Com o objetivo de promover a preservação da biodiversidade no Pantanal, o governo de Mato Grosso do Sul estuda criar uma linha de crédito para os produtores rurais que têm propriedade no bioma e queiram ter incentivos financeiros por estarem alinhados com a proposta de conservação ambiental.
Durante a abertura do Fórum Pontes Pantaneiras, o governador de de MS, Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que está em negociação com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste para tornar esse crédito uma realidade
“Em conversa com a Rose Modesto cobrei que seja criada essa linha de crédito específica para produtores que estejam vinculados a este alinhamento de preservação e biodiversidade”, contou.
Ainda segundo a fala do governador, o crédito seria uma forma de incentivar os produtores a continuarem preservando o ambiente em que vivem e produzem.
“Isso é necessário para que a gente possa conduzir essas ações no sentido de integrar a preservação e produção”, destacou.
A proposta será avaliada após a Caravana do Sudeco, organizada pela superintendente Rose Modesto.
Contudo, para que a linha de crédito seja concedida, quando for criada, é preciso realizar uma fiscalização para comprovar que o produtor está investindo na preservação da natureza enquanto trabalha na sua produção.
“Precisa ser feita essa fiscalização de quem está cumprindo ou não está cumprindo e também, aqueles que já desmataram mais do que deveriam, vão ter obrigação de recuperar aquela área. Isso não é difícil de fiscalizar quando você tem todos os dados na aprovação do próprio crédito”, afirmou.
O FÓRUM
Reunindo autoridades de Mato Grosso do Sul, professores e pesquisadores que estudam o Pantanal, o Fórum Pontes Pantaneiras visa debater a preservação da cultura, da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável na região.
O evento conta com a participação do governo Eduardo Riedel, da Chefe Geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pantanal, Suzane Sales, do cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo (SP), diplomada sênior David Hodge e do professor de Antropologia Ambiental da University College London (UCL) e pesquisador associado Ipê, Rafael Chiaravalloti.
O fórum começou nesta quarta-feira (16) e segue até sexta-feira (18). Na tarde de hoje, o governador encontrou-se com o cônsul, quando a autoridade destacou a importância de elaborar uma lei para a preservação do Pantanal