Cidades

Comércio de Bairro

Feira do Panamá recebe Papai Noel em edição natalina

Com mais de 50 expositores e atrações musicais variadas, o evento será neste domingo (08), com a presença especial do Bom Velhinho e doações para uma instituição

Continue lendo...

A Feira do Panamá está de volta em mais uma edição repleta de atrações, neste domingo (08), com arrecadação de doações e o pouso do trenó do Papai Noel, na praça do bairro Jardim Panamá, localizada na rua Palestina, em Campo Grande.

Qualquer movimentação de renas pelo bairro não deve causar estranhamento entre os moradores. Como vieram de "tão, tão, tão" distante, devem ficar em algum cantinho descansando.

Hou, Hou, Hou

Já o Papai Noel, segundo informou a organizadora do evento, Maria de Fátima Rodrigues, de 58 anos, terá um espaço especial para receber os baixinhos e grandinhos que queiram tirar fotos.

A feira, desenvolvida pela comunidade, terá como Papai Noel o morador do bairro, Edgar das Neves Pereira, de 55 anos, que possui uma história emocionante com o Natal.

"Semana passada estive em uma escola e é impressionante como as crianças ainda têm a figura do Papai Noel como uma referência de boa conduta. Primeiro, elas querem saber se é de verdade; aí, elas puxam a barba. Quando veem que não é algodão, elas acreditam. Aí começam a pedir os presentes, querem abraçar. Tem crianças carentes, e um gesto de carinho deixa elas tão felizes. Tem criança que não quer soltar minha mão", explicou Edgar.

Além disso, para manter a tradição de sempre ajudar a comunidade, o Natal Solidário fará arrecadação de roupas, calçados e brinquedos.

Importante ressaltar que a doação de roupas e brinquedos não é descarte. Tire algo que esteja sobrando no seu armário, mas que esteja em boas condições de uso.

As doações serão recebidas pelo Papai Noel a partir das 10h, e a arrecadação será destinada ao Instituto Iappec, que mantém o Mães da Luz.

“Mãos coletivas que trabalham o empoderamento feminino, autoestima, saúde mental e o exemplo como mãe.”

Atrações

Com atrações para todos os gostos - em especial para quem é amante da música que esquenta o coração do sul-mato-grossense -, Wilson da Viola e Pollyana Sanfoneira vão colocar todos para dançar com chamamé, xote, moda de viola, sertanejo raiz e música regional.

 

 

 

Está pensando que acabou? A feira, que marca por atender todos os gostos musicais, ainda terá a presença do músico Luiz Matos, que vai embalar o público com clássicos da MPB, rock e sertanejo (do universitário ao modão).

Apresentação de Talentos

O Colégio Tic Tac, que há 32 anos investe em dança, inspirando diversas bailarinas, levará uma turma para fazer uma apresentação do grupo de dança avançada, proporcionando aos que forem curtir a feira um momento diferenciado de beleza e emoção.

Leitura

Ainda, na pegada cultural, o projeto Leitores ao Vento estará presente com a ideia de incentivar a leitura, no espaço de descanso e lazer, para que a população tenha contato com as verdadeiras viagens que a leitura pode promover.

O projeto nasceu em 2011, por iniciativa de Tânia Gauto, que é poeta, membro da União Brasileira de Escritores e do comitê Proler. Desde o início, é desenvolvido em praças, promovendo o acesso fácil ao livro - somente na Praça do Panamá está há 10 anos, ensinando que leitura não é obrigação.

Como nas outras edições, a feira conta com a parceria do conhecido Bifão do Panamá,  Pizzaria Forneria 77 e Conveniência Panamá.

Serviço

  • Feira do Panamá - Edição de Natal
  • Endereço: Rua Palestina
  • Bairro: Jardim Panamá
  • Horário: 09h às 15h

Assine o Correio do Estado

Cidades

Deslizamento em mina provoca retirada de mais de 79 pessoas em Minas Gerais

Rejeitos da Mina de Turmalina, localizada em Conceição do Pará, deslizaram e moradores foram retirados de casas

08/12/2024 20h00

Pilha de rejeitos desmoronou e uma casa foi danificada

Pilha de rejeitos desmoronou e uma casa foi danificada Reprodução

Continue Lendo...

Ao menos 79 moradores foram retirados de 17 casas após o deslizamento de rejeitos da Mina de Turmalina, localizada em Conceição do Pará, região Centro-Oeste de Minas Gerais, na manhã deste sábado, 7. O Corpo de Bombeiros informou que não houve feridos, mas uma casa foi danificada devido à movimentação de terra e rejeitos sólidos.

De acordo com a Defesa Civil, 79 moradores e trabalhadores foram encaminhados para redes de hotéis próximos ao município, enquanto outros deixaram o local voluntariamente e buscaram abrigo em casas de parentes. A corporação informou que ainda não há previsão para o retorno dessas pessoas às suas residências.

O incidente ocorreu durante a manhã de sábado, quando uma pilha de rejeitos desmoronou dentro da mina. A área foi evacuada, e equipes dos bombeiros, da Polícia Militar Ambiental e da Defesa Civil Municipal e Estadual foram acionadas para atender à ocorrência e garantir a segurança na região. Na manhã deste domingo, 8, um novo deslizamento foi registrado no local, mas não houve feridos.

Em nota divulgada na tarde deste sábado, a Agência Nacional de Mineração (ANM) informou ter identificado um "risco iminente" de novos deslizamentos após inspeção no local e determinou a interdição e a suspensão imediata de todas as atividades.

"A equipe de fiscalização da Agência Nacional de Mineração (ANM) realizou vistoria in loco após a comunicação do ocorrido e identificou risco iminente para a segurança da estrutura, da comunidade e do meio ambiente, efetuando a interdição e a suspensão imediata de todas as atividades do empreendimento, por meio do Auto de Interdição nº 52/2024/GER-MG/DIFIL-MG", informa trecho do comunicado.

A fiscalização foi solicitada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, por meio de um ofício divulgado na tarde de sábado, que detalhava as ações a serem adotadas após o incidente

Confira a íntegra do ofício do Ministério de Minas e Energia

Tomamos conhecimento de que a pilha de rejeitos da Mina de Turmalina, localizada no município de Conceição do Pará/MG, de propriedade da Jaguar Mining, desmoronou por volta de 8h30 da manhã deste sábado, 07/12/2024. Considerando que este Ministério de Minas e Energia visa garantir uma mineração segura e sustentável, determino à Agência Nacional de Mineração que:

I - adote, de imediato, medidas de fiscalização rigorosas em relação às estruturas e para a efetiva solução da questão, tudo de modo a garantir a segurança total dos trabalhadores e residentes na região, inclusive, caso seja necessário e conforme análise técnica, a interdição do Complexo ou de parte dele; e II - aprimore ações normativas e práticas para que casos semelhantes sejam imediatamente avaliados e medidas administrativas concretizadas. Determino, por fim, que mantenham este Ministério informado sobre os desdobramentos das ações de fiscalização e das demais providências para garantir a segurança das estruturas citadas", destaca o ofício.

Veja nota da Jaguar Mining

A Jaguar Mining, responsável pela mina, informou em nota que identificou uma anomalia na pilha de rejeitos durante uma inspeção e que acionou os órgãos fiscalizadores e regulatórios. A empresa afirmou ainda que criou uma força-tarefa para gerenciar a situação e está prestando suporte aos moradores afetados.

A Jaguar Mining esclarece que, na manhã deste sábado (07/12), na Unidade Turmalina (MTL), localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará/MG, a equipe interna identificou uma anomalia em uma pilha de rejeitos durante inspeção. Imediatamente, a empresa tomou as devidas providências, oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios. Novas informações serão reportadas aos órgãos oficiais. Foi criada uma força-tarefa para gerenciar a situação. Após alinhamento com as autoridades, foi decidido que, para garantir a segurança, as operações na Unidade Turmalina (MTL) estão suspensas.

A empresa está implementando um plano de ação focado na segurança da comunidade e dos funcionários. Até o momento, a comunidade de Casquilho de Cima está em processo de evacuação com acompanhamento das autoridades responsáveis e apoio da Jaguar. As famílias retiradas estão sendo realocadas em hotéis. Esses dados estão sendo atualizados continuamente. A Jaguar lamenta profundamente o ocorrido e informa que segue com a investigação para identificar as causas do deslizamento.

IPTU DÁ PRÊMIOS

Sorteio para quem paga IPTU em dia terá 24 prêmios em 2025; saiba como concorrer

Para o próximo ano, serão três sorteios e 24 prêmios, incluindo carros e motos, entre outros, para contribuintes de Campo Grande

08/12/2024 18h55

São três sorteios no ano, com 24 prêmios aos contribuintes

São três sorteios no ano, com 24 prêmios aos contribuintes Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O concurso "IPTU dá Prêmios" terá três sorteios e 24 prêmios no próximo ano em Campo Grande, para contribuintes que pagarem o imposto em dia. A expectativa é que mais de 400 mil carnês sejam entregues na casa do contribuinte até 15 de dezembro de 2024.

Decreto com o regulamento da campanha foi publicado na última sexta-feira (6), no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande).

Conforme a publicação, os sorteios serão realizados nas seguintes datas:

  • 1º sorteio – 18 de junho de 2025
  • 2º sorteio – 20 de agosto de 2025
  • 3º sorteio – 22 de outubro de 2025.

Serão 24 prêmios oferecidos em 2025, sendo oito em cada sorteio. No total, são:

  • Três automóveis 0 km
  • Três motocicletas 0 km
  • Nove televisores
  • Bove aparelhos de ar condicionado.

Como concorrer

Para concorrer, é necessário preencher corretamente o cupom fornecido junto à conta do IPTU e depositá-lo nas urnas disponíveis na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) ou outros locais indicados pela organização.

Os contribuintes que receberem o carnê do IPTU na cor azul estão aptos a participar mediante o pagamento em dia, seja à vista ou parcelado.

Já os que receberem o carnê na cor amarela precisam regularizar eventuais débitos até um dia útil antes do sorteio para garantir a participação.

Os cupons devem ser preenchidos com dados como nome, CPF ou CNPJ, RG, endereço, bairro e telefone.

A prefeitura ressalta que é importante que o preenchimento seja legível e sem rasuras, pois cupons adulterados ou incompletos serão invalidados.

Após o sorteio, os dados dos contemplados serão auditados pela Prefeitura, garantindo a lisura do processo.

Os sorteios serão realizados em local público, de preferência no “hall” de entrada da Central de Atendimento ao Cidadão – CAC, com a presença da Comissão Organizadora, autoridades representativas e da comunidade.

O prazo para entrega dos prêmios aos participantes sorteados será de, no máximo, 90 dias após a realização do sorteio.

Confira o regulamento completo abaixo:

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).