O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu 920 vagas para cursos gratuitos e presenciais de graduação em dez municípios do estado. As oportunidades foram anunciadas em edital, publicado nessa quinta-feira (2).
A seleção será realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e os interessados podem se inscrever na página do sistema entre os dias 17 e 21 de janeiro. De acordo com a publicação, os ingressos acontecerão no primeiro e segundo semestres de 2025, a depender do curso.
Entre os cursos superiores disponíveis, estão presentes vagas para bacharelados, licenciaturas e tecnologia. Os estudantes classificados e convocados deverão apresentar o certificado de conclusão do ensino médio ou documento equivalente para concretizar a matrícula.
Já no caso de cursos com início das aulas no segundo semestre, o estudante poderá finalizar o ensino médio ainda em 2025, desde que apresente o certificado de conclusão até 1° de agosto.
Entre os 10 câmpus disponíveis, estão:
- Aquidauana
- Campo Grande
- Corumbá
- Coxim
- Dourados
- Jardim
- Naviraí
- Nova Andradina
- Ponta Porã
- Três Lagoas
Já entre os cursos disponíveis, estão:
- Engenharia Civil
- Redes de Computadores
- Sistemas para Internet
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Mecânica
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Processos Metalúrgicos
- Licenciatura em Química
- Jogos Digitais
- Arquitetura e Urbanismo
- Licenciatura em Computação
- Agronomia
- Gestão do Agronegócio
- Engenharia de Controle e Automação
- Engenharia de Computação
Cotas e cronograma
Entre as 920 vagas disponíveis, metade são voltadas a quem estudou o ensino médio integralmente em escolas pública ou comunitárias de educação do campo conveniadas com o poder público.
Além disso, há o processo seletivo oferece vagas exclusivas para pretos, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Os candidatos que se identificarem como pretos e pardos e desejarem concorrer às vagas exclusivas, deverão passar por uma banca de heteroidentificação antes da convocação definitiva. A medida tem o objetivo de verificar a veracidade da autodeclaração.
Vale destacar que apenas poderão participar do processo seletivo os estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2024 e obtiveram nota maior que zero na prova de redação.
Resultado e convocação
Segundo o cronograma do Sisu, o resultado e a convocação para matrículas em primeira chamada serão divulgados a partir do dia 26 de janeiro, com matrículas disponíveis entre 27 e 31 de janeiro.
Durante o processo de convocação, estão inclusas as etapas do processo de heteroidentificação, a divulgação da 2ª chamada e o prazo para inscrição em lista de espera.
Maiores informações podem ser obtidas diretamente no Edital nº 001/2025, ou por e-mail, pelo endereço [email protected].