Cidades

APÓS INCÊNDIO

Corrente de solidariedade: Voluntários de mobilizam para ajudar famílias do Mandela

Cerca de 80 moradias foram destruídas e doações vão de alimentos a auxílio psicológico

Continue lendo...

A sexta-feira na Comunidade do Mandela, atingida por um incêndio que destruiu cerca de 80 moradias, foi de muita solidariedade. Dezenas de voluntários foram ao local entregar doações de roupas, enquanto outros montaram postos de arrecadação e distribuição de água e alimentos, e há disponibilização de auxílio psicológico por parte da Cruz Vermelha.

Equipes de diversas secretarias da Prefeitura de Campo Grande também atenderam os moradores da comunidade, realizando cadastro das famílias que foram atingidas.

A conselheira estadual da Cruz Vermelha, Renata Izabele, disse que a presença da instituição no local tem objetivo de oferecer os primeiros socorros psicológicos para as famílias, que perderam tudo no incêndio.

"Essas famílias perderam tudo, então devem estar em situação de vulnerabilidade, em situação de dificuldade, até mesmo emocional, porque afeta bastante. Então, a gente vai atender os primeiros socorros psicológicos. A Cruz Vermelha como é uma entidade internacional, a gente é capacitado para isso, temos cursos específicos para atender nesses momentos, com médicos, enfermeiros, profissionais de saúde para atender as pessoas que necessitarem nesse momento", disse.

Renata explica que o atendimento inicial se baseia em uma escuta qualitativa, para entender qual o sofrimento de cada pessoa e, a partir daí, encaminhar para as equipes de psicólogos.

O trabalho da Cruz Vermelha no Mandela segue durante todo o sábado (18).

Um caminhão também foi ao local levar doações de frutas e verduras da agricultura familiar, a pedido da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro).

"A agricultura familiar se juntou para ajudar essas famílias em vulnerabilidade social, que estão passando por essa situação de emergência", disse um representante do movimento.

Ele explica que o movimento foi organizado para levar o socorro emergencial, e não se trata de assistencialismo as famílias.

"A gente tem que ajudar, a gente está dando um socorro para as famílias que foram desabrigadas, que não tem nada, então isso aqui é um socorro, a gente se uniu para ajudar as pessoas, independente de raça, de religião", disse.

Outros voluntários foram ao local levar doações de alimentos, roupas, móveis, produtos de higiene, entre outros.

Delanir Cardoso da Rocha, 39 anos, arrecadou 37 cestas básicas com amigos e levou a doação na tarde de hoje ao Mandela. 

A pastora Silvete Cedrão, da Congregação Palavra de Cristo, do bairro Cristo Redentor, mobilizou uma campanha de doações pelas redes sociais e levou alimentos para a comunidade.

"O grupo da nossa igreja nos ajudou, eu trouxe alimentos, leite para as crianças, bolacha. Muita gente ainda disse que vai doar e aí eu vou trazer mais, vou pegar nas congregações, o que precisar", conta.

O pastor Freitas, 43 anos, da Igreja Universal, montou, junto a outros voluntários, um polo de distribuição de água e alimentos. Ele ressalta que o movimento não é de nenhuma religião e que todos estão unindo forças.

"Nesse ponto a gente faz doação de água, café, lanche, tudo o que pode atender a necessidade das pessoas a gente está atendendo. Nesse momento as pessoas não podem olhar religião, aqui não tem placa, não tem religião, todas as pessoas são comuns, aqui a gente vive aquele versículo: 'amar o próximo como a ti mesmo', então se a gente unir forças a gente vai conseguir atender muito mais pessoas", disse.

Ele afirma que, em 24 horas, foram distribuídas mais de 6 mil doações.

"Eu não consigo calcular, porque muita coisa entrou e muita coisa saiu, uma coisa é certa, passou de mais de 6 mil doações de tudo, água, biscoito, roupa. Esta é a única barraca, tudo o que chega é distribuído aqui, a gente está unido com todos", concluiu.

