Clique aqui e veja as últimas notícias!

VACINAÇÃO

Idosos a partir de 60 anos podem começar a ser vacinados na próxima semana

Mais doses da Coronavac devem chegar em Mato Grosso do Sul até o fim desta semana
02/02/2021 08:51 - Naiara Camargo


A quarta remessa da vacina Coronavac deve chegar em Mato Grosso do Sul até o fim desta semana.  O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende espera que as novas doses sejam suficientes para terminar de imunizar idosos acima de 80 anos do mês de fevereiro e disse ainda que há possibilidade de iniciar a imunização de pessoas acima de 60 anos na semana que vem.

O Ministério da Saúde deve disponibilizar aos Estados 3,2 milhões de doses até a próxima sexta-feira (5), mas a secretária ainda não sabe quantas doses serão enviadas para Mato Grosso do Sul.

Últimas notícias

“Quero que os municípios que têm essa população melhorem a performance de vacinação nas aldeias”, afirma Resende se referindo aos indígenas. 

“Tenho procurado conversar com os todos os municípios para resolver questões pontuais para que nós possamos garantir eficiência no processo de aplicação de doses assim como somos na distribuição das doses”, acrescenta.

Resende assegura que assim que o Ministério da Saúde fizer a distribuição na sexta-feira, a logística sul-mato-grossense será acionada para enviar as novas remessas das vacinas aos municípios até sábado (6).

Vacinas

No dia 18 de janeiro, 158.760 doses da vacina Coronavac desembarcaram na Base Aérea de Campo Grande.

Em 22 de janeiro, 2 milhões de doses da vacina de Oxford chegaram no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Depois, seguiram para o Rio de Janeiro. Desse número, 22 mil chegaram no Estado no dia 24 de janeiro.

No dia 25 de janeiro, 10.200 doses da vacina Coronavac desembarcaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande em um voo da Latam.

Mais doses da Coronavac estão previstas para chegar neste fim de semana.

Eficácia

De acordo com o Instituto Butantan, eficácia geral da Coronavac é de 50,4%.

Segundo Sue Ann Costa Clemens, coordenadora dos ensaios clínicos da vacina de Oxford no Brasil, a eficácia do imunizante é de 70% já na primeira dose. 

Distribuição

As vacinas já estão em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A cada lote de entregas, os imunizantes são distribuídos imediatamente para o interior.

A força tarefa de distribuição de vacinas conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

“Em menos de 24 horas, nós chegamos a todos os 79 municípios. Foi uma integração de resultado que funcionou muito bem. Mato Grosso do Sul deu um exemplo ao Brasil na logística da entrega de vacinas”, narra o governador Reinaldo Azambuja.