Até o segundo semestre de 2014, 2,2 mil instrumentos musicais terão sido entregues pelo governo do Estado às bandas e fanfarras sul-mato-grossenses. A ação é resultado do “Programa de Fomento a Bandas e Fanfarras”, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).
“Nosso objetivo é dar condições para a o desenvolvimento das bandas e fanfarras em nosso Estado, além de estimular a prática da música instrumental, valorizando composições brasileiras e internacionais, de qualidade”, afirma o presidente da FCMS, Américo Calheiros. O programa foi lançado em 2008.
Segundo o presidente da FCMS, o programa de fomento às bandas e fanfarras já proporcionou a entrega de 1.590 instrumentos musicais a 135 corporações sul-mato-grossenses.
O investimento estimado é de R$ 1,5 milhão. Neste ano de 2014 serão repassados mais 628 instrumentos a 26 corporações do Estado, em duas remessas – totalizando 2.218 nos dois mandatos do governador André Puccinelli.
Circuitos de apresentação
Além da entrega de instrumentos, a administração estadual, por meio da Fundação de Cultura, também tem promovido circuitos de apresentação das bandas e fanfarras no interior de Mato Grosso do Sul. Até o momento foram realizadas sete edições do circuito com sete etapas cada um – num total de 49 apresentações em pouco mais de 40 municípios do Estado. Em cada edição 12 corporações musicais se apresentaram para um público total estimado em 50 mil pessoas.