Polos foram montados para concentrar as doações e distribuir os itensPolos foram montados para concentrar as doações e distribuir os itens (Foto: Gerson Oliveira)

Onde e como doar

Quem quiser ajudar, pode fazer as doações através do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), que organiza uma campanha de arrecadação de alimentos e itens básicos para ajudar as famílias da Comunidade do Mandela.

Entre os itens que podem ser doados estão: alimentos, materiais de higiene, fraldas descartáveis, água mineral, limpeza, roupas, colchão, enxoval de cama e de banho, materiais de construção, entre outros itens básicos.

As doações poderão ser entregues no FAC, localizado na Avenida Fabio Zahran, número 6000, no bairro Vila Carvalho, até a meia-noite desta quinta-feira (16), a partir das 7h30 da sexta-feira (17).

Dependendo do volume de itens, o Fundo de Apoio à Comunidade possui equipes para buscar a doação, que podem ser acionadas através do telefone (67) 2020-1361.

A Central Única das Favelas (Cufa) também está com campanha para ajudar as famílias.

A Central concentra as arrecadações em sua sede, que fica na Rua Livino Godói, 422, no Jardim São Conrado, sendo que a ideia da Cufa é montar uma cozinha comunitária na comunidade do Mandela e seguir com essa assistência presencial. 

Além disso, também foi disponibilizado o Pix da Associação das mulheres das favelas do Mato Grosso do Sul (pelo CNPJ: 45.776.653 0001.03), para à população, para que essa corrente em prol da solidariedade tenha sequência e mobilize mais sul-mato-grossenses.

Incêndio

No fim da manhã dessa quinta-feira (16), um incêndio de grandes proporções destruiu cerca de 80 barracos na Favela do Mandela. Conforme apurado pelo Correio do Estado, aproximadamente 186 famílias perderam seus lares e itens básicos nas chamas.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e enviaram quatro viaturas, além de uma de socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O incêndio pode ter sido provocado por um curto-circuito ou por uma pessoa, que teria ateado fogo em um barraco e acabou se espalhando para os outros, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

"[A causa pode ter sido] ou curto-circuito, devido às ligações clandestinas de energia, ou algum usuário de drogas, porque disseram para a gente que um usuário de drogas colocou fogo em uma casa e aí espalhou, mas a gente não sabe se é verdade, é a informação que deram", afirmou o capitão do Corpo de Bombeiros, Joelhe Alencar.

A prefeita Adriane Lopes (PP) foi até a comunidade ontem e hoje e garantiu aos moradores que as famílias que perderam suas moradias receberão suporte da prefeitura.

Famílias que aceitaram foram encaminhadas para abrigos. Na manhã desta sexta, o Exército Brasileiro instalou 14 tendas para acolhimento a essa população. 

Incêndio destruiu dezenas de barracos na Comunidade do MandelaIncêndio destruiu dezenas de barracos na Comunidade do Mandela (Foto: Gerson Oliveira)

EDUCAÇÃO

MEC faz consulta de obras do PNLD até final de janeiro

Previsão é que outras sejam realizadas em 2025, para aprimorar o levantamento de informações

22/12/2024 10h00

Coleta de impressões e sugestões também tem por objetivo dimensionar em que medida os livros do PNLD ajudam a proporcionar uma educação de qualidade e o tanto que afetam o processo de ensino-aprendizagem

Coleta de impressões e sugestões também tem por objetivo dimensionar em que medida os livros do PNLD ajudam a proporcionar uma educação de qualidade e o tanto que afetam o processo de ensino-aprendizagem Arquivo/Correio do Estado/BrunhoHenrique

Continue Lendo...

Ministério da Educação (MEC) irá consultar, por meio de formulário online, dirigentes e secretários municipais de todo o país sobre a incorporação das obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) às práticas pedagógicas do cotidiano das instituições de ensino.

A pesquisa, cujo link foi encaminhado por email aos gestores, poderá ser respondida até 31 de janeiro e ser acessada também pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

É a primeira iniciativa de diagnóstico do programa. A previsão é que outras sejam realizadas em 2025, para aprimorar o levantamento de informações.

Entenda

A coleta de impressões e sugestões também tem por objetivo dimensionar em que medida os livros do PNLD ajudam a proporcionar uma educação de qualidade e o tanto que afetam o processo de ensino-aprendizagem.

