Já passou o tempo em que nerd era visto como antissocial, de óculos fundo de garrafa e estudioso. Nos últimos anos, devido principalmente a popularização de filmes de super-heróis e ficção científica, o termo passou a ser atrelado a quem consume cultura pop, seja filmes, quadrinhos, games ou tecnologia, e se disseminou, diminuindo o preconceito e alcançando um público cada vez maior.
Em Campo Grande não é diferente e público tem crescido, fazendo com que também cresça o número de eventos destinados a esse segmento.
Um destes eventos é o Anime Revolution, que está em sua 4ª edição e é realizado neste fim de semana na Capital. Ele foi criado justamente para atender a pedidos dos geeks.
Organizador do evento, Magno Mustang, que também é sócio da loja XD Comic Shop, disse ao Portal Correio do Estado que percebeu a necessidade de se criar um evento com atrações destinadas ao público nerd ao notar aumento de pessoas que procuraram a loja tanto para participar de campeonatos de games, como para comprar revistas e outros itens.
Com atrações para vários tipos de público, Revolution foi realizado pela primeira vez em 2013 e atraiu público de cerca de 400 pessoas. Nos anos seguintes, foram registrados aumentos gradativos, com aproximadamente 900 pessoas em 2014 e mais de 1 mil em 2015. Expectativa é que nesta edição haja superação do último recorde.
Atraindo cada vez mais gente, as atrações também precisaram seguir a mesma tendência. Há desde campeonatos de cosplay, games independentes para serem testados, batalha campal inspirada na série de livros Percy Jackson, ala de colecionadores de action figures, estantes de lojas e palestras.
MÚSICA
A novidade fica por conta de karaokê e concurso de dança K-pop (música pop koreana), que também foi inserido no evento por demanda dos geeks.
Mustang afirmou que além do público cativo, muitos curiosos sempre aparecem para conferir as atividades e logo deixam de lado certos preconceitos.
"Há um público específico a quem o evento se destina, mas é legal ter essa divulgação porque outras pessoas acabam conhecendo e se interessando. Elas descobrem que a cultura pop não é 'coisa para criança'", comentou.
Provando que não é só criança que gosta, inscritos em concurso de cosplay são quase em sua totalidade adultos ou adolescentes. Cosplayers são pessoas que se fantasiam de personagens da cultura japonesa, sejam de games, mangás ou animes.
Há espaço para jogar jogos RPG (Foto: Bruno Gasparetto)Além de atrair novos públicos, objetivo do evento é também divulgar a cultura pop local. Por este motivo, 100% das atrações são de Campo Grande.
“A Revolution foi espelhada nos eventos de fora e o MS absorveu essa cultura oriental, pop e nerd, principalmente por causa dos filmes, e o mais interessante é revelar essa galera local. As pessoas se interessam, conversam sobre", disse Mustang.
VALOR DO LOCAL
Organização diz ainda que outro benefício de não se contratar dubladores, youtubers ou personalidades reconhecidas nacionalmente é que todo o dinheiro que seria utilizado para pagamento dessas atrações pode ser investido localmente.
"A gente aumenta o valor do prêmio nos campeonatos e pode incentivar as pessoas a participarem e se inscreverem. Valoriza o trabalho, porque o cara não vai querer ganhar só medalha", disse.
Anime Revolution começou ontem (6) e termina na noite de hoje. Ingressos podem ser adquiridos no local e custam R$ 17 a meia entrada, disponível para estudantes ou quem levar um quilo de alimento não perecível.
PROGRAMAÇÃO
Domingo
10h: abertura do evento
11h às 15h: Gincanas e concursos
16h às 17h: Animeke final
18h: Desfile cosplay
19h: Apresentação em dupla / grupo
20h: Encerramento
Auditório
11h: Desenvolvimento de jogos para Android
13h: Bate papo com youtubers
15h às 17h: Concuros cosplay (apenas juízes)
YOUTUBERS CONVIDADOS:
Bruno Ferrero, Kaio Espíndola (BlackKaio Gamer), Natany (Hey Little Dumpir), Magno Mustang (Diplomacia Nerd), Júnior Galo (Galito Games), Matt (Divagando Matt) e Tata (Tata Gamer).
Action figures são expostas no evento (Foto: Bruno Gasparetto)
Mato Grosso do Sul está em alerta para tempestades (Reprodução / Inmet)


