até 1º de setembro, Campo Grande realiza a Estratégia de Multivacinação 2026, uma mobilização nacional, promovida pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Durante este período, as salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USFs) do município estarão preparadas para avaliar a situação vacinal e aplicar as doses em atraso, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Embora a campanha tenha como público-alvo crianças e adolescentes de até 15 anos, pessoas de todas as idades também poderão aproveitar para colocar as vacinas em dia.

A iniciativa busca ampliar as coberturas, reduzir o risco de reintrodução de doenças imunopreveníveis e fortalecer a proteção de toda a população.

Para facilitar o atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) orienta pais e responsáveis a levarem um documento de identificação com foto e, se possível, o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a caderneta de vacinação. A ausência da caderneta não impede a vacinação.

Ananda de Melo, chefe do Serviço de Imunização da Sesau, diz que a campanha é uma oportunidade para garantir que crianças e adolescentes estejam protegidos.

“Nem sempre os responsáveis percebem que há alguma dose em atraso. Durante a campanha, nossas equipes verificam a situação vacinal e realizam a atualização da caderneta, quando necessário, garantindo mais proteção para as crianças, os adolescentes e para toda a comunidade”, destaca.

A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças graves, hospitalizações e óbitos. Manter a caderneta em dia protege cada pessoa e fortalece a proteção coletiva, contribuindo para reduzir a circulação de doenças e proteger toda a população.

Concurso

Governo de MS prorroga validade de concursos do IMASUL por mais dois anos

Medida assinada pelo governador Eduardo Riedel estende validade para cargos de nível médio e superior

30/07/2026 10h00

Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, anunciou na manhã desta quinta-feira (30), por meio do Diário Oficial, a prorrogação da validade de dois concursos públicos para os cargos na Fiscalização e Gestão Ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL). A prorrogação é válida por mais dois anos. 

A nova medida garante que os candidatos aprovados com formação de nível superior e técnico/médio, que foi homologada em 31 de julho de 2024, poderão ser convocados até o dia 31 de julho de 2028. 

A prorrogação se baseia na competência conferida ao Governador pelo artigo 89, incisos VII e X, da Constituição Estadual, e está em conformidade com o artigo 18 da Lei nº 1.102.

A publicação permite que o Estado continue convocando candidatos aprovados durante o período adicional, conforme a necessidade da administração pública, a disponibilidade de vagas e o cumprimento das exigências legais e orçamentárias.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).