O interesse do MEC consiste, ainda, em promover eventuais melhorias no programa.

A pesquisa está sendo realizada pela Secretaria de Educação Básica do MEC, por meio daDiretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) eda Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD).

Os professores foram os primeiros a contribuir com avaliações sobre o programa.

Esse primeiro panorama está sendo viabilizado com o apoio de diversas instituições, como o Instituto Reúna, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Várias coordenadorias do MEC também se engajaram no processo.

 

Assine o Correio do Estado

INTERIOR

Chuva da madrugada interdita balneário de Bonito

Segundo a prefeitura, o nível do Rio Formoso subiu com os mais de 70 mm de chuva, sendo necessária a interdição

22/12/2024 09h29

Nível do Rio Formoso subiu significativamente, sendo necessário fechar o atrativo Balneário Municipal neste domingo (22)

Nível do Rio Formoso subiu significativamente, sendo necessário fechar o atrativo Balneário Municipal neste domingo (22) Reprodução/Redes sociais

Continue Lendo...

Devido às fortes chuvas que atingiram Bonito, distante cerca de 260 quilômetros de Campo Grande, a prefeitura decidiu fechar o balneário municipal graças à elevação do nível do Rio Formoso. 

Segundo comunicado emitido pela Prefeitura de Bonito, as chuvas que atingiram o atrativo municipal chegaram a marcar 72 mm. 

Mesmo que não haja uma previsão exata de quanto o atrativo deve ser reaberto, inicialmente o Executivo frisa em nota que o fechamento deve acontecer apenas hoje (22). 

"O nível do Rio Formoso subiu significativamente, sendo necessário fechar o atrativo Balneário Municipal neste domingo (22)", diz. 

Em complemento, a Prefeitura Municipal de Bonito destaca que o fechamento é considerado uma "medida de segurança", para o bem dos próprios colaboradores e banhistas que frequentam esse atrativo principalmente agora com o início do período de férias escolares. 

"Por isso pedimos a compreensão de todos! Assim que o nível do rio normalizar, o atrativo será reaberto e a informação divulgada em nossos canais oficiais", expõe o Executivo em nota. 

Conforme o Meteorologista Natalio Abrahao, ainda chove isoladamente no município, sendo que a chuva acumulada entre 04h25 e 06h40 da manhã já havia somado 98,4 mm, com registros de enchentes e inundações, mais de 3.660 raios e ventos que atingem 52 km por hora. 

Destino turístico

Fundado há 76 anos, Bonito fica localizado na região sudoeste de Mato Grosso do Sul e é considerada a "Capital do Ecoturismo em Mato Grosso do Sul". 

Com rios de águas cristalinas, a região Bonito-Serra da Bodoquena possui diversos passeios, que envolvem flutuação e mergulho, além de visitas à trilhas e cachoeiras. Confira alguns desses pontos: 

  • Gruta do Lago Azul - cartão postal da cidade
  • Grutas de São Miguel
  • Grita São Mateus
  • Gruta Catedral
  • Gruta do Mimoso 
  • Abismo Anhumas
  • Nascente Azul
  • Lagoa Misteriosa
  • Rio Sucuri
  • Rio da Prata Recanto Ecológico
  • Rio Formoso
  • Aquário Natural
  • Estância Mimosa
  • Boca da Onça
  • Cachoeiras da Serra da Bodoquena
  • Balneário do Sol
  • Balneário Bosque das Águas
  • Balneário Municipal
  • Eco Park Porto da Ilha
  • Eco Serrana Park
  • Recanto das Águas
  • Cânion do Rio Salobra
  • Fazenda Ceita Corê
  • Buraco das Araras
  • Buraco do Macaco
  • Praia da Figueira

Sendo ponto turístico certo em Mato Grosso do Sul, julho foi o último mês em que Bonito bateu recorde de turistas, recebendo 30.941 visitantes, sendo esse o maior número em nove anos, conforme dados do Observatório de Turismo e Eventos do município. 
**(Colaboraram Naiara Camargo e Alícia Miyashiro)

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).