Imagens de maus-tratos, abandono e violência contra cães e gatos serão exibidas em exposição fotográfica de 16 a 21 de outubro, das 10h à s 18h, no primeiro piso do Shopping Pátio Central, localizado na rua Marechal Rondon, número 1380, centro de Campo Grande.
Ao todo, 18 imagens serão expostas em 10 totens. O tema da exposição fotográfica é “Sinta na Pele”. O objetivo é sensibilizar a população para que denunciem caso presenciem situações de maus-tratos contra pets.
A intenção é levar a exposição para outros pontos da cidade e até mesmo do Estado. “A intenção é rodar outros shoppings, e até mesmo algumas cidades maiores, como Dourados, Três Lagoas, Corumbá, rodar com essa amostra, levando a pauta sobre maus-tratos e panfletos informativos de denúncias”, afirmou o protetor independente e coordenador do grupo de apoio e proteção da causa animal, Bruno Nóbrega.
A realização é da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC), Anita Shoes, Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal (VidaANIMAL), Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Vetmat Saúde Animal, Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT-Polícia Civil) e apoio do deputado estadual Pedrossian Neto.
DIREITOS DOS ANIMAIS
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os animais possuem direitos garantidos por lei. Confira:
- Direito ao respeito
- Direito à consideração, atenção, cura e proteção do homem
- Direito de viver livre no seu próprio ambiente
- Direito à alimentação reparadora e ao respeito
- A morte de um animal deve ser por sua longevidade natural, sem dor ou angústia
- É inaceitável que o homem mate, explore, maltrate ou tenha atos cruéis com animais
Quem agride animais pode pegar de dois a cinco anos de prisão e ainda pagar multa de R$ 500,00 a R$ 3.000,00 por animal.
Caso o crime seja em flagrante, o agressor será levado para a delegacia. Quem maltratar animais terá a ficha suja, ou seja, antecedentes criminais.





