Não é de agora que o auto-entitulado “prefeito mais louco do Brasil”, Juliano Ferro, de Ivinhema, pode ser considerado um fenômeno nas redes sociais. Porém, o fato de largar a administração da prefeitura nas mãos de seu secretariado e de percorrer 1,5 mil quilômetros para socorrer vítimas dos alagamentos em Porto Alegre fez com que o número de seguidores no Instagran disparasse.
Até sábado, um dia antes de pegar a estrada, tinha 582 mil seguidores no Instagran, além de 287 mil no Facebook. Nesta quarta-feira, às 11:20 horas, estava com 649 mil, o que significa acréscimo de superior a 11%, ou 67 mil novos seguidores em apenas quatro dias.
A disparada no número de seguidores começou logo depois que começou a postar os primeiros vídeos sobre a coleta de donativos em Ivinhema e outras cidades do sul do Estado e depois que anunciou que iria a Porto Alegre para socorrer vítimas com seu jetski.
Ao longo dos 1,5 mil quilômetros de estrada fez outras postagens. Mas, assim que chegou ao local dos alagamentos e a partir do momento em que disse ter feito o primeiro resgate o ritmo das adesões disparou. Na segunda-feira, seis mil pessoas passaram a seguí-lo no Instagran.
No dia seguinte, quando efetivamente colocou a moto aquática nas águas, outros 21,6 mil viraram “seu fã”. Nesta quarta-feira, até 11 horas da manhã, já eram outros 25 mil interessados em receber os vídeos que posta.
Desde sábado fez 33 publicações, tendo a maior parte ele como protagonista. Em seus “passeios” no meio das áreas alagadas bate seguidamente na mesma tecla: “cadê o Exército, a Marinha e a Aeronáutica”.
Faz questão de afirmar que não quer criticar estas instituições, mas ao mesmo tempo diz que a situação é de guerra e defende que os militares deveriam estar em peso atuando na região, inclusive os militares de Mato Grosso do Sul.

Conforme reportagem publicada pelo Correio do Estado nesta quarta-feira, seis equipes da Força Aérea Brasileira e do Exército de Campo Grande, com cerca de 80 homens, estão desde a semana passada atuando no resgate de vítimas dos alagamentos na sul do País.
Para o prefeito, porém, isso é pouco. O comboio do qual ele fez parte rumo a Porto Alegre foi formado por oito caminhonetes e carros de passeio levando pelo menos 15 jetskis e barcos para atuar no resgate de pessoas e animais na região metropolitana da capital gaúcha.
Embora estivesse em contato constante com voluntários que já estavam socorrendo vítimas, o grupo chegou a Porto Alegre sem saber se teria local para as refeições ou para dormir, segundo o “digital influencer” Juliano Ferro.
Na última postagem, 11 horas da noite de terça-feira, fez questão da mostrar o local onde ele o restante dos proprietários das motos aquáticas e das caminhonetes de última geração conseguiram pouso: em um salão de festas de uma das unidades do condomínio Alphaville, considerado por ele como sendo de alto luxo.
Segundo ele, o condomínio estava sem água, e assim como os demais moradores, todos estavam consumido água de piscinas particulares ou da área comunitária do residencial. Dormiram no chão e a janta foi servida em marmitex. Porém, estavam com ar condicionado, o que ele considerou um luxo para quem foi praparado para dormir ao relento.
Alguns dos vídeos postados pelo prefeito tem mais de 30 mil curtidas e acima de 1,6 mil comentários. A quase totalidade dos cometários são favoráveis ao comportamento do prefeito. As críticas normalmente ficam por um determinado período e acabam sendo excluídas pela assessoria de Juliano Ferro, que nesta quarta-feira postou um vídeo no meio do lago do Guaíba informando que teria de interromper os trabalhos mais cedo porque um temporal estava se aproximando.