Cidades

ADOTE!

Feira de adoção terá 16 pets, com necessidades especiais, à espera de um lar

São 12 cães e 4 gatos, portadores de alguma necessidade especial (cegueira, epilepsia, paraplegia, amputação e velhice), disponíveis para adoção

Continue lendo...

Feira de adoção de animais com necessidades especiais ocorrerá em 15 de setembro, sexta-feira, das 17h às 22h, no Shopping Campo Grande. Também haverá arrecadação de ração.

De acordo com o coordenador do grupo de apoio e proteção da causa animal, Bruno Nóbrega, 16 pets estarão disponíveis para adoção, sendo 12 cães e 4 gatos portadores de alguma necessidade especial, como cegueira, epilepsia, paraplegia, amputação e velhice. Os animais estão vacinados, vermifugados e castrados.

Metade da feira será on-line, ou seja, haverá telões com fotos e vídeos dos animais. Não são todos os animais que estarão à mostra no local, devido a dificuldade de locomoção dos pets.

O objetivo é encontrar um novo lar para animais que foram resgatados em situação de abandono e maus-tratos.

“As pessoas precisam entender que animais com necessidades especiais precisam de um lar e atenção maior. As pessoas têm preconceito. O intuito é arrumar um lar para todos. As pessoas têm que ter consciência que eles estão nas ONGs e precisam de um lar”, afirmou Nóbrega.

Interessados em adotar um animal devem apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e ser maior de 18 anos.

Tutores que possuem pets cegos, paraplégicos, epiléticos e idosos estão convidados para passearem com os peludos e fazerem um ponto de encontro na feira de adoção.

A realização é da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal (VidaANIMAL), Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT-Polícia Civil) e Lord Pet Store.

SRD

Os cachorros vira-latas, também conhecidos como SRD (sem raça definida), são os pets mais comuns entre os adotados pelos brasileiros.

Espertos, agitados e cheios de amor, eles são muito carinhosos e fiéis aos seus tutores, presentes na maioria dos lares do país. O dia do cachorro vira-lata é celebrado, anualmente, em 31 de julho.

Porém, ainda estão entre os que mais sofrem abandono e maus-tratos.

Segundo censo realizado pelo CCZ, em 2021, a estimativa de animais em situação de abandono naquele ano, em Campo Grande, foi de aproximadamente 12.500.

NÚMEROS 

Censo canino e felino realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) aponta que existiam 287.768 animais de estimação, no ano de 2022, em Campo Grande, sendo 224.563 cães e 63.205 gatos. 

São 119.698 cadelas, 104.865 cachorros, ninhada de 3.330 filhotes caninos, 17.003 gatas, 35.246 gatos e ninhada de 2.561 filhotes felinos. 

O levantamento foi realizado em regiões urbanas e distritos da Capital. Os números foram divulgados no segundo semestre de 2022.

POLÍCIA

Acusado de estupro, tenente-coronel da PM é encontrado morto em Campo Grande

Corpo do militar foi achado por um homem que passava pela rua, na manhã deste domingo (13), na Avenida Tamandaré

13/09/2026 09h45

Tenente-coronel, de 52 anos, foi denunciado pela filha em agosto deste ano

Tenente-coronel, de 52 anos, foi denunciado pela filha em agosto deste ano Foto: Divulgação/Policia Militar

Continue Lendo...

Um tenente-coronel aposentado da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) foi encontrado morto na Avenida Tamandaré, na região do bairro Vila Nasser, em Campo Grande, na manhã deste domingo (13). O militar era acusado de estuprar os filhos e a neta. Ele estava com ferimento de tiro no peito e ao lado do corpo tinha uma arma.

Um cliente do posto de gasolina localizado nas proximidades foi quem encontrou o tenente-coronel. De acordo com os relatos, os disparos até foram ouvidos, porém, no momento, as pessoas acharam que o barulho era de uma motocicleta.

O cliente do posto avisou os funcionários sobre o homem encontrado na rua e estes, imediatamente, acionaram a polícia. O tenente-coronel também era cliente do posto e morava na região.

O local foi isolado e foram realizados os procedimentos necessários, pela polícia e perícia, a fim de esclarecer a morte.

Acusação

No dia 6 de agosto, a filha do tenente-coronel denunciou o pai à 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). De acordo com seu relato, os abusos começaram ainda na infância, por volta dos 9 anos, e seguiram ao longo da adolescência.

Hoje com 33 anos, ela relatou aos policiais que a primeira vez que foi violentada sexualmente foi aos 13 anos. A partir dos 15, o pai insistia para que mantivessem relações sexuais e foi ameaçada com uma arma para que mantivesse segredo sobre os fatos.

Ela afirmou que um irmão e uma neta também foram vítimas de violência sexual cometida pelo pai. Na época da denúncia, a vítima solicitou proteção e o afastamento do suspeito. O caso foi registrado como estupro de vulnerável na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) da Cepol.

ACIDENTE

Médica desvia de cachorro e derruba poste de energia em Maracaju

Com o impacto da batida, o poste caiu em cima do carro e destruiu a parte frontal

13/09/2026 09h15

Equipe da Energisa trabalhou durante todo o sábado para trocar a estrutura

Equipe da Energisa trabalhou durante todo o sábado para trocar a estrutura Reprodução

Continue Lendo...

Uma médica, que retornava de Campo Grande, bateu e derrubou um poste de energia elétrica após desviar de um cachorro, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no município de Maracaju. A estrutura caiu sobre o carro e destruiu a frente do veículo. Após o acidente, equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Energisa foram acionadas.

O caso ocorreu na manhã de sábado, por volta das 6h50, quando a motorista trafegava pela avenida no seu carro, modelo Chevrolet Cruze. O poste de energia ficou inclinado sobre a parte frontal do veículo.

Apesar da gravidade do acidente e dos danos materiais, a médica não sofreu ferimentos. As equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar isolaram a área para organizar o fluxo de veículos e resguardar a segurança dos pedestres devido ao risco com os cabos elétricos.

Técnicos da concessionária Energisa e de uma empresa terceirizada deslocaram-se até o ponto do acidente para realizar o desligamento preventivo da rede de alta tensão, viabilizando a remoção segura do veículo. O trabalho de substituição do poste e restauração da rede elétrica foi finalizado apenas por volta das 20h.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).