Cidades

paixão pela aviação

Filho de piloto morto em explosão em MT ajudou a pilotar avião que trouxe corpo para MS

Fernando Kawahata Barreto foi velado durante a manhã deste sábado em Campo Grande, três dias após o acidente

Continue lendo...

O piloto Fernando Kawahata Barreto, de 42 anos, morto na última quarta-feira (4) após queda e explosão de avião bimotor King Air C-90 no Aeroporto Bom Futuro, em Cuiabá (MT), foi velado neste sábado (7), no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Campo Grande.

Quem trouxe o corpo de Kawahata para Mato Grosso do Sul foi o filho de 18 anos, que foi copiloto da aeronave que chegou ontem (6) de Cuiabá. Próximo de completar os 19 anos, o jovem herdou a paixão por aviação do pai, e já passa por cursos para profissionalização.

O interesse pela aviação já chegou na terceira geração da família, já que Fernando também se tornou piloto inspirado no pai - que atualmente é aposentado. Incentivado desde criança, o caçula de quatro irmãos foi o que mais se identificou com a profissão.

"Nunca foi uma segunda opção [para Fernando] ser piloto. Desde os 5 anos ele já queria pilotar, e ele era uma pessoa de personalidade bem forte, então ele falou que ia ser piloto e virou", contou Marcelo Kawahata, irmão de Fernando.

Marcelo acrescenta que o pai levava Fernando "para tudo quanto é lado", e que os dois eram bem próximos. Fernando já seguia a profissão há mais de 12 anos.

"Meu irmão se inspirou no meu pai, e agora o meu sobrinho está seguindo os passos do meu irmão", comentou.

Nascido em Bela Vista, no interior de Mato Grosso do Sul, mas residente do bairro Coophafé, em Campo Grande, por 30 anos, Kawahata havia se mudado para Cuiabá em 2018, para trabalhar.

Além do futuro piloto, Fernando deixa a filha caçula, de 12 anos, e a esposa.

O Acidente

Na quarta-feira (4) o avião que Fernando Kawahata pilotava apresentou problemas, perdeu o controle, bateu a asa no chão, avançou em direção a um hangar. Após a colisão, a aeronave pegou fogo e explodiu.

Imagens de segurança mostram o momento da queda.

Além do piloto, um funcionário do aeroporto, de 58 anos, foi atingido pelo avião e morreu. Outras duas pessoas, que estavam na aeronave, foram socorridas com ferimentos e encaminhadas para o hospital.

Ainda não se sabe a causa do acidente. A principal hipótese é de que houve pane no motor.

"Está sendo realizada uma perícia, para descobrir realmente a causa. Mas tudo leva a crer, pelas imagens, que foi uma pane motora, porque o motor estava parado. Mas, para a nossa família, pouco importa. A gente perdeu nosso irmão", lamentou Marcelo Kawahata.

Investigação foi aberta pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), da Força Aérea Brasileira (FAB), para esclarecer a causa da queda.

A empresa Bom Futuro, proprietária do hangar, lamentou ocorrido em suas redes sociais e afirmou que a aeronave envolvida no acidente não faz parte da frota da empresa.

"A Bom Futuro lamenta o acidente ocorrido na tarde desta quarta (04.10) na pista do aeródromo em Cuiabá e se solidariza com as famílias das vítimas. A aeronave envolvida não faz parte da frota da empresa, que presta serviço de hangaragem no local, e não houve colaboradores da Bom Futuro entre as vítimas. Todas as informações sobre o acidente serão prestadas pelas autoridades competentes", afirmou a empresa por meio de nota.

Colaborou: Naiara Camargo

Assine o Correio do Estado.

ACIDENTE FATAL

Colisão na lateral de veículo mata empresário na BR-158

Acidente resultou em capotamento de carro e teve cinco pessoas envolvidas

04/09/2026 09h00

24h News MS / Redes Sociais

Continue Lendo...

Durante a manhã da última quinta-feira (3) um acidente com capotamento na BR-158 envolvendo cinco pessoas deixou um homem morto e três vítimas feridas. O acidente ocorreu próximo a ponte do Rio Sucuriú, no município de Três Lagoas, interior de Mato Grosso do Sul

A vítima fatal era o curitibano Roberto José Medeiros, de 76 anos, médico do Hospital Auxiliadora, delegado aposentado, empresário e proprietário do Cartório 3º Ofício de Três Lagoas.

Segundo informações do site 24h news MS, o homem conduzia um BYD Dolphin Mini sentido a Três Lagoas, por volta das 09h em retorno para casa. Ao notar que havia esquecido o celular no rancho, o condutor realizou uma manobra na rodovia e foi atingido por um VW Gol, que também trafegava no sentido Três Lagoas.

O segundo veículo colidiu na lateral do carro em que o médico e uma outra vítima estavam, e então capotou as margens da via federal.

O Serviço de Urgência Móvel (Samu) chegou ao local e encontrou Roberto já sem vida. Conforme a equipe de socorro, a vítima teria quebrado o pescoço com o impacto da colisão e morreu no mesmo momento. A mulher que estava junto não sofreu ferimentos.

No outro veículo estavam três pessoas que receberam atendimento médico. Uma das vítimas apresentou fratura nas costelas e uma outra estava com dores abdominais, pois havia passado por uma cirurgia na vesícula recentemente, e ambas foram encaminhadas para o Hospital Auxiliadora.

O local permaneceu isolado até a chegada das equipes de Polícia Civil e Perícia Criminal para realizar os procedimentos necessários. O corpo de Roberto permaneceu no carro até o fim dos serviços periciais e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também esteve no local para organizar o fluxo na região.

JUSTIÇA

Homem que atropelou mulher contra muro é condenado a 23 anos de prisão

Caso ocorreu em agosto de 2025, quando o condenado ficou inconformado com o fim do relacionamento, que durava cerca de dois meses

04/09/2026 08h40

Caso foi julgado na 1ª Vara do Tribunal do Júri

Caso foi julgado na 1ª Vara do Tribunal do Júri Foto: Arquivo

Continue Lendo...

Um homem foi condenado a 23 anos, um mês e dez dias de prisão por feminicídio tentado triplamente qualificado, ocorrido em agosto do ano passado. O caso foi julgado na 1ª Vara do Tribunal do Júri, em Campo Grande. 

No dia 30 de agosto, o réu, inconformado com o fim do relacionamento, atropelou a mulher com um carro e prendeu contra o muro de uma casa na Vila Nossa Senhora das Graças, em Campo Grande.

O homem foi preso no final da mesma noite que ocorreu o crime. O casal mantinha um relacionamento de dois meses.

A mulher seguia para casa quando foi atingida pelo veículo. O homem dirigia um carro modelo Gol quando atropelou a vítima propositalmente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar os primeiros socorros, levando-a inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Coronel Antonino. Ela sofreu cortes no rosto, fraturas na bacia e no quadril e precisou passar por cirurgias no pulso e no joelho na Santa Casa.

A condenação de feminícidio foi considerada como triplamente qualificado porque a vítima é mãe de uma criança. O juiz entendeu que o acusado agiu por motivo torpe e utilizou meios cruéis para tentar matar a mulher. Além da reclusão, o réu terá que pagar uma indenização de 10 salários mínimos.